CHAMADA ABERTA: Projeto de Ensino “Arkhé: Arquivos e Acervos de Artes Visuais”

O Projeto de Ensino “Arkhé: Arquivos e Acervos de Artes Visuais” está com edital aberto para entrada de estudantes de Artes Visuais interessados em fazer pesquisa na área de história e crítica de arte brasileira.

O programa de pesquisa em 2022-1 pretende começar criando um acervo virtual de artistas que passam/passaram pela UFPel, seguindo para um acervo amplo de artistas do Eixo Sul.

As inscrições estão abertas até dia 28/02, e estudantes de qualquer fase do curso podem participar!

Todas as informações do projeto estão descritas no link de inscrição a seguir:
bit.ly/projetoasala

PROJETO GERAL: “ARKHÉ: ARQUIVOS E ACERVOS DE ARTES VISUAIS”
COORDENAÇÃO: Profa Thays Tonin
Coordenadora Adjunta: Profa Laura Cattani
Gestão: Profa Kelly Wendt e Prof Clóvis CostaDescrição do Projeto
O Projeto de Ensino “Arquivos e Acervos de Artes” propõe, em conjunto com alunos/as/es, pesquisadores/as e professores/as, colaboradores/as, dois caminhos para o ofício de historiador/a da arte e de profissional formade em Artes Visuais: primeiramente, levantar um arsenal de debates críticos acerca da construção de acervos de artistas, ateliês, galerias de universidades e coleções da região sul do Brasil, com foco nos artistas residentes no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, dando prioridade para estudos sobre um circuito que se encontra fora do eixo RJ-SP. Em segundo lugar, projetar e produzir acervos virtuais de artistas, divulgando artistas e suas obras, com o intuito de satisfazer uma defasagem que encontramos nos estudos de História da Arte do Brasil meridional.
Trata-se, neste aspecto, de compreender o “arquivo” e o “acervo” como conceitos fundamentais para os atuais debates da História da Arte, considerando-os, não como uma estrutura material onde estão guardados todos os textos, enquanto testemunhos do passado e das instituições, mas como uma arquitetura imaterial única e intransferível, um sistema de enunciados composto de heranças e esquecimentos que permite atualizar diferenças e repensar discursos. O arquivo é o índice de um pensamento em construção, sempre sujeito a armazenamentos e experimentações, inclui rascunhos, esboços, constelações, roteiros, mapas, maquetes, diários, coleções. Também inclui percepções e sensibilidades, lembranças e esquecimentos, sejam individuais ou coletivas. Como método de pesquisa e ensino, pensar os Arquivos e Acervos pressupõe estudar as descontinuidades, cortes e rupturas discursivas da história da arte (corpos de imagens, de textos e falas) onde acontecem operações políticas, translações simbólicas, coexistências.
Neste sentido, trata-se de aprofundar o entendimento de arquivo enquanto arsenal ou dispositivo a partir do qual a produção artística, tanto é preservada pelas instituições, como é esquecida ou silenciada, a partir do estudo de questões que organizam o sistema de arte brasileiro.

Ação de Ensino – CHAMADA ABERTA
“HISTÓRIA E MEMÓRIA DʼA SALA GALERIA DE ARTES”
PROJETO ID 15644 – PRÓ-REITORIAS DE EXTENSÃO, GRADUÇÃO E PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

Projeto de ensino acerca da criação de um Arquivo Virtual dos 20 anos de existência da A Sala Galeria de Arte, entrevistando artistas, professores e alunes que participaram da vida e história da Galeria.
Ensino de metodologia de pesquisa em acervo, escrita científica e publicação de catálogos ou livros.
Grupo de Estudos para debater as ações e os projetos relacionados A Sala Galeria de Arte.
Organização de espaço de debate teórico (online) aberto ao público interessado, com a presença de artistas convidados.

ATIVIDADES
– GRUPO DE ESTUDO: Encontros virtuais de professores e alunes para debate teórico para estudo de metodologia de pesquisa em acervo, entrevista e tratamento de documentos.
– Encontros virtuais e/ou presenciais n’A Sala Galeria de Arte, para estudo do material e para organização das entrevistas gravadas como parte do registro memorial da Galeria.
– PESQUISA: Produção de material para Acervo Virtual da Galeria, com registros de obras, exposições e currículo de artistas que passaram pela UFPEL neste 20 anos de eventos
– Produção (optativa) de exercícios de Crítica de Arte para o livro de comemoração dos 20 anos de história da Galeria.

NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR O E-MAIL CORRETO PARA QUE VOCÊS RECEBAM O CONVITE PARA A REUNIÃO DE ORGANIZAÇÃO DO PROJETO.
PRIMEIRA REUNIÃO: 09 de março de 2022, às 14h00.

ENCONTROS QUINZENAIS, COM CERTIFICADO DE HORAS DE PESQUISA E POSSIBILIDADE DE PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA 🙂
📸: fotografia cortesia do Prof Jose Luiz de Pellegrin

Publicado em 21/02/2022, na categoria Notícias.