O Repositório Institucional da Universidade Federal de Pelotas apresenta a produção científica, técnica, artística e acadêmica da universidade. Tem como missão a divulgação da produção institucional e a preservação digital desses materiais para registro da memória da UFPel.
A Plataforma Minha Biblioteca oferece milhares de e-books. Os e-books podem ser consultados por qualquer dispositivo móvel com internet a qualquer hora.
Para acessar use sua matrícula e sua senha da biblioteca! Ainda não tens senha? Basta solicitar pelo facebook da biblioteca ou pelo e-mail da: bcsufpel@gmail.com
O Projeto de Capacitação e Acessibilidade nas Bibliotecas, está disponibilizando os vídeos em Libras com perguntas e respostas sobre as normas de empréstimo e também outras questões específicas das bibliotecas. As questões foram elaboradas pela CBib e os vídeos foram gravados e editados pela Seção de Intérprete de LIBRAS do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e Coordenação de Comunicação Social (CCS).
Baseado na Nota técnica emitida pelo Comitê Interno da UFPel para acompanhamento da evolução da pandemia da COVID-19, em 27 de julho de 2020, os materiais emprestados ficam com data de devolução para 11 de janeiro de 2021. Dúvidas ou informações entrar em contato pelo Facebook ou pelo e-mail: bcsufpel@gmail.com
Confira algumas Dissertações 2020 inseridas no acervo das Bibliotecas e no Repositório Institucional:
BRESQUE, Gabriel Alves. Virilidade e produto midiático: o Grenal como diferenciador do futebol gaúcho. Pelotas, 2020. 127 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5405.
BROD, Celina Alcantara. David Hume’s Politics: a distinct reconciliation between Liberalism and Conservatism. Pelotas, 2020. 85 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5781.
CALDEIRA, Jeane dos Santos. A infância desvalida institucionalizada em Pelotas/RS: controle e ordenamento social nas páginas dos periódicos locais/décadas de 1910 a 1940. Pelotas, 2020. 273 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6175.
CAMARGO, Daiane de Jesus Vieira. ‘Fotomatizando’: conexões entre fotografia e matemática nos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal de Pelotas/RS. Pelotas, 2020. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Faculdade em Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6402.
DIAS JÚNIOR, Vilmar Pina. Um olhar sociológico sobre o acesso à justiça do trabalho após o advento da reforma trabalhista: as trajetórias de jovens jornalistas gaúchos e suas relações com o campo jornalístico. Pelotas, 2020. 147 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6166.
GARCÍA, Analía Patricia. La Chacra de los Lanús (siglo XIX, Argentina) y la ‘Conquista del Desierto’: la memoria silenciada del genocidio indígena en los discursos patrimoniales contemporáneos. 2020.. 145 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) – Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6389.
GARCIA, Estevan de Freitas. Entre disposições práticas e militantes: as trajetórias de jovens jornalistas gaúchos e suas relações com o campo jornalístico. Pelotas, 2020. 168 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6165.
GEHRKE, Tamires Holz. Receitas Culinárias Pomeranas: integrando saberes e sabores em uma escola multisseriada do município de São Lourenço do Sul. Pelotas, 2020. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Faculdade em Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6403.
GOMES, Mara Beatriz Nunes. FURG e UFPel: uma cartografia sobre a repercussão da perspectiva institucional na execução da Lei Federal n.º 12.990/2014. Pelotas, 2020. 197 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5406.
KROLOW, Ana Paula Timm. Benefício de Prestação Continuada: significados sociais e moralidades do dinheiro associado à loucura. Pelotas, 2020. 75 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6247.
KRÜGER, Veridiana de Lima Gomes. Autorregulação para aprendizagem no campo da performance musical: problematizações e proposições desde a Teoria Social Cognitiva. Pelotas, 2020. 188 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6226.
LEITE, Bruna dos Santos. Michel Foucault: a produção de ‘verdades’ sobre o corpo na modernidade. Pelotas, 2020. 110 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5779.
MELLO, Leila de Souza. Campo Conceitual Multiplicativo: reflexões sobre o ensino de Matemática em um curso de formação continuada com professoras dos anos iniciais. Pelotas, 2020. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6164.
PRAZ, Mônica de Macedo. As decorações pictóricas da casa senhorial da estância do Serro Formoso, Lavras do Sul/RS.. 2020.. 164 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) – Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6391.
RADÜNZ, Karen Pötter. Escolha pela forma este livro da estante: o livro como experiencia de afeto e design e arte.. Pelotas, 2020. 98 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5778.
SALASAR, Desirée Nobre. Patrimônio para todos e as políticas culturais no Brasil: os museus federais sob os princípios do Desenho Universal. 2020.. 263 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) – Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6390.
SANTOS, Shirley Terra Lara dos. Narrativas Urbanas sobre o estar ‘em ônibus’: experiência cartográfica feminista.. Pelotas, 2020. 150 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5782.
SCHERER, Susana Schneid. A performatividade e o trabalho docente na escola pública: concepções e alguns de seus efeitos. Pelotas, 2020. 224 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6176.
VERGARA, Alexandre Silveira. A (Re)produção da vida ou da metrópole pela perspectiva da justiça socioambiental. Pelotas, 2020. 220 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6163.
Criamos um passo a passo de como utilizar esse recurso na Minha Biblioteca. Permite ao professor selecionar os conteúdos para serem lidos pelos alunos.
Aproveite esta oportunidade para conhecer os conteúdos e funcionalidades da Minha Biblioteca.
Clique no link e inscreva-se para participar gratuitamente da sessão aberta no dia 30/07, às 11h, pela plataforma Zoom.
Para acessar use sua matrícula e sua senha da biblioteca! Ainda não tens senha? Basta solicitar pelo e-mail bcsufpel@gmail.com, ou pelo facebook da biblioteca!