Serão realizadas 4 sessões de comunicações, organizadas em 2 turnos diferentes e por salas temáticas de apresentação (24 salas, de A a W), com o total de 135 trabalhos a serem apresentados:
01/10/25 (Quarta-feira)
- 14:30 – 16:00 – SESSÃO DE COMUNICAÇÕES 1 (SALAS A – F)
- 17:30 – 19:00 – SESSÃO DE COMUNICAÇÕES 2 (SALAS G – L)
Local: Salas de aula do CEHUS (Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem) / UFPel (R. Cel. Alberto Rosa, 117 – Centro, Pelotas/RS)
02/10/25 (Quinta-feira)
- 08:30 – 10:00 – SESSÃO DE COMUNICAÇÕES 3 (SALAS M – R)
- 10:30 – 12:00 – SESSÃO DE COMUNICAÇÕES 4 (SALAS S – X)
Local: Salas de aula do CEHUS (Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem) / UFPel (R. Cel. Alberto Rosa, 117 – Centro, Pelotas/RS)
ORIENTAÇÕES PARA APRESENTADORES DE TRABALHO
- Os trabalhos serão distribuídos conforme a afinidade dos temas para a apresentação presencial nos dias do evento, de acordo como os turnos e dias da programação;
- Conferir a sala – sessão de comunicação, dia e horário em que está o trabalho;
- Chegar na sala com antecedência, cerca de 15 minutos antes de começar a sessão de comunicação, para organização dos arquivos e orientações;
- O(a) apresentador(a) é responsável por trazer sua apresentação de slides em arquivo no formato PDF, em pendrive;
- Como precaução, sugere-se ter o mesmo arquivo salvo em mais de um pendrive, e-mail, drive, etc., caso seja necessário o autor buscar outro recurso;
- Não há garantia de conexão com internet e tempo hábil para descarregar arquivos no ato da apresentação, por isso a necessidade de um pendrive com o material;
- O tempo de apresentação de trabalhos será entre 10 a 12 minutos, que será controlado pela pessoa responsável por coordenar os trabalhos da sala e pelo(a) monitor(a) da sala;
- Há um template padrão do evento para os slides disponível no site do evento, mas não é obrigatório o uso desse modelo;
- Cada sala de apresentação contará com equipamento (notebook e projetor/datashow) para a apresentação de slides (o uso de slides não é obrigatório).
PROGRAMAÇÃO DAS SESSÕES DE COMUNICAÇÕES
A programação das Sessões de Comunicações pode ser conferida na listagem a seguir e também pode ser acessada e descarregada por um arquivo em PDF, disponível em: https://drive.google.com/file/d/1FPSPNnir99hyJMANESU5-CC7uYzSeSmd/view?usp=sharing
Sala A
Quarta-feira 01/10/25, 14:30 – 16:00
Sessão de comunicações 1
Número da sala/CEHUS: Auditório
Coordenadora: Adriana Duarte Leon
Monitor: Caio Leandro Costa da Silva
| 14:30 | ENTRE HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E O DESAFIO DE CONSTRUIR UM REPOSITÓRIO DIGITAL – HeMEPT | Adriana Duarte Leon Waleska Ribeiro Villar | IFSUL IFSUL |
| 14:42 | PRESERVAÇÃO PELA DIGITALIZAÇÃO E ACESSO DIGITAL: O CASO DA MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO IFRS | Bianca Trelha Bernardino Marcelo Vianna | IFRS IFRS |
| 14:54 | GUAIACA DIGITAL: O REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UFPEL COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-EDUCATIVO E INSTRUMENTO DE ACESSO À MEMÓRIA ACADÊMICA | Márcio Aurélio Alves Insaurriaga Lucas Sega Ferrás Vieira | UNIPAMPA UFPel |
| 15:06 | PROCESSOS INICIAIS DE ORGANIZAÇÃO E CATALOGAÇÃO DO ACERVO HISTÓRICO DO INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA DA UFPEL | Caio Leandro Costa da Silva Fernando Ripe | UFPel UFPel |
| 15:18 | PRESERVAÇÃO DIGITAL E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS: O CENTRO DE MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO DO SUL DE SANTA CATARINA COMO LÓCUS DE PESQUISA | Giani Rabelo | UNESC |
