Trabalhos aprovados para comunicação

 

RELAÇÃO DE TRABALHOS APROVADOS PARA COMUNICAÇÃO NO 26º ENCONTRO DA ASPHE

 


Informações:

  • Os trabalhos aprovados, indicados na lista abaixo, estão disponibilizados em ordem alfabética pelo título;
  • Nos próximos dias serão divulgadas as sessões de comunicações, com a relação dos dias, horários e salas de apresentação dos trabalhos;
  • Todos os trabalhos terão os resumos publicados no Caderno de Resumos do evento;
  • Nos Anais do evento somente serão publicados os trabalhos daqueles autores que autorizaram a sua publicação, no preenchimento do formulário de inscrição;
  • Todos os inscritos (autores e coautores) que tiveram seus trabalhos aprovados, necessitam pagar a anuidade da Asphe e a inscrição do evento, para poder apresentar no evento e ter seus textos publicados no Caderno de Resumo e nos Anais (se autorizado) do evento. O pagamento deve ser realizado no máximo até o dia 03/11/21. Mais informações, neste link, na aba “Valores de inscrição e anuidades”: https://wp.ufpel.edu.br/asphe25anos/inscricoes/
  • Aqueles autores que necessitam de uma carta de aceite do trabalho, devem solicitar esse comprovante pelo e-mail: 26asphe@gmail.com

 

A CULTURA MATERIAL ESCRITA E OS LIVROS DIDÁTICOS NA COMPOSIÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Dione Dutra Lihtnov

 

A CONSTRUÇÃO DE UM FUTURO MELHOR PARA A COMUNIDADE HAMBURGUENSE”: MEMÓRIAS SOBRE O LOTEAMENTO KEPHAS E A CONSTITUIÇÃO DO ‘ESCOLÃO’ (NOVO HAMBURGO/RS, 1988 – 2000)

Pedro Reinaldo Cipriani Manfroi; Ariane dos Reis Duarte; Estela Denise Schutz Brito

 

A DISCUSSÃO SOBRE O FRACASSO ESCOLAR NO PERIÓDICO CADERNOS DE PESQUISA (1972-1996) E A PERSISTÊNCIA DA EXCLUSÃO DO ALUNO MARGINALIZADO

Luísa Grando

 

A DOCÊNCIA FEMININA E O COTIDIANO ESCOLAR NAS PÁGINAS DE “O LEGENDÁRIO”

Pâmela Pereira de Pinho

 

A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS ENCONTROS DA ASPHE

Luciana de Souza Mazur; Maria Augusta Martiarena de Oliveira

 

A OBRA DE MEMORIALISTAS COMO OBJETO DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: LEMBRANÇAS DA VILA DA SERRA A PARTIR DAS MEMÓRIAS DE ANTÔNIO STENZEL FILHO

Maria Augusta Martiarena de Oliveira; Valesca Brasil Costa

 

“A REVISTA O CRUZEIRO E AS REPRESENTAÇÕES DE FEMINILIDADE: APROPRIAÇÕES E PRÁTICAS DE MULHERES PELOTENSES (DÉCADAS DE 1950 E 1960)”

Tânia Nair Alvares Teixeira

 

‘A VOZ DA ESCOLA’ – UM OLHAR PARA O IMPRESSO ESTUDANTIL DURANTE O ANO DE 1938

Jaqueline de Gaspari Piotrowski; Eduardo Arriada

 

AS CONTRIBUIÇÕES DAS SOCIEDADES ESPANHOLA E ITALIANA NA CIDADE DE BAGÉ – MEMÓRIAS DA IMIGRAÇÃO

Rebeca Aquino Barbosa; Drieli Gasso Colman

 

AS ESCOLAS DOMINICAIS LUTERANAS E SUAS PERSPECTIVAS RELIGIOSAS E EDUCATIVAS: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES DE PESQUISA

Karen Laiz Krause Romig

 

AS INFLUÊNCIAS DA IGREJA NAS RELAÇÕES SOCIAIS E AFETIVAS DA JUVENTUDE LUTERANA

Elias Kruger Albrecht; Patrícia Weiduschadt

 

AS PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E OS ACERVOS DIGITAIS: EGRESSOS EAF/IFRO COLORADO DO OESTE (RO) E AS FONTES VISUAIS

Rosane Salete Sasset; Eduardo Cristiano Hass da Silva

 

AS POSSÍVEIS LEITURAS DE UMA PROFESSORA, INDÍCIOS DE SUA FORMAÇÃO INTELECTUAL.

