Início do conteúdo

Atualizações NBR 6023

A norma ABNT NBR 6023, para elaboração de referências bibliográficas, foi atualizada e entrou em vigor dia 14/11/2018. A nova versão é mais extensa, com diversos exemplos e algumas alterações.

O Manual de Normas UFPel para trabalhos acadêmicos já está sendo revisado e em breve será publicado com essas atualizações.

Algumas mudanças:

– Inclui nas regras gerais de apresentação os documentos online (informação sobre o registro do endereço eletrônico precedido da expressão Disponível em:, e a data de acesso, precedida da expressão Acesso em: IMPORTANTE: não se usa mais < > para os links.

– Não se utiliza mais o sublinhado para substituir autoria repetida (na lista de referências).
– Traz modelos de referência para correspondências (bilhetes, cartas, cartões, e-mails), evento no todo e em parte em publicação periódica, atos administrativos normativos (avisos, editais, estatutos, ofícios, pareceres, entre outros), documentos civis e de cartórios.
– Tem no mínimo 2 (dois) exemplos com elementos essenciais e complementares para cada tipo de documento.
– O modelo para trabalhos acadêmicos (TCCs, dissertações e teses) ficam no item 7.1.2 (junto com as monografias no todo). Na norma anterior aparecia como Notas no item 8.11.1.
– Foi acrescido um anexo com as abreviaturas utilizadas.

 

Apresentação das referências

Como era: Como ficou:

Alinhamento à esquerda, espaço simples e separadas entre si por espaço duplo.

Alinhamento à esquerda, espaço simples e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples.

 

 

Comments

comments

Publicado em 12/03/2019, nas categorias Normalização, Notícias.