“Saxofonista, multi-instrumentista, compositor e educador, bacharel em saxofone pela UFRGS e mestrado em “Jazz Performance” na Universidade de Hanze (Groningen/Holanda – NYC/EUA). O tema da tese de mestrado foi “When Choro Meets Bebop“. Rafael é um músico com muita experiência internacional, e em sua carreira já dividiu palco com Alberto Rosenblit, Hermeto Paschoal, Orin Evans, Nelson Latif, Elisabeth Fadel, Marijn van der Linden, Udo Demandt Joris Teepe e muitos outros.
Atualmente Rafael mora em Rotterdam na Holanda e desde março de 2018 é professor de intrumentos de sopro e prática de conjunto na Escola Portátil de Música Holanda (EPM-Holanda). Desenvolve seu trabalho autoral Sambadoobop no qual mistura Choro com Jazz. É o saxofonista do trabalho europeu de Alberto Rosenblit, é o saxofonista e arranjador na Gafieira Amsterdam e trabalha muito como sideman em diversos projetos na Europa.
Rafael Pereira Lima é Natural de Porto Alegre/RS. Foi professor (2012-2014) de saxofone e improvisação na Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Graduado em Música, com especialidade em Saxofone, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Habilitou-se como músico profissional em 1994. Aperfeiçoou seus conhecimentos e sua técnica musical nos Estados Unidos – Meridian Community College Jazz Band, onde foi integrante da MCC JAZZ BAND, participando de diversas apresentações (1996-1997). Iniciou-se na música aos doze anos de idade, passando a dedicar-se ao aprendizado do saxofone a partir dos quatorze. Atualmente, desenvolve inúmeros projetos musicais: lidera o regional de choro intitulado Saxofone, porque choras?; integrou o Quarteto de Saxofones de Porto Alegre, sendo o saxofone barítono, e a The Brothers Orchestra (samba, bossa, choro, jazz e funk), na qual figurou como primeiro saxofone alto.
Participou, como convidado, de diversos eventos e festivais, dentre os quais se destacam os seguintes: Canoas Jazz Festival, Circuito Bohemia Instrumental e Sons no Jardim (Casa de Cultura Mário Quintana). Gravou e produziu, nos meses de agosto e setembro de 2009, o CD Ventos de Natal, do Barlavento Quarteto de Saxofones. Além disso, participou como músico executante da trilha sonora de Antígona, lançado em agosto de 2004 (maior produção do referido espetáculo já realizada na América Latina), bem como do filme Espia Só, cuja estreia ocorreu em 09 de novembro de 2012.
Você precisa fazer login para comentar.