Reunião Comunidade da FAT

À Comunidade da Faculdade de Administração e de Turismo

 

Convido a todos para a Apresentação da Proposta de Plano de Desenvolvimento Institucional finalizada pelo Grupo Revisor e que deverá ser submetida à Consulta Pública, no dia 27 de agosto de 2015, às dezessete horas, no Auditório da Reitoria, 4o. andar, Campus Porto.

 

Atenciosamente

Profa. Dra. Simone Portella Teixeira de Mello

Diretora da FAT

Estude na UFPEL! ESTUDIE EN UFPEL! STUDY AT UFPEL!

(PT) ESTUDE NA UFPEL!
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está com inscrições abertas para o ingresso de estrangeiros no 1º semestre acadêmico de 2016. O objetivo é apoiar estudantes dos cursos de Graduação a realizarem mobilidade acadêmica no Brasil. O prazo de entrega do formulário de inscrição e demais documentos é até 04/12/2015.

Conheça a UFPel:
http://portal.ufpel.edu.br/historico/

Cursos de graduação:
https://wp.ufpel.edu.br/crinter/modalidade-internacional/estude-na-ufpel/conheca-a-ufpel/cursos-de-graduacao/

A documentação necessária para solicitar a admissão:

A documentação listada abaixo deve ser digitalizada em arquivo.pdf e enviada por e-mail para o endereço crinter.ufpel@gmail.com

– Curriculum vitae;

– Formulário de Candidatura da UFPel preenchido e assinado;

– Plano de Estudos (disciplinas que pretende cursar na UFPel) preenchido e assinado;

– Cópia do passaporte;

– Histórico escolar com assinatura do órgão responsável;

– Questionário de Nível de Conhecimento da Língua Portuguesa preenchido (exceto para alunos de países de língua portuguesa).

Documentos a serem entregues na CRInter para matrícula:

– Cópia do visto de Estudante;

– Cópia do Registro Nacional do Estrangeiro (RNE);

– 1 foto 3×4;

 

– Cópia do Seguro de Saúde.

O formulário deve ser enviado pelos Coordenadores de Relações Internacionais de cada universidade de origem. Uma vez aceitos os estudantes, a carta de aceite será remetida por e-mail e por SEDEX diretamente ao Coordenador de Relações Internacionais da Universidade de Origem.

 

*****

 

(ES) ESTUDIE EN UFPEL!
La Universidad Federal de Pelotas (UFPel) tiene abiertas sus inscripciones para el ingreso de extranjeros en el 1º semestre académico de 2016. .Nuestro propósito es ofrecer apoyo a estudiantes de cursos de Grado para la realización de movilidad académica en Brasil.La fecha límite para entrega del formulario de inscripción y demás documentos es el 04/12/2015.

Conozca la UFPel:
http://portal.ufpel.edu.br/historico/

Cursos de Grado:
https://wp.ufpel.edu.br/crinter/modalidade-internacional/estude-na-ufpel/conheca-a-ufpel/cursos-de-graduacao/

La documentación necesaria para la solicitud de admisión:
La documentación listada abajo, digitalizada en formato .pdf, debe ser enviada por correo electrónico en la dirección crinter.ufpel@gmail.com.

– Curriculum vitae;

– Formulario de Candidatura de la UFPel, rellenado y firmado;

– Plan de Estudios (asignaturas que pretende cursar en la UFPel), rellenado y firmado;

– Copia del pasaporte;

– Historial académico, firmado por el órgano responsable;

– Cuestionario de Nivel de Conocimiento de la Lengua Portuguesa, rellenado (salvo para alumnos de países de lengua portuguesa).

Documentos a ser entregues en la CRInter para matrícula:

– Copia de la visa de Estudiante;

– Copia de Registro Nacional del Extranjero (RNE);

– Una foto 3×4;

 

– Copia de Seguro de Salud.

El formulario debe ser enviado por los Coordinadores de Relaciones Internacionales de cada universidad de origen. Aceptados los estudiantes, la Carta de Aceptación será enviada por correo electrónico y por SEDEX directamente al Coordinador de Relaciones Internacionales de la universidad de origen.

 

*****
(EN) STUDY AT UFPEL!
The Federal University of Pelotas (UFPel) is welcoming applications from international students for its 1st school semester. We aim to support undergraduate students interested in academic mobility in Brazil. The deadline for the submission of the application form and other documents is Dec 4th, 2015.

