A Comissão para Assuntos Ambientais da Universidade Federal de Pelotas (CAAmb/UFPel), em razão do compromisso institucional com a preservação do ambiente natural e em atenção à necessidade de proteção das áreas úmidas urbanas, produziu Relatório Técnico que disponibiliza informações sobre o Banhado Urbano do Arroio Pepino, que abriga importante patrimônio biológico e possui potencial para tornar-se espaço de fruição pela comunidade. Além de exercer funções ambientais relevantes, o remanescente da bacia hidrográfica do Arroio Pepino se constitui em forma de defesa natural da população do entorno diante de condições adversas em cenário de eventos climáticos extremos.

O objetivo principal da argumentação científica é alertar sobre a importância da preservação dessa área úmida localizada entre as Avenidas Bento Gonçalves, Juscelino Kubitschek e Rua General Argolo, tendo em vista o processo de licenciamento ambiental para empreendimento imobiliário, em curso.

O Relatório traz considerações sobre a possível origem do banhado, a influência de intervenções humanas em sua hidrologia e vegetação dominante, a necessidade de novas e melhores análises de solo para comprovar a sua origem, além de relato da ocorrência de um ninhal e dormitório de aves aquáticas com mais de mil indivíduos no local.

O documento foi encaminhado à Promotoria de Justiça Especializada de Pelotas na data de 10/12/2021, para ser integrado ao processo em andamento e auxiliar na tomada de decisão pelas autoridades.

Acesse o documento em:  relat_tecn_banhado_pepino_caamb_2021