Liziane Nolasco Fonseca

 

AS PROPOSTAS DE UTILIZAÇÃO DO CATECISMO MENOR NO SÍNODO DE MISSOURI NO BRASIL A PARTIR DA REVISTA IGREJA LUTERANA (1940-1954): USOS PARA DIFERENTES PÚBLICOS-ALVO

Clóvis Renato Leitzke Blank

 

AS REPORTAGENS PRINCIPAIS DA EDITORIA ARTES PLÁSTICAS DA REVISTA BRAVO! (1997-2004)

Lislaine Sirsi Cansi

 

CAMINHO PARA ENTENDER O COLÉGIO PREMONSTRATENSE DE JAGUARÃO (1901-1914): A CONSTRUÇÃO DA TEIA

Carlos José de Azevedo Machado

 

“CAMPANHA PRÓ-EDUCAÇÃO”: A LUTA PELA ALFABETIZAÇÃO DA COMUNIDADE AFRO-PELOTENSE NAS PÁGINAS DO JORNAL A ALVORADA (1933-1936)

Natália Garcia Pinto; Adriana Duarte Leon

 

CARTA ABERTA A MINHAS IRMÃS E IRMÃOS QUE CARREGAM ALMA QUILOMBOLA E INSURGENTE

Michele Barcelos Corrêa

 

COLEÇÕES ESTRADA ILUMINADA E NOSSA TERRA NOSSA GENTE: UM ESTUDO DA ABORDAGEM DO ENSINO DE FRAÇÕES NOS LIVROS DIDÁTICOS PARA O 4º ANO (1961-1975)

Antônio Mauricio Medeiros Alves

 

COLÉGIO ANGLICANO SANTA MARGARIDA, PELOTAS/RS: ASPECTOS DAS RELAÇÕES JURÍDICO-TRABALHISTAS (DÉCADAS DE 1960-1970)

Thayná Vieira Marsico; Giana Lange do Amaral

 

CULTURA ESCOLAR EM PERSPECTIVA: A MOBILIZAÇÃO ESTUDANTIL JULIANA DURANTE A DITADURA MILITAR (1964-1984)

Rafael Vieira Levandovski

 

CURRICULO E DEUTSCHTUM: DEUTSCHE SCHULE URBANA DE PELOTAS (1910-1920)

Maria Angela Peter da Fonseca; Elomar Antonio Callegaro Tambara

 

DIÁLOGOS SOBRE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PESQUISADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATOS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

Raissa Lamadril da Silva Silveira; Rebeca Aquino Barbosa; Alessandro Carvalho Bica

 

DITOS E ESCRITOS SOBRE A MORADIA ESTUDANTIL: NOTAS PARA UM DEBATE HISTORIOGRÁFICO (do séc. XII ao tempo presente)

Marcos Luiz Hinterholz

 

DOM ANTÔNIO ZATTERA E A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA DIOCESE DE PELOTAS (1950 – 1970): ALGUMAS APROXIMAÇÕES

Clara Veiga Barbosa; Giana Lange do Amaral

 

EDUCAÇÃO RURAL: UMA SEÇÃO NAS REVISTAS DE ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL DA DÉCADA DE 1950 E 1960

Léia Beatriz Sell

 

ENSINO SUPERIOR EM PALMAS-PR: PRIMEIROS APONTAMENTOS.

Samantha Cordeiro Guerios; André Paulo Castanha

 

ENTRE EXPERIÊNCIAS DE VIDA E A AÇÃO POLÍTICA: O ARQUIVO PESSOAL DE BALDUINO ANDREOLA, EDUCADOR ANDARILHO PERENE

Maria Luiza Fritsch Eloy

 

ENTRE FEIRAS DE CIÊNCIAS E MOSTRATEC: PERCURSO DE CONSTITUIÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE NA FUNDAÇÃO LIBERATO (1974 -2009)

Deise Margô Müller; Luciane Sgarbi S. Grazziotin

 

ESPAÇOS DE MODERNIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR ESPANHOL NA DÉCADA DE 1960: O CASO DO COLEGIO MAYOR UNIVERSITÁRIO CASA DO BRASIL.

Tatiane de Freitas Ermel

 

FONTES DE PESQUISA PARA ESTUDOS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: MARCO TEÓRICO-LEGAL DA GESTÃO DE DOCUMENTOS NO ACERVO DA FACULDADE DE DIREITO CLOVIS BEVILAQUA (1959-1972)

Andrea Gonçalves dos Santos

 

GRUPOS ESCOLARES ESTADUAIS DE CAXIAS DO SUL (1930-1950): VESTÍGIOS DE REPRESENTAÇÕES DO CIVISMO

Samanta Vanz; Elisângela Cândido da Silva Dewes; José Edimar de Souza

 

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: OS ESPECIALISTAS TÉCNICOS E A DIVISÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NAS LEIS DO ENSINO NO RS.