Learn more about UFPel:
http://portal.ufpel.edu.br/historico/

Undergraduate majors:
https://wp.ufpel.edu.br/crinter/modalidade-internacional/estude-na-ufpel/conheca-a-ufpel/cursos-de-graduacao/

Necessary documentation to apply for admission:
The documentation listed below should be scanned in a PDF file and sent by e-mail to crinter.ufpel@gmail.com:

– Curriculum Vitae;

– UFPel application form completed and signed;

– Study plan (courses intended to be taken at UFPel) completed and signed;

– Copy of the passport;

– Academic transcripts signed by the authority responsible;

– Completed questionnaire on Portuguese proficiency (except for students from Portuguese-speaking countries).

Documents to be presented at CRInter for enrollment:

– Copy of student visa;

– Copy of National Registry of Foreigners (RNE);

– photo 3×4;

 

– Copy of Health Insurance.

The form must be sent by the Office of International Affairs from the student’s home university. Once the student is accepted, the acceptance letter will be sent by email and by speed post service directly to the Head of the Office of International Affairs of the student’s home university.

 

*****

 

Saudações da Cidade do Doce,

Saludos cordiales desde la Ciudad del Dulce,

Best regards from the Sweet City,

 

Amanda Bleggi

Formatura Interna

A Formatura Interna dos Cursos de Graduação da Faculdade de Administração e de Turismo será dia 19 de agosto, quarta-feira, às 18 horas, no Auditório da Reitoria, 4° andar, Campus Porto.

Pede-se que os formandos cheguem ao local com 30 minutos de antecedência para fins de procedimentos do cerimonial.

Atenciosamente,

Colegiados FAT e Direção.

Matrículas 2015-2

À Comunidade da FAT

 

Diante da nota de esclarecimento quanto às matrículas 2015-2

http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2015/07/31/nota-de-esclarecimento-quanto-as-matriculas-20152/

 

A Direção informa que os cursos: CST em Gestão Pública, CST em Processos Gerenciais e Bacharelado em Turismo iniciam suas aulas no dia 10 de agosto próximo. A manutenção do calendário acadêmico para estes Cursos foi  possível em função de um rápido  processamento das matrículas, uma vez que tais Curso são de portes pequenos e médios. Entretanto, de antemão, a FAT agradece a compreensão por qualquer eventualidade que possa ocorrer em virtude da peculiaridade  no processo das matriculas 2015/2.

 

O Curso de Administração vespertino e noturno não inicia suas aulas dia 10 de agosto, tendo em vista as seguintes justificativas da Coordenação do Colegiado de Curso:

– As matrículas devem ser processadas levando em consideração os pedidos de aproveitamento de disciplinas e as de alterações de notas. Dos atuais 415 alunos da ADM, há cerca de 40 solicitações de alunos sobre aproveitamento e um número menor sobre alteração de notas. As solicitações vão desde um aproveitamento até o aproveitamento de todo curso, exceto a monografia. Isso demanda tempo e muita atenção para que não haja nenhum erro na matrícula do aluno que, uma vez processada, tem garantia de sua execução;

– Com dois cursos de Administração, duas entradas anuais, ENEM e PAVE, mais as entradas por reopção, transferência e reingresso, e mais dois currículos caminhando simultaneamente, o 4° e o 5°, o número de alunos com disciplinas atrasadas, alunos fora do seu semestre e alunos irregulares é muito grande. A probabilidade de erro neste processamento é muito alta;

– O processamento por parte do colegiado da ADM não garante o início e a regularização do semestre, uma vez que a chamada do SISU não aconteceu, isto é, não há alunos matriculados no 1° semestre de Administração;

– O processamento das matrículas é feito pela categoria dos TAs que está em greve, não cabendo a qualquer outra categoria a realização das suas atividades.

 

Prof.ª Dr.ª Simone Portella Teixeira de Mello

Diretora da Faculdade de Administração e de Turismo

Turno Único de 14/07 a 07/08/15

Conforme portaria do gabinete do reitor nº 855 de 22 de junho de 2015 (link abaixo), o horário de funcionamento da FAT durante o período de 14 de julho a 07 de agosto de 2015 será em regime de Turno Único de trabalho, das 08:00 às 14:00.

