Email: 19dricaa@gmail.com
Natural de Tupanciretã/RS, Adriana é engenheira agrônoma e atualmente faz doutorado na área de Fitossanidade, seu projeto de pesquisa foca em distinguir espécies de caruru utilizando marcadores moleculares, determinar os níveis de hibridização e herança da resistência interespecífica entre espécies de caruru, caracterizar a resistência aos inibidores da ALS e EPSPS em Amaranthus retroflexus, avaliar o papel da epigenética na evolução da resistência aos inibidores da PPO e acompanhar a capacidade reprodutiva da espécie sob diferentes condições ambientais. Seu orientador é o professor Dirceu Agostinetto.
E-mail: brunacceolin@gmail.com
Bruna é doutoranda em Fitossanidade, bolsista da CAPES e orientada pelo Profº Edinalvo Rabaioli Camargo. Seu projeto de pesquisa busca entender o comportamento e os mecanismos de absorção do herbicida 2,4-D na fase de vapor por plantas sensíveis; estudar potenciais nanocarreadores quanto a sua habilidade de proporcionar liberação controlada de 2,4-D; bem como, analisar possíveis sorventes alternativos na absorção do herbicida no ar, ajudando a sua identificação de maneira rápida e barata. Natural de Santana do Livramento, RS, a engenheira agrônoma é formada pela UFPel. Em 2017 iniciou os estudos junto ao CEHERB, sob a orientação do Profº Luis Antonio de Avila, com foco na área de volatilização do herbicida 2,4-D, onde recebeu a titulação de mestre no ano de 2019. Nas horas vagas gosta de cozinhar, ler e ir pra fora.
E-mail: dmzabalap@gmail.com
Diana é doutoranda em Fitossanidade, bolsista da CAPES e orientada pela Drª Fabiane Lamego. Sua pesquisa é focada no estudo do RNAi (RNA de interferência) no controle de plantas daninhas. Diana é natural de Bogotá, Colômbia, formada em Biologia e Agronomia, Mestra em Ciências Agrarias, todos pela Universidad Nacional de Colombia, com treinamento inicial em melhoramento de plantas. Tem experiência em resistência a herbicidas e biologia molecular. Se interessa também em aprender mais sobre história e astronomia, praticar esportes e caminhar.
E-mail: diego-chiapinotto@hotmail.com
Diego é doutorando em Fitossanidade, orientado pelo Profº Drº Edinalvo Rabaioli Camargo, e é bolsista CNPq. Sua pesquisa busca a elucidação de mecanismos de resistência de Cyperus iria eEchinochloa colona a herbicidas. Natural de Itaqui, RS, foi criado no Bororé, de onde saiu para estudar. Formou-se em Psicologia em Santa Maria e regressou para a cidade Natal, onde cursou Agronomia na Universidade Federal do Pampa. Suas raízes e seu hobby é a atividade orizícola.
Email: joseano_agronomo@outlook.com
Natural de Iguaraci, Pernambuco, possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Campina Grande e mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes da Universidade Federal de Pelotas. É bolsista CNPq. Atualmente desempenha sua pesquisa de doutorado, orientado por Dirceu Agostineto, onde busca avaliar os efeitos de determinadas práticas de manejo como ferramenta de controle e redução do banco de sementes de Euphorbia heterophylla L. no solo.
E-mail: matheusbastosmartins@gmail.com
Natural de Jacareí, São Paulo, Matheus possui graduação em Agronomia pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (UFPel) e mestrado em Herbologia no Programa de Pós-graduação em Fitossanidade. Sob orientação do pesquisador André Andres, busca compreender como o manejo do solo e a rotação de culturas dentro do sistema de produção de arroz irrigado interfere na dinâmica populacional e no banco de sementes das principais plantas daninhas das terras baixas, o arroz-daninho (Oryza sativa) e capim-arroz (Echinochloa spp.). Além disso, visa correlacionar a temperatura e umidade base com os fluxos de emergência dessas plantas daninhas no campo, em função de práticas de manejo na cultura do arroz, como cobertura do solo, época de semeadura, uso de pré-emergentes e dessecações antes e após a semeadura da cultura.
