Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

O lançamento de livros é aberto a todos os participantes do evento.
Data:
04/11/21 (quinta-feira)
Horário: 19h30min.
Transmissão: sala de videoconferência do Google Meet - Clique aqui para participar do Lançamento de livros
Relação de livros a serem lançados:

LANÇAMENTO DE LIVROS NO 26º ENCONTRO DA ASPHE - 04 de novembro de 2021 (quinta-feira) - 19h30min - Transmissão: restrita aos inscritos no evento - Google Meet (link acima - no início da página) - As obras que serão lançadas estão sendo divulgadas nas redes sociais do evento e no site, com seus principais dados editoriais e acompanhadas de um breve resumo sobre a sua produção. Confira a publicação dos referidos cards, na sequencia!

 

LANÇAMENTO DE LIVROS NO 26º ENCONTRO DA ASPHE - 04 de novembro de 2021 (quinta-feira) 19h30min - Transmissão: restrita aos inscritos no evento - Google Meet (link acima, no início da página) - A TEIA DAS COISAS: CULTURA MATERIAL ESCOLAR E PESQUISA EM REDE - Andréa Bezerra Cordeiro, Gecia Aline Garcia, Ana Paula de Souza Kinchescki, Júlia Naomi Kanazawa (Organizadoras) Livro: CRV (Curitiba/PR) - E-book: Nepie-UFPR (Curitiba/PR) - Impresso e e-book - 2021 - O livro “ A teia das coisas: cultura material escolar e pesquisa em rede”, em formato impresso e e-book, é fruto do trabalho cooperativo, da amizade e da interlocução intelectual entre grupos de pesquisa do Brasil em torno do tema da história da educação e da cultura material escolar. Seguindo a proposta de trabalho em rede fomentada pelo Projeto Pesquisa e Experiências sobre Cultura Material Escolar, financiado pelo PRPPG-UFPR, em interlocução com pesquisadores de várias regiões do Brasil: nordeste, sudeste, sul e centro-oeste (UFPR, UDESC, UFSC, UNICAMP, UFPel, UNB, UFMA, UFAC), apresentaremos aqui, ações e produções sobre o tema da história da educação e cultura material escolar desenvolvidas nos grupos de pesquisa de referência no Brasil. O livro, prefaciado pelo Professor Augustin Escolano Benito (CEINCE- Espanha), apresenta importantes contribuições para o fortalecimento da pesquisa no campo da cultura material escolar.

 

CALEIDOSCÓPIO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: PERCURSOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS - Cristian Giacomoni, Dilnei Abel Daros, Gisele Belusso e Mariana Parise Brandalise Dalsotto (Organizadores) - Educs - Editora da Universidade de Caxias do Sul (Caxias do Sul/RS) - E-book - 2020 - O livro “Caleidoscópio da História da Educação: percursos teórico-metodológicos”, em formato e-book, é uma iniciativa discente organizada por doutorandos vinculados ao Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (Grupheim). A obra socializa percursos metodológicos, possibilidades, caminhos e desafios percorridos pelos integrantes do Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória e seus convidados em eixos específicos, a saber: História da Educação e História Oral; História da Educação e Imprensa; História da Educação e Arquivos e/ou Acervos Municipais e, por fim, História da Educação e os Acervos de Instituições Escolares. A coletânea foi composta por dez capítulos, além do prefácio gentilmente escrito por Maria Teresa Santos Cunha, a apresentação sob responsabilidade dos organizadores e o posfácio cuidadosamente cunhado pelos professores José Edimar de Souza, Terciane ngela Luchese e Eliana Rela.

