É com grande satisfação que a Universidade Federal de Pelotas promoverá, entre os dias 17 e 20 de novembro de 2020, o XI COLÓQUIO DE CARTOGRAFIA PARA CRIANÇAS E ESCOLARES. Este evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa Espaços Sociais e Formação de Professores e pelo Laboratório de Educação Geográfica e Ambiental da Universidade Federal de Pelotas UFPel, com o tema Diálogos, trajetórias e perspectivas no ensino e na pesquisa em Cartografia Escolar”.

Dentre os objetivos, destacamos a socialização das múltiplas ideias sobre Cartografia Escolar entre pesquisadores, professores da Educação Superior e da Educação Básica, alunos da graduação e pós-graduação e o resgate não apenas do percurso do desenvolvimento das pesquisas, mas do diálogo sobre as experiências profissionais.

O Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares teve seu início em 1995, no Campus do Instituto de Geografia e Ciências Exatas IGCE, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” da UNESP da cidade de Rio Claro, com o propósito de congregar em torno desta temática e socializar seus estudos que eram desenvolvidos para fortalecer esta linha de pesquisa.

A atual edição propõe reconhecer a diversidade e as novas perspectivas que indicam os caminhos da Cartografia Escolar e identificar os desafios que ainda se fazem presentes na sua relação com o ensino e a pesquisa em diferentes espaços educativos. Busca também, dar visibilidade às bases teóricas e práticas que conduzem a Cartografia Escolar e sua mediação didática, quem são os sujeitos leitores e produtores de mapas e qual é o papel da Universidade na democratização da Cartografia Escolar.