Grupo de Pesquisa do NUMP

Link para a página do grupo no diretório de pesquisa do CNPQ

A criação do Núcleo de Música Popular da UFPEL, inicialmente como um projeto de extensão em 2015, possibilitou a sua expansão e migração para a plataforma de projetos unificados em 2016 o que possibilitou a sua implementação como projeto de pesquisa em 2019. A implementação das ações de pesquisa no núcleo teve como objetivo incentivar a produção de pesquisa a nível de graduação sobre processos criativos em música popular baseados em métodos etnográfico e no trabalho de campo, na pesquisa ação com grupos musicais locais e/ou em acervos de memória sobre a prática musical de Pelotas e região. As atividades de ensino, pesquisa e extensão propostas pelo Núcleo de Música Popular pretende reunir discentes, docentes e a comunidade de Pelotas, por meio de práticas musicais identificadas com o fazer musical e refletir sobre tais práticas por meio de metodologias que primam por uma proposta híbrida e multidisciplinar no campo da pesquisa artística e social, o que permite, portanto, aproximações com outras áreas de pesquisa.

Os temas de pesquisa de interesse do grupo podem ser resumidos pela das práticas criativas em música popular. Tal recorte por si difere de outras linhas de pesquisa em música, já que trata o objeto de pesquisa, ou seja a prática musical, a partir de paradigmas distintos tais como a descentralização da produção e criação do material musical e a utilização de suportes não escritos, além da dimensão oral e aural desta prática, elementos que diferem portanto das outras linhas de investigação conduzidas nos cursos de música da UFPEL. As metodologias de pesquisa propostas pelo Núcleo partem do método etnográfico com ênfase em seu aspecto sonoro e social. Quanto a coleta de informações, ela ocorre diretamente no campo durante as ações de extensão e em parceria com músicos colaboradores, visando a produção científica por meio da pesquisa ação e da etnografia participativa com foco na pesquisa como o resultado, e na soma das experiências compartilhadas pelas práticas de performance.

Para que sejam inscritos no NUMP os projetos de pesquisa, sejam eles desenvolvidos de forma coletiva ou de forma individual, devem a partir das ações de extensão do projeto com base na proposta de serem desenvolvidos pelos discentes e colaboradores visando a produção de conhecimento, a consolidação das práticas de pesquisa em música popular. Por outro lado os discentes podem desenvolver seus trabalhos de conclusão de curso com base nos mesmos moldes, ou sejam, de serem pensados e desenvolvidos à partir de uma prática coletiva. Por esta razão é importante destacar que os projetos de extensão e de ensino vinculados ao núcleo contribuem como interfaces fundamentais para se estabelecer as conexões necessárias entre a pesquisa e ação participante, entre o conhecimento teórico e o prático, interno e externo ao ambiente acadêmico.

Outro campo de ação de pesquisa importante, e que integra os interesses do grupo de pesquisa, se refere ao acervo fonográfico pertencente ao Laboratório de etnomusicologia da UFPEL, denominado Discoteca L C Vinholes. De forma mais abrangente, tal material fonográfico centrado em gravações feitas no Brasil de 78 RPM e outros suportes, são a base para as reflexões sobre a reconstrução de uma historiografia sobre música popular, produzida principalmente a partir da escuta deslocada dos centros urbanos de maior produção de conhecimento em música do país. Neste sentido a proposta é buscar em ferramentas da própria etnomusicologia, como a etnográfica histórica, a fim de se pensar tanto o acervo, o campo de pesquisa e o objeto de reflexão, como estratégia de recuperação e a reconexão da memória sobre tais práticas com as relações culturais e afetivas dos músicos da cidade, restabelecendo esta ordem de pertencimento. A partir desta reconexão com a memória coletiva, o projeto propõe de forma colaborativa uma nova historiografia, com base em uma cartografia musical e sonora a partir desta perspectiva êmica.