No ano de 2017, a UFPel deu início a estudos sistemáticos sobre a região do Pontal da Barra (Pelotas/RS), local de destacada importância ambiental, histórica, cultural e científica, e que apresenta grande potencial turístico e educacional.

Foi instituído um grupo interinstitucional de trabalho com a finalidade de desenvolver estudos preliminares para a criação de uma Unidade de Conservação (UC). A ação se constituiu em forma efetiva de propor medida de cuidado ambiental para o desenvolvimento local e regional com sustentabilidade, em sintonia com o Objetivo Estratégico 17 do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2015/2020 e com a Agenda 2030/ONU.

Em 2019, por meio da ação integrada de especialistas da UFPel e de colaboradores de instituições afins, foi finalizado o documento “Fundamentação técnico-científica para a criação da Unidade de Conservação Pontal da Barra do Laranjal (Pelotas/RS)”, cuja versão online está disponível em: Relatório UC Pontal da Barra_rev21(WEB). O documento foi encaminhado à Prefeitura Municipal de Pelotas no objetivo de subsidiar a tomada de decisão para a criação da UC na modalidade Refúgio da  Vida Silvestre (REVIS).

No ano de 2020, coube à Comissão para Assuntos Ambientais dar prosseguimento às ações relativas à criação da UC Pontal da Barra do Laranjal, o que  se deu, inicialmente, por meio de uma campanha institucional para sensibilização das autoridades e da  comunidade de Pelotas.

Veja os materiais audiovisuais na aba de segundo nível CAMPANHAS.

Pontal da Barra- Foto: SQA/PMP