Carlos Alberto Xavier Garcia

 

HISTÓRIAS E SENSIBILIDADES NAS NARRATIVAS DE MEMÓRIAS DOS ESTUDANTES E PROFESSORES DO VELHO CASARÃO – COLÉGIO FARROUPILHA DE POA/RS (1910-1960)

Alice Rigoni Jacques

 

IMPRESSOS INFANTIS E INFANTO JUVENIS: O EXEMPLO DE DUAS PRODUÇÕES VINCULADAS A INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS LUTERANAS

Elias Kruger Albrecht; Márcio Nilander Avila Barreto

 

IMPRESSOS PEDAGÓGICOS E IMPRENSA DE EDUCAÇÃO E ENSINO: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS BOLETINS DO CPOE/RS (1947-1971) E DA REVISTA DO ENSINO/RS (1951-1994)

Simôni Costa Monteiro Gervasio

 

INSTRUÇÕES SOBRE O QUÊ, POR QUE E COMO ESTUDAR HISTÓRIA EM PREFÁCIOS DE LIVROS DIDÁTICOS, 1875 – 1939

Lisiane Sias Manke

 

JOAQUIM PEDRO DE ALCANTARA DOURADO: INDÍCIOS DA VIDA DE UM PROFESSOR DE PRIMEIRAS LETRAS DE RIO GRANDE – RS (1850-1854)

Gabriela Portela Moreira

 

JUVENTUDE ENQUANTO CATEGORIA DE ANÁLISE

Karin Christine Schwarzbold; Patricia Weiduschadt

 

LEITURAS NO ATELIÊ: REPRESENTAÇÕES DE PRÁTICAS DE LEITURA DE CRIANÇAS NA PINTURA ARTÍSTICA BRASILEIRA (1890 – 1940)

Viviane Paliarini

 

MEMÓRIAS SENSÍVEIS DE UM TEMPO “QUE NÃO FOI SÓ DE ACERTOS”: MIRADAS PARA OS ANOS 1970 NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO/ UFRGS

Carolina Gerlach Llanes

 

MEMÓRIAS DA “INVASÃO” FEMININA À CASA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO DA UFRGS EM 1980

Fabiana Pinheiro da Costa

 

MEMORAR PARA RESISTIR: UM ESTUDO SOBRE NARRATIVAS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA (FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UFRGS)

Rana Gabriele Lopes Schmitt

 

MOVIMENTO NEGRO BRASILEIRO E A EDUCAÇÃO ESCOLAR: O DEBATE E A ARTICULAÇÃO POLÍTICA NA DÉCADA DE 1980

Alexandre Ferraz da Conceição; Isabel Aparecida Bilhão

 

MUSEU DIGITAL DO ESCRITOR PEDRO WAYNE COMO FORMA DE PRESERVAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO

Vera Lucia Scotto Leite

 

MUSEU ESCOLAR DO COLÉGIO MAUÁ: UMA HISTÓRIA A SER CONTADA

Angelita da Rosa; Zita Rosane Possamai

 

NARRATIVAS EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19: UMA ANÁLISE DAS ESCRITAS DE ESTUDANTES DA UFRGS (2020)

Manoela Müller dos Reis

 

NARRATIVAS DE PROFESSORAS EM PROCESSO DE APAGAMENTO: INÍCIO DO SÉCULO XX NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL

Eliana Gasparini Xerri

 

NAS LUZES DO SUL: AFETOS E SENSIBILIDADES ENTRE A PROFESSORA CATARINENSE JESSY CHEREM (1929-2014) E SUAS EX-ALUNAS

Susane da Costa Waschinewski

 

NOTAS SOBRE A TESE FARROUPILHA/RS E A EDUCAÇÃO (1934-1948): UM MUNICÍPIO PEDAGÓGICO

Gisele Belusso

 

O BILINGUISMO ALEMÃO-PORTUGUÊS PRESENTE EM CARTAS ESCRITAS POR DESCENDENTES POMERANOS NA DÉCADA DE 1960

Matheus Lucas Esteves; Vania Grim Thies

 

O BOM EXEMPLO DAS SANTAS: UMA ANÁLISE HAGIOGRÁFICA SOBRE O REGIME DE EDUCABILIDADE FEMININA INFANTIL EM UM IMPRESSO ESPANHOL SETECENTISTA

Fernando Ripe

 

O CENTRO EDUCACIONAL PARA DEFICIENTES AUDITIVOS: POSSIBILIDADES DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Weliton Barbosa Kuster; Patrícia Weiduschadt

 

O CÓLEGIO RIO-GRANDENSE

Chéli Nunes Meira

 