| 15:30 | PATRIMÔNIO HISTÓRICO-EDUCATIVO: O ACERVO DA ASSOCIAÇÃO DE EX-ALUNOS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GENERAL FLORES DA CUNHA E SUAS GUARDIÃS (1960-2024) | Natália Candiotto Caselani Danielle Brum Ginar Telles Dóris Bittencourt Almeida | UFRGS UFRGS UFRGS |
| 18 minutos para o debate |
Sala B
Quarta-feira 01/10/25, 14:30 – 16:00
Sessão de comunicações 1
Número da sala/CEHUS: 30
Coordenadora: Giana Lange do Amaral
Monitora: Elizângela Dummer Ferreira
| 14:30 | PANORAMA DAS TRANSFORMAÇÕES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E SUAS IMPLICAÇÕES NA CRIAÇÃO DAS ESCOLAS NORMAIS NA CIDADE DO RIO GRANDE/RS (1827 A 1937) | Elizângela Dummer Ferreira Carlos Eduardo de Miranda Bellomo Fernando Ripe | UFPel UFPel UFPel |
| 14:42 | A EDUCAÇÃO EM PORTO ALEGRE E SEUS DISTRITOS: UM RETRATO DE 1926 | Dóris Bittencourt Almeida Marcos Luiz Hinterholz | UFRGS UFRGS |
| 14:54 | OS DESCAMINHOS DA FEDERALIZAÇÃO DA URCAMP À CRIAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL PÚBLICA: O QUÊ ESCREVIAM OS JORNAIS DA CAMPANHA GAÚCHA | Alessandro Carvalho Bica Nayara Bispo dos Santos Franciele de Araújo Loureiro | UNIPAMPA UNIPAMPA UNIPAMPA |
| 15:06 | A RELAÇÃO DOS PODERES PÚBLICOS NA MANUTENÇÃO DA ESCOLA ESTADUAL DE 2º GRAU DE CANGUÇU: IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO AGRO-COMERCIAL DO MUNICÍPIO (DÉCADAS DE 1970 A 2000) | Márcia Guerra da Cunha Giana Lange do Amaral | UFPel UFPel |
| 15:18 | TRAJETÓRIAS DA FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS: UM ESTUDO HISTÓRICO SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA DA UFPEL (1949-2022) | Raquel Azambuja Santos Estela Maris Reinhardt Piedras | UFPel UFPel |
| 15:30 | “É URGENTE QUE DEFINAMOS O QUE QUEREMOS”: AÇÕES E RELAÇÕES DO DIRETÓRIO ACADÊMICO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UFRGS NA DÉCADA DE 1980 | Ketlen Figueiró Schlotefeldt Dóris Bittencourt Almeida | UFRGS UFRGS |
| 18 minutos para o debate |
Sala C
Quarta-feira 01/10/25, 14:30 – 16:00
Sessão de comunicações 1
Número da sala/CEHUS: 33
Coordenadora: Thaíse da Silva
Monitora: Beatriz Hellwig Neunfeld
| 14:30 | UM OLHAR HISTÓRICO-EDUCACIONAL PARA A DOCUMENTAÇÃO “PEDAGÓGICA” | Fernanda Lemos Terciane Ângela Luchese | UCS UCS |
| 14:42 | A GRAVURA NO ENSINO DA ARTE: ENTRE TRADIÇÕES, TÉCNICAS E METODOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS | Ana Elisa Souza da Silva Raquel Azambuja Santos | UFPel UFPel |
| 14:54 | DAS FOTOGRAFIAS FAMILIARES AOS ESPAÇOS EDUCATIVOS DO LUTERANISMO | Beatriz Hellwig Neunfeld Patrícia Weiduschadt | UFPel UFPel |
| 15:06 | AS FOTOGRAFIAS DA CRECHE A. J. RENNER NO BOLETIM RENNER (1950/PORTO ALEGRE/RS) | Diana Patrícia Mauer | UFRGS |
| 15:18 | FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL NOS CADERNOS DE PLANEJAMENTO DE UMA PROFESSORA PRIMÁRIA (PELOTAS/RS – 1968) | Vagner Dutra Maciel Chris de Azevedo Ramil | UFPel UFPel |
| 15:30 | “ART: FRIDA KAHLO”: UM JOGO INTERDISCIPLINAR ENTRE HISTÓRIA E ARTE EM AULAS VOLTADAS PARA O ENSINO BÁSICO | Sofia Giglio Pires Patrícia Weiduschadt | UFPel UFPel |
| 18 minutos para o debate |
Sala D
Quarta-feira 01/10/25, 14:30 – 16:00
Sessão de comunicações 1
Número da sala/CEHUS: 35
Coordenadora: Luciane Sgarbi Santos Grazziotin
Monitora: Larissa Azevedo da Silva
| 14:30 | UM ESTUDO SOBRE MEMORIAIS PARA TITULARIDADE DOS PROFESSORES DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UFRGS: NAS ENTRELINHAS DO GÊNERO (1950-2019) | Amanda dos Santos Vieira Dóris Bittencourt Almeida | UFRGS UFRGS |
