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    Notícias
  • Campanha Multa Solidária

    Se liga…
    A Campanha Multa Solidária, começou no dia 01 de novembro e vai até 20 de dezembro de 2019.

    Desse modo, você pode quitar seu débito na Biblioteca, e ajudar alguém!!!

    Procure uma das Bibliotecas da UFPel e participe!

  • Campanha “Silêncio para os Pensadores” – Bibliotecas da UFPel

    A Campanha “Silêncio para os Pensadores” teve início em 2017, com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica a manter o ambiente da Biblioteca mais silencioso durante as atividades de estudo, pesquisa e leitura. O título escolhido para a campanha pressupõe um caráter ambíguo, ora fazendo alusão à necessidade de manter o ambiente em silêncio, ora expondo as diferentes definições de silêncio na visão de cada pensador, através de trechos de suas obras.

  • Novas teses do Programa de Pós-graduação em Educação inseridas no Pergamum e no Repositório Institucional (Guaiaca)

    CONFIRA
    Novas teses do Programa de Pós-graduação em Educação inseridas no Pergamum e no Repositório Institucional (Guaiaca):

    LUZ, Aline Souza da. As licenciaturas interdisciplinares no cenário nacional : implantação e processo. 2018. 405 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4392>

    PRANKE, Amanda. Conhecimentos do contexto e estratégias autorregulatórias mobilizadas na resolução de problemas de Matemática por estudantes de uma escola agrícola. 2018. 195 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4393>.

    AREND, Carline Schröder. A Luta pelo Reconhecimento Intersubjetivo em Axel Honneth e as Políticas Sociais de Distribuição de Renda : um estudo do Programa Bolsa Família. 2018. 157 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4394>.

    SCHNEIDER, Daniela da Cruz. Da feitura de si : por um gesto artístico na formação. 2018. 77 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4395>

    SPERONI, Karine Sefrin. Consumo de si nas tramas da Pós-Graduação Stricto Sensu : como os discentes produzem-se nesse contexto? 2018. 159 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4396>

    SILVA, Simone Gonçalves da. Governamentalidade neoliberal, educação e modos de subjetivação : o discurso do ENEM. 2018. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4397>

    VARGAS, Vagner de Souza. Dramaturgia da corporeidade : a pedagogia do evento teatral. 2018. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4398>.

    GONÇALVES, Vanessa Bugs. Táticas e estratégias : uma desconstrução da noção de indisciplina no cotidiano escolar. 2018. 153 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4399>

    SILVA, Maria Eloísa da. Redes de Influência em Mato Grosso : o Estado e as Parcerias Público-Privadas e a Reconfiguração da Política Educacional na Rede Estadual de Ensino.. 2018. 195 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4400>.

    VICENTE, Magda de Abreu. A Escola Normal Regional Imaculada Conceição em Pelotas/RS : a atuação da igreja católica e dos poderes públicos (1955-1971). 2018. 356 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4401>

    LOUZADA, Maria Cristina dos Santos. Memórias e trajetórias de egressas das escolas normais Assis Brasil e São José em Pelotas/RS, no período do governo de Leonel Brizola (1959-1963). 2018. 272 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4402>

    SCHWONKE, Raquel Santos. Leopoldo Gotuzzo e a constituição do MALG (1887 – 1986). 2018. 263 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4403>.

    DINIZ, Lélia Negrini. Processos de uma Experiência de Docência : ensinando e aprendendo a ser Professor de Música. 2018. 223 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4404>

    CLARINDO, Tania Tuchtenhagen. Um Estudo sobre a Leitura e a Escrita no Ciclo de Alfabetização de uma Escola Pública da Cidade de Pelotas – RS. 2018. 180 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4405>

    NEY, Luanda Alvariza Gomes. Acento gráfico e prosódico : um estudo sobre as hipóteses de crianças dos anos iniciais. 2018. 204 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4406>

    NUNES, Rozele Borges. O bilinguismo português/polonês na constituição disposicional e na prática : perfis sociológicos de cinco descendentes de poloneses no município de Dom Feliciano/ RS. 2018. 255 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4407>

    RAMIL, Chris de Azevedo. A iconografia e a iconologia nos livros didáticos das Edições Tabajara : um estudo das imagens na Coleção Guri (Rio Grande do Sul, década de 1960). 2018. 401 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4408>

    LINDNER, Luciana Martins Teixeira. Os Imaginários e os Trajetos Formativos de Professores iniciantes de Matemática. 2018. 143 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4422>

    CORRÊA, Anelize Maximila. Educação jurídica no âmbito da transnacionalização das relações humanas : recontextualização curricular do Direito Internacional em cursos de Direito no Brasil. 2018. 257 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4423>

    RIBEIRO, Angelita Soares. Imagens embriagadas : a cruzada das crianças: barbárie e reencantamento do mundo.. 2018. 149 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4424>

    OLIVEIRA, Antônio Cardoso. As parcerias público-privadas na educação profissional : um estudo sobre o Pronatec no município de Pelotas. 2018. 187 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4432>

    DELAIA, Maria Margarete. Constituição do professor universitário iniciante no contexto de uma instituição em implantação : envolvimento e responsabilidade individual e institucional. 2018. 239 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4433>

    LESTON JÚNIOR, Odilon. Globalização, fronteira e educação : o lugar do livro didático: Estudo comparado entre as cidades fronteiriças Chuí-Brasil e Chuy-Uruguay. 2018. 376 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4434>.