O COLÉGIO DE APLICAÇÃO/UFRGS EM 1959: UMA APOSTA COMO CLASSE EXPERIMENTAL

Dóris Bittencourt Almeida; Érico Espíndola

 

O COLÉGIO CONCEIÇÃO, EM OSÓRIO/RS: INDÍCIOS DE UMA HISTÓRIA

Kalina Ely Piccini Tavares; Caroline Braga Michel

 

O LIVRO DIDÁTICO COMO SUPORTE DE TEXTOS LITERÁRIOS. EM CADERNOS DE PLANEJAMENTO DE PROFESSORAS DAS SÉRIES/ANOS INICIAIS (1962-2017)

Lucas Gonçalves Soares

 

O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO (DÉCADAS DE 1930 A 1960): UM PROJETO DE PESQUISA EM ANDAMENTO

Bruno Carvalho Vieira

 

O PROJETO “O ENSINO SECUNDÁRIO NO RIO GRANDE DO SUL: DESDOBRAMENTOS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E PRIVADA (DÉCADAS DE 1930-1960)”: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PROPOSTA DE PESQUISA

Giana Lange do Amaral

 

O PROJETO EDUCACIONAL DOS POMERANOS DO SUL DO PAMPA (1952-1992): A CULTURA ESCOLAR DAS INSTITUIÇÕES RURAIS DA HULHA NEGRA

Simone Gomes de Faria

 

“ONDE JÁ SE VIU MULHER FAZENDO GREVE? AINDA MAIS PROFESSORA”

Diênifer Alves Ramos da Rosa

 

OS IDEAIS DE POSIÇÃO SOCIAL DE ALUNAS DE UMA ESCOLA PROFISSIONAL FEMININA (PORTO ALEGRE/RS – 1946 A 1950)

Maria Vitória Longo Viana

 

“OS FILHOS ÓRFÃOS DE PAIS VIVOS”: UM ESTUDO SOBRE O EDUCANDÁRIO AMPARO SANTA CRUZ

Rafaela Limberger

 

PRÁTICAS DOCENTES DOS PROFESSORES DO SISTEMA DE ENSINO DE “EXCELÊNCIA”: A EXPERIÊNCIA DE SOBRAL/CE (1997-2007)

Josenildo Silva de Souza

 

PRESENÇA DAS PEDAGOGIAS TRADICIONAL E NOVA EM DOCUMENTOS DA EDUCAÇÃO PARANAENSENAS DÉCADAS DE 1930 E 1940

Vilson Jaques de Oliveira; André Paulo Castanha

 

PRESCRIÇÕES E ORIENTAÇÕES SOBRE O DITADO ESCOLAR EM MANUAIS DE ENSINO (1940 – 1960)

Carolina Monteiro

 

PREVISÕES METEOROLÓGICAS E COMPOSIÇÃO MUSICAL: ARTEFATOS DA CULTURA ESCRITA DE UM AGRICULTOR GAÚCHO

Leonardo Capra

 

REGISTROS DE ATIVIDADES DE LINGUAGEM ESCRITA PRESENTES EM CADERNOS ESCOLARES DO RIO GRANDE DO SUL CORRESPONDENTES AO PERÍODO DE 1975 A 2017

Tracy Kemine Koschier Suchard

 

SABERES MATEMÁTICOS PARA O ENSINO PRÉ-PRIMÁRIO NOS ANOS 1960 NO RIO GRANDE DO SUL

Jenifer de Souza; Elisabete Zardo Búrigo

 

REPOSITÓRIO DIGITAL FINESTRA: REFLEXÕES E COMPOSIÇÕES NO PERCURSO DE IMPLEMENTAÇÃO

Gisele Belusso; Delma Tânia Bertholdo

 

REVISTA DO ENSINO/RS: ANÁLISE DAS PROPOSTAS DIDÁTICAS DE EXPERIMENTAÇÕES DO ENSINO DE CIÊNCIAS (1951-1961)

Vitor Garcia Stoll; Cadidja Coutinho; Maria Alice Moreira Acosta

 

TRILHAS DA MEMÓRIA: POR UMA NARRATIVA PARA A PRIMEIRA ESCOLA DE KRONENTHAL/VALE REAL, RS (1933/1965)

Mariane Fruet de Mello; Eliana Rela

 

UMA COLETÂNEA DE JOGOS: POSSIBILIDADES PRÁTICAS, TEÓRICO E METODOLÓGICAS

Joseane Cruz Monks; Vania Grim Thies

 

UMA POSSIBILIDADE INVESTIGATIVA ENTRE A PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS E AS REVISTAS DO ENSINO (1951-1994)

Ana Beatriz Devantier Henzel; Joseane Cruz Monks