 

ESCOLA NO RIO GRANDE DO SUL (1889-1950): ENSINO, CULTURA E PRÁTICAS ESCOLARES - José Edimar de Souza (Organizador) - Educs - Editora da Universidade de Caxias do Sul (Caxias do Sul/RS) - E-book - 2020 - O livro, “Escola no Rio Grande do Sul (1889-1950): ensino, cultura e práticas escolares”, em formato e-book, é resultado de um projeto de pesquisa com financiamento do CNPq: “Modos de Organizar a Escola Primária no RS (1889-1950): histórias, memórias e práticas educativas”. E está organizado em quatro partes: as instituições escolares e as escolas de imigrantes, os grupos escolares e o ensino primário, as escolas isoladas e as práticas de ensino, e as Escolas Normais e a formação de professores. O esforço para compor a história das instituições escolares de ensino primário, no Rio Grande do Sul, deve-se ao dedicado e comprometido trabalho de um grupo de trinta autores em vinte capítulos, que apresentam o resultado deste projeto e seus desdobramentos, aos quais, especialmente, externo minha mais sincera gratidão.

 

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL: 25 ANOS DE ASPHE, ENTRE MEMÓRIAS, TRAJETÓRIAS E PERSPECTIVAS. VOLUME I E II - Fernando Ripe (Organizador)- Educs - Editora da Universidade de Caxias do Sul (Caxias do Sul/RS) - E-book - 2021 - O volume I de “História da Educação no Rio Grande do Sul: 25 anos de ASPHE, entre memórias, trajetórias e perspectivas”, em formato e-book, demarca simbolicamente a celebração do vigor e da maturidade dos 25 anos de existência da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE). Trata-se de uma coletânea comemorativa que pretende não somente enaltecer a iniciativa dos membros fundadores, como também dar visibilidade aos grupos e às linhas de pesquisas atuantes nos encontros da ASPHE ao longo desses 25 anos. Desde a sua criação, em 1995, a associação tem contribuído com o desenvolvimento de investigações no campo da história da educação brasileira. Ao desenvolver encontros anuais e editar a Revista História da Educação (RHE), a ASPHE oportuniza espaços de socialização de pesquisas e dinamiza a produção historiográfica no universo das práticas educativas, constituindo-se, assim, uma importante associação de pesquisadores no cenário nacional. Neste volume, o leitor é convidado a conhecer as lembranças, memórias e recordações dessa associação. Um movimento coletivo de distintas gerações de pesquisadores que compõe a ASPHE. O volume II de “História da Educação no Rio Grande do Sul: 25 anos de ASPHE, entre memórias, trajetórias e perspectivas”, em formato e-book, resulta de um grande esforço coletivo de investigadores das maiores universidades do Estado do Rio Grande do Sul para marcar os 25 anos de existência da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE). Durante o ano de 2020 vivenciamos uma situação social de distanciamentos, onde o isolamento se fez necessário. Como forma de mantermos os fortes vínculos de amizade e parceria, os pesquisadores associados à ASPHE foram convidados a realizarem balanços historiográficos e temáticos dos 25 encontros já produzidos por esta associação. Aqui, apresentamos 15 estudos que abordam distintos modos de dizer, fazer e perceber a historiografia das práticas educativas, escolares ou não, que de forma crescente têm chamado a atenção dos historiadores da educação gaúcha. Estes levantamentos permitem identificar a variabilidade de fontes, de periodizações, de temáticas e objetos de análise que vêm sendo explorados desde a constituição da associação até os dias atuais. Ao tratar de temas consolidados e emergentes para o campo da História da Educação, os textos aqui desenvolvidos não somente contribuem para a historiografia que se dedica às práticas educativas, como também se constituem como exemplos de procedimentos metodológicos do fazer historiográfico.

 

HISTÓRIA E SOCIOLOGIA DAS PRÁTICAS DE LEITURA NO MEIO RURAL - Lisiane Sias Manke - Editora UFPel (Pelotas/RS) - Impresso e e-book - 2021 - O livro “História e sociologia das práticas de leitura no meio rural”, apresenta-se em formato impresso e e-book. A obra, resultado da tese de doutora da autora, analisa a trajetória de leitores rural e suas práticas de leitura. Com reflexão teórica trazida pela história e pela sociológica da leitura, discute o desenvolvimento das práticas de leitura através da análise das estruturas individuais, ao investigar as circunstâncias sociais que contribuíram no processo de incorporação da disposição à leitura, durante o século XX, assim como, os meios e os modos de ler e a apropriação da leitura por leitores oriundos do meio rural. Com publicação impressa e digital, a obra conta com prefácio da Eliane Peres e contracapa de Ana Maria Galvão (versão impressa).