Portaria GR nº 855/2015

FAT participa do Evento 50 anos da Administração

As professoras Ana Paula Lemos Centeno Vinhas e Simone Portella Teixeira de Mello participaram de reunião jantar com Conselho Regional de Administração dia 02 de julho.
Na oportunidade o Adm. Rogério de Morales Bohn, Vice-Presidente de Relações Externas do CRA divulgou o XXIV Encontro Brasileiro de Administração , o XI Congresso Mundial de Administração e a 1ª Feira Tecnológica de Produtos e Serviços de Administração.
As inscrições nos eventos foram prorrogadas até dia 17 de julho.
Maiores informações  no site

 

Edital para a seleção de monitor no Projeto “Turismo, Educação e Interdisciplinaridade”

A seguir link do Edital para a seleção de monitor no Projeto “Turismo, Educação e Interdisciplinaridade”, sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Andyara Lima Barbosa. É 01 (uma) vaga para discentes assistidos por programas geridos pela PRAE (assistência a ser comprovada no ato da inscrição por documento emitido pela PRAE).

Edital_Monitoria

Alunos do Curso de Bacharelado em Turismo da UFPel participam do Festival de Turismo das Cataratas em Foz do Iguaçu

38 alunos e 02 servidoras da Universidade Federal de Pelotas participaram do Festival de Turismo das Cataratas em Foz do Iguaçu, entre os dias 17, 18 e 19 de junho.

Grupo

Grupo de Alunos e Servidores da Ufpel representando o Curso de Bacharelado em Turismo no Festival de Turismo das Cataratas em Foz do Iguaçu

Tal viagem foi possibilitada através do Programa de Auxílio a Eventos da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, no qual os alunos do Curso de Bacharelado em Turismo, representados pela aluna Maibi da Silva Macedo, se inscreveram no Edital 002/2015 sendo, então, contemplados com transporte coletivo, conforme o resultado final publicado em 17/04/2015.
Dentro da programação do evento, os alunos também participaram das visitas técnicas pela cidade de Foz do Iguaçu, prestigiaram a Feira de Turismo e Negócios e participaram do IX Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, no qual 03 fizeram apresentações orais.
A aluna Fabíula Colatto Rosso, sob a orientação da Profª. Dr.ª Dalila Rosa Hallal, apresentou o trabalho “Centro Histórico de Pelotas: Análise da Acessibilidade a Pessoas com Necessidades Especiais no Casarão 6 e Casarão 8”. E os alunos Guilherme de Oliveira Lopez de Ávila e Samara Camilotto, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Gisele Silva Pereira, apresentaram o trabalho “Eventos Turísticos, Megaeventos Esportivos e a Dimensão Ambiental: análise da produção científica em periódicos nacionais especializados em Turismo.”

Fabiola

Fabíula Colatto Rosso com o moderador da mesa

Guilherme_Gisele_Samara

Professora Gisele Pereira, com os orientandos Guilherme Ávila e Samara Camilotto

FAT elege novo representante dos alunos na Comissão de Sistematização da Constituinte Universitária da UFPel

Dia 25 de junho a FAT promoveu a eleição dos novos representantes dos alunos (titular e suplente) na Comissão de Sistematização da Constituinte Universitária da UFPel. Duas chapas foram inscritas e a Chapa 1 composta pelas acadêmicas Meri Rejane Duarte e Caroline Munchow foi a vencedora com 43 votos. A Chapa 2, composta por Jaíne Abraham e Henrique Baldasso, obteve 13 votos. A direção e comissão eleitoral agradecem a participação de todos e parabenizam a chapa vencedora.

Direção da FAT convida Alunos de Administração para reunião

Prezados Alunos de Administração,
Convido a todos para reunião na próxima quinta-feira com a Direção, a fim de tratarmos da representação discente nas instâncias deliberativas da  Faculdade de Administração e de Turismo.
A reunião com os alunos do turno da tarde acontecerá às 16 horas na sala 437 e com os alunos do turno da noite às 21 horas no auditório da Reitoria.
Conto com a presença de todos.

Atenciosamente,
Prof.ª Dr.ª Simone Portella Teixeira de Mello
Diretora da Faculdade de Administração e de Turismo