Início do conteúdo

Processo seletivo para Bolsistas PET até 05/09

Retornando às atividades presenciais o PET Artes Visuais anuncia a chegada de mais um edital para a seleção de novos integrantes. Desta vez serão distribuídas as vagas de 1 bolsista imediato e 2 voluntários. O processo seletivo acontecerá de maneira presencial tendo os resultados divulgados em setembro de 2022.

O que é o PET?

O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

O grupo PET, uma vez criado, mantém suas atividades por tempo indeterminado. No entanto, os seus membros possuem um tempo máximo de vínculo: ao bolsista de graduação é permitida a permanência até a conclusão da sua graduação.

O grupo PET Artes Visuais é o único no Brasil:

O grupo PET Artes Visuais da UFPel existe desde 1994, sendo o único da área em todo o país. De acordo com sua linha de ação, busca a plena visão das competências profissionais do artista plástico e gráfico, objetivando uma formação que comprometa os bolsistas e possíveis voluntários do Programa com as questões e linguagens artísticas contemporâneas. Neste sentido, o processo de desenvolvimento individual passa pela experimentação coletiva de atividades que nem sempre visam suas opções de habilitação – Pintura, Escultura, Gravura, Cinema ou Design – tornando-os aptos a agir na interdisciplinaridade, com a associação da capacidade criadora a métodos científicos de produção.

Como o grupo é formado por pessoas com personalidades tão diferentes e também por abranger diversas áreas, pontua-se essa diversidade como um ponto muito positivo e que só vem a agregar e não a subtrair. Obviamente que trabalhar em grupo é sempre um desafio, mas é um grande aprendizado. Portanto, ao agirmos sempre em conjunto, solidifica-se cada vez mais o significado da palavra “grupo”, e todos terão muito a contribuir, não só para a Instituição Acadêmica, mas para a qualificação na pesquisa e formação de opinião.

Sobre o processo seletivo:

As inscrições vão acontecer de 25 de agosto a 5 de setembro de 2022 e os alunes precisam estar cursando entre o 3º e o 6º semestre do curso de Artes Visuais – Bacharelado.

 

Para mais informações leia o edital disponibilizado aqui em baixo e em caso de dúvidas envie um e-mail através do endereço petartesufpel@gmail.com

Publicado em 01/09/2022, na categoria Notícias.