 

PERCURSOS DE UM ARQ-VIVO: ENTRE ARQUIVOS E EXPERIÊNCIAS NA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - Dóris Bittencourt Almeida - Letra 1 (Porto Alegre/RS) - E-book - 2021 - O livro “Percursos de um Arq-Vivo: entre arquivos e experiências na pesquisa em História da Educação”, em formato e-book, apresenta reflexões teóricas e metodológicas referentes ao trabalho em Arquivos institucionais, especificamente pensando no Arquivo Histórico da Faculdade de Educação/UFRGS. Inscreve-se nos postulados da História do Tempo Presente, tendo como fundamentos as problematizações sobre estratos temporais, as disputas entre memória e história, considerando as dimensões do guardar e do pesquisar em Arquivos. Na sequência, discute-se o trabalho de produção e conservação de entrevistas com professores e estudantes egressos da Faculdade de Educação e do Colégio de Aplicação, por meio da História Oral que também estão abrigadas no Arquivo da Faculdade. E ainda um capítulo sobre a conservação de documentos pessoais de professores da instituição. Entende-se que esses testemunhos do sensível carregam marcas das individualidades de seus produtores, trazem indícios de suas subjetividades, mas também evidenciam traços de uma sensibilidade coletiva. Em sua segunda parte, apresenta resultados de pesquisa desenvolvidas tendo como corpus documental preferencial documentos pessoais de professores da Faculdade de Educação e do Colégio de Aplicação/UFRGS.

 

SABERES MATEMÁTICOS NAS ESCOLAS NORMAIS DO RIO GRANDE DO SUL (1889-1970) - Elisabete Zardo Búrigo; Andréia Dalcin; Circe Mary Silva da Silva; Diogo Franco Rios; Luiz Henrique Ferraz Pereira; Maria Cecilia Bueno Fischer (Organizadores) - Oikos (São Leopoldo/RS) - Impresso e e-book - 2020 - O livro “Saberes matemáticos nas Escolas Normais do Rio Grande do Sul (1889-1970)”, está disponível em formato impresso e e-book. Qual o papel dos saberes matemáticos na formação de professores para o ensino primário? Como as escolas normais concebiam e praticavam essa formação? Como as vagas pedagógicas foram interpretadas e divulgadas pelas instituições formadoras? O projeto de pesquisa “Estudar para ensinar”, desenvolvido por pesquisadores e estudantes da UFRGS, UFPel e UPF, promoveu a reorganização de acervos documentais e investigações sobre a formação no Instituto de Educação General Flores da Cunha, de Porto Alegre, no Instituto de Educação Assis Brasil, de Pelotas, e na Escola Normal Evangélica, de Ivoti. As narrativas apresentadas no livro, apoiadas em uma variedade de documentos, depoimentos e imagens, falam da constituição de uma Didática da Matemática, das práticas de estudar para ensinar e dos esforços de preservar e promover o acesso aos acervos escolares, por meio da constituição de uma coleção digital acessível ao público.

 


AVISO AOS AUTORES E ORGANIZADORES DE LIVROS QUE SERÃO LANÇADOS: Será enviado um e-mail nos próximos dias com as orientações sobre esta programação.

Dúvidas e informações sobre o lançamento de livros: 26asphe@gmail.com

 


Inscreva sua obra - PRAZO ENCERRADO

Para inscrever a sua obra na programação de lançamentos de livros e e-books, envie um e-mail para 26asphe@gmail.com até o dia 04/10/2021 com as seguintes informações:

  • Assunto: Lançamento de Livro
  • Autor(es);
  • Título;
  • Ano;
  • Editora;
  • Arquivo com a capa da obra;
  • Resumo da obra com até 150 palavras.