A CAAmb tem origem em ação pioneira da UFPel no ano de 2017, com a formação de um grupo interinstitucional para desenvolver estudos preliminares sobre a criação de Unidade de Conservação (UC) na região do Pontal da Barra do Laranjal (Pelotas/RS).

Nesse objetivo, por meio da ação integrada de servidores da UFPel e de colaboradores de instituições afins, foi publicado em 2019 o Relatório “Fundamentação técnico-científica para a criação da Unidade de Conservação Pontal da Barra do Laranjal”.

Em 2020, diante da necessidade de dar seguimento às ações em defesa da preservação do Pontal da Barra, foi nucleado um grupo de servidores com o objetivo de constituir nova agenda. No decorrer dos trabalhos, a pauta foi ampliada para outras questões emergentes, o que evidenciou a necessidade de dar permanência à atenção da Universidade na temática socioambiental em âmbito externo.

A partir desse  histórico é que foi instituída a Comissão para Assuntos Ambientais (CAAmb) por meio da Portaria nº 1.707/2020.