  • Novas dissertações do Programa de Pós-graduação em Educação inseridas no Pergamum e no Repositório Institucional (Guaiaca)

    CONFIRA
    Novas dissertações do Programa de Pós-graduação em Educação inseridas no Pergamum e no Repositório Institucional (Guaiaca):

    KOGA, Ana Lúcia. O conceito de perfectibilidade na Pedagogia de Jean-Jacques Rousseau. 2018. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação Em educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018 Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4251>

    LEÃO, Andréia Texeira. Comunicação de alunos com Transtorno do Espectro Autista : uma intervenção ancorada na autorregulação da aprendizagem. 2018. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação Em educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018 Disponível em: <http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/vin…/0000b1/0000b169.pdf>

    PEREIRA, Ani Camila Barcellos. As relações de gênero nas experiências das professoras de Língua Portuguesa. 2018. 128f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/vin…/0000b1/0000b16b.pdf>

    CONCEIÇÃO, Daiane Leal da. Aplicativos educacionais no ensino da matemática : potencialidades de uso em concepções e práticas docentes. 2018. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4359>

    SECCO, Daiane. Professores formadores : discursos que produzem o currículo e a conduta docente.. 2018. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4360>

    OPES, Daniela Oliveira. Licenciatura em Letras Línguas Adicionais Inglês e Espanhol : recontextualização das políticas curriculares de formação de professores. 2018. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4361>.

    BORBA, Ellem Rudijane Moraes de. Leitura deleite e formação docente : o saber pelo prazer. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4371>

    DUARTE, Evandro Santos. O processo de formação humana no pensamento de Antonio Gramsci : política, cultura e trabalho. 2018. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4372>

    MOHAMMED, Francine Furtado Vieira. Marcas (auto) formadoras e interlocuções com as personagens do teatro na Constituição da artista-professora que sou : reflexões à formação. 2018. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4373>

    SILVA, Gabriel Souza Germann da. Professores e a utilização das tecnologias digitais interativas : perspectivas para a sala de aula. 2018. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4374>

    CASTRO, Juliana Lübke. A tutoria na Educação a Distância : olhares sobre o tutor presencial de um curso de Licenciatura em Letras – Espanhol a distância. 2018. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4375>

    JARDIM, Juliana Mendes Oliveira. Relatos e reflexões de uma alfabetizadora sobre sua prática : trabalho colaborativo e heterogeneidade. 2018. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4376>.

    SILVA, Lucas de Freitas da. Estágio Curricular Supervisionado na ótica de egressos de um curso de licenciatura em Educação Física. 2018. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4377>.

    Contribuições do uso de atividades lúdicas em sala de aula, para o desenvolvimento e aprendizagem de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) [recurso eletrônico] : uma intervenção no contexto escolar / 2018 – ( Dissertação )

    PINHO, Mariana Campos. Contribuições do uso de atividades lúdicas em sala de aula, para o desenvolvimento e aprendizagem de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) : uma intervenção no contexto escolar. 2018. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4379>

    MARQUES, Michel Hallal. Identidade e formação de docentes universitários : reflexões acerca das visões de professores bacharéis. 2018. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4380>

    ISLABÃO, Seila Marisa da Cunha. Reflexões sobre os registros de uma experiência com detentos : epifanias do vivido. 2018. 216 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4381>

    TEIXEIRA, Tânia Nair Alvares. Memórias das práticas escolares de educação física no curso de magistério do Instituto de Educação Assis Brasil (Pelotas/RS, década de 1970). 2018. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4382>

    KOHLS, Tatiani Müller. Tramando sonhos : infâncias e representações. 2018. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4383>

    ROSA, Thaiany D’Avila. Educação inclusiva : as perspectivas das estagiárias de pedagogia sobre a sua formação. 2018. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4384>

    BRUM, Thomáz Klug. As concepções dos professores de ciências biológicas : elações entre a formação pedagógica e científica. 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4385>.

    SILVA, Vanessa Silva da. Base Nacional Comum Curricular : uma análise crítica do texto da política. 2018. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4386>.

    VALIENTE, Vanise Regina Bitencourt. Histórias de vida de mulheres idosas : um novo espaço de aprendizagem – UNATI/UFPel. 2018. 67 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4387>

    MARTINS, Felipe da Silva. É pela arte toda, pela história de vida : as representações da música nas Vivências Griô, da Mestra Sirley Amaro.. 2018. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4388>

    NUNES, Gustavo de Oliveira. Cartografias do limiar : processos de formação de um arquiteto e urbanista errante. 2018. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4389>

  • Comunicado:

    A Biblioteca de Ciências Sociais estará com expediente interno no período de 14 a 31 de janeiro, a fim de realizar inventário e levantamento bibliográfico em seu acervo.