E-mail: mauriciofiles@hotmail.com
Bacharelado em Agronomia, pela Universidade Federal de Pelotas (FAEM/UFPel). No decorrer da graduação realizou estágios dentro da área de entomologia agrícola pela Embrapa Clima Temperado, oportunidade em que participou e escreveu trabalhos com o auxílio da Pesquisadora Mirtes Melo, como bolsista da instituição. Posteriormente, atuou dentro da área de fruticultura pela Embrapa Clima Temperado, juntamente com o Dr. Jair Nachtigal, como bolsista de iniciação científica/PIBIC mantido pelo conselho nacional de desenvolvimento científico e tecnológico – CNPq. Nessa ocasião participou do IV Encontro de Iniciação Científica e Pós-graduação da Embrapa Clima Temperado, onde apresentou o trabalhado do qual colaborou. No estágio final obrigatório, contribuiu no desenvolvimento de pesquisas no manejo de plantas daninhas de arroz irrigado na Embrapa Clima Temperado Terras Baixas, na área de herbologia com a orientação do Dr. André Andres e do Dr. Gustavo Teló. Recentemente, finalizou o mestrado acadêmico pelo Programa de Pós-graduação em Fitossanidade, área de concentração em Herbologia FAEM/UFPel e, ingressou no doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal, sob orientação do professor Luis Antonio de Avila.
E-mail: dasilvagarcianatalia@gmail.com
Natália é doutoranda em Fisiologia Vegetal, orientada pelo Profº Drº Luis Antonio de Avila e bolsista da CAPES. Sua pesquisa visa entender a dinâmica do herbicida 2,4-D em plantas de videira. Através de avaliações de experimentos a campo, Natália pretende investigar a resposta metabólica e genômica de diferentes variedades de videira submetidas a sub-doses de herbicidas auxínicos. Natural da cidade de Pelotas, RS, de uma família de agricultores, é Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de Pelotas, com período sanduíche na University of Nebraska – Lincoln (2014-2015). Posteriormente realizou estágio na área de fitopatologia na University of California – Davis (2015) e EMBRAPA (2016), também em fitopatologia. Fez mestrado em Fisiologia Vegetal com ênfase na área de Bioquímica Vegetal, pelo Programa de Pós-graduação em Fisiologia Vegetal da UFPel, sob orientação do professor Luciano do Amarante (2016-2018). Nas horas vagas gosta de estar com amigos, ir a praia, ler e assistir series.
E-mail: robertakneib@yahoo.com.br
Roberta é doutoranda em Fisiologia Vegetal, bolsista da CAPES e orientada pelo Profº Luis Antonio de Avila. Sua pesquisa busca avaliar a seletividade do Profoxidim (Aurea 200) na cultura do arroz em diferentes cultivares, bem como sua interação com diferentes temperaturas e níveis de adubação nitrogenada, e estabelecer um protetor químico para a cultura do arroz. Natural de São Lourenço do Sul, RS, é engenheira agrônoma, formada pela Universidade Federal de Pelotas (2015) e mestra em Fisiologia Vegetal, com ênfase em metabolismo/ecofisiologia de plantas, sob orientação do Prof° Gustavo Maia Souza. Tem como hobbies a leitura e a culinária.
E-mail: roquemauricio0@gmail.com
Roque é doutorando em Fitossanidade, bolsista da CAPES e orientado pelo Profº Luis Antonio de Avila. Sua pesquisa é focada no uso de Machine Learning na detecção de herbicidas auxínicos. Roque é nascido na cidade de Quininde, Esmeraldas, Equador. Sempre teve contato com o agro em especial na gestão de culturas tropicais (Cacau, banana, Palma de Óleo, Milho, Arroz, Soja). Engenheiro Agrônomo pela Universidade Técnica Estatal de Quevedo e Mestre em Fitossanidade pelo Programa de Pós-graduação em Fitossanidade na área de Herbologia, UFPel. Realizou seu projeto de conclusão de mestrado sob orientação do Prof° Luis Antonio de Avila, com o objetivo de avaliar a Resposta de azevém (Lolium multiflorum) à elevada concentração atmosférica de CO2.
E-mail: rubenspolito@gmail.com
Possui formação de Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio (2015) e graduação em Agronomia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão (2019). Atualmente é doutorando no Programa de Pós-graduação em Fitossanidade, com concentração na área de Herbologia pela Universidade Federal de Pelotas.
E-mail: tamyheck@hotmail.com
Tamara é bolsista da CAPES, orientada pelo Profº Luis Antonio de Avila, investigando o efeito da concentração de CO2 na atividade do herbicida GS. Natural de Itupiranga, Santa Catarina, filha de pequenos agricultores, cresceu auxiliando os pais na lavoura, e o respeito pela profissão levou-a ao curso de Técnico Florestal no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Campus Rio do Sul/SC e mais tarde iniciou a faculdade de Agronomia. Formada Pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão (2020), realizou seu estágio de conclusão de curso no CEHERB acompanhando as atividades dos alunos de mestrado e doutorado do grupo. No tempo livre gosta de estar com os amigos, curtir a família, passear e ir ao cinema.