Voltar para Pós-Graduação

Matemática II

Este curso é, em grande parte, ministrado pelo prof. Rodrigo Fernandez (veja aqui). Minha parte encontra-se aqui (atualizado com plano de aula).

Parte 1 – Equações em Diferenças Finitas

Lista 1 – Enders, 4a ed., cap.1, Questions and exercises, n.1, 2, 3, 4.

Lista 2 – Enders, 4a ed., cap1, Questions and exercises, n.5 (faça o exercício na planilha para se certificar de que entende o que acontece com as trajetórias), 8, 9, 12 (apenas itens “a”, “b”).

Lista 3 – Shone, cap.5 – Não há bons exercícios (muita ênfase em planilhas, etc), mas vale a leitura de 5.1 a 5.9, ignorando os detalhes relativos aos programas de computador. O exemplo 5.17 é interessante para uma contextualização econômica dos sistemas de equações em diferenças finitas. Além disso, pode-se notar que o último exemplo visto é o da seção 7.8 (cap.7, portanto), também disponível aqui.

Parte 2 – Equações Diferenciais

Lista 1 – Sugestão de Exercícios (como há uma grande variedade de livros…) – Por exemplo, os exercícios de Chiang & Wainwright e reproduza o modelo de Friedman (monetarismo) exposto em Simonsen e Cysne.

Lista 2 – A partir do apêndice e dos exercícios que se seguem neste excelente material, resolva, por exemplo, os exercícios 6, 7, 9.

Lista 3 – O início do cap.9 do livro de Fernando Holanda Barbosa apresenta o modelo Mundell-Fleming-Dornbusch de câmbio fixo. Siga a derivação do mesmo (refaça-a) e verifique os resultados da seção. O objetivo é pensar em como encontrar um modelo para análise que nem sempre é especificado no início da exposição (tal como vimos no modelo do monetarismo).