| 14:42 | MARCAS DE CIVILIDADE NO DIÁRIO DE CLASSE DE UMA NORMALISTA DO COLÉGIO EVANGÉLICO TIRADENTES (CAMPO BOM/RS – 1968) | Andriele Andressa Giroto Bolfe Luciane Sgarbi Santos Grazziotin | UNISINOS UNISINOS |
| 14:54 | “MEU SONHO ERA ESCREVER”: A LITERATURA FEITA POR MULHERES EM ÚRSULA E O QUARTO DE DESPEJO | Larissa Azevedo da Silva Lisiane Sias Manke | UFPel UFPel |
| 15:06 | GÊNERO, CAPACIDADE COGNITIVA E VIOLÊNCIA: ANÁLISE DE UM PROCESSO CRIME NA CIDADE DE CAXIAS, RS (1925) | Marcelo Marin Alves Fernando Ripe | UFPel UFPel |
| 15:18 | A IRREVERÊNCIA E O ATIVISMO DO GRUPO FEMINISTA UNIVERSITÁRIO LIBERTA (POA/RS – 1980-1983) | Fabiana Pinheiro da Costa | UFRGS |
| 15:30 | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, GÊNERO E TECNOLOGIA: ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A PRESENÇA FEMININA NA ÁREA TECNOLÓGICA (2010-2024) | Stéfani Mano Valmini Eliana Rela | UCS UCS |
| 18 minutos para o debate |
Sala E
Quarta-feira 01/10/25, 14:30 – 16:00
Sessão de comunicações 1
Número da sala/CEHUS: 36
Coordenadora: Joseane Cruz Monks
Monitora: Erika dos Santos Bonow
| 14:30 | UM ESTUDO SOBRE AS PRIMEIRAS PROFESSORAS DA ESCOLA TÉCNICA DE PELOTAS | Waleska Ribeiro Villar Adriana Duarte Leon | IFSUL IFSUL |
| 14:42 | PLATAFORMAS DIGITAIS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: PESQUISA, PRESERVAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO PATRIMÔNIO EDUCATIVO | Giani Rabelo | UNESC |
| 14:54 | PATRIMÔNIO HISTÓRICO-EDUCATIVO: EM INTERFACE A PRODUÇÃO DE UMA PROFESSORA ARTESÃ (1972-2019) | Joseane Cruz Monks | UFPel |
| 15:06 | AS ESCOLAS DA ÁREA INDUSTRIAL DE PORTO ALEGRE (RS) NO COTIDIANO DA CIDADE: PERCEPÇÕES A PARTIR DO JORNAL A FEDERAÇÃO (1915-1937) | Natália Gil | UFRGS |
| 15:18 | ESCOLA NORMAL ASSUNTA FORTINI: BARÃO 1965 a 1970 E OS CONVITES DE FORMATURA | Fernanda Rodrigues Zanatta | UCS |
| 15:30 | A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE JUVENIL LUTERANA PELAS PÁGINAS DO PERIÓDICO O JOVEM LUTERANO (1929-1971) | Elias Kruger Albrecht | UFPel |
| 18 minutos para o debate |
Sala F
Quarta-feira 01/10/25, 14:30 – 16:00
Sessão de comunicações 1
Número da sala/CEHUS: 43
Coordenadora: Carolina Monteiro
Monitora: Shaiany Gonçalves da Silva Nunes
| 14:30 | A EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL EM PELOTAS/RS: ENTRE PRÁTICAS MUNICIPALISTAS E RELATOS DOCENTES (1990- 2020) | Shaiany Gonçalves da Silva Nunes Giana Lange do Amaral | UFPel UFPel |
| 14:42 | CONHECIMENTOS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PLANEJAMENTOS DE UM ESTÁGIO DE DOCÊNCIA | Laura Vitória Gomes | UFPel |
| 14:54 | O USO DO DITADO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE ESCRITA DOS ALUNOS: UM ESTUDO A PARTIR DO MATERIAL DE UMA PROFESSORA (2010) | Daniela Tuchtenhagen Vania Grim Thies | UFPel UFPel |
| 15:06 | QUE VALOR TEM O DITADO? UM ESTUDO A PARTIR DA OBRA “DIDÁTICA DA ESCOLA NOVA” DE AGUAYO (1930- 1960) | Carolina Monteiro | UFRGS |
| 15:18 | MEMÓRIAS DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPEL | Eduarda Kaster Neutzling Vitória Kaster Neutzling Gilceane Caetano Porto | UFPel UFPel UFPel |
| 15:30 | ENTRE ARQUIVOS E MEMÓRIAS: O TECES E A PRÁTICA TEATRAL NO ATHENEU SERGIPENSE (1956-1963) | Patricia Brunet Carvalho de Andrade João Paulo Gama Oliveira | UFS UFS |
| 18 minutos para o debate |
Sala G
Quarta-feira 01/10/25, 17:30 – 19:00
Sessão de comunicações 2
Número da sala/CEHUS: Auditório
Coordenadora: Maria Augusta Martiarena
Monitora: Sabrina Klug Thurow
| 17:30 | SOB LENTES DE GÊNERO: A HISTÓRIA DO 17º NÚCLEO DO CPERS/SINDICATO EM BAGÉ/RS (1979-1995) | Diênifer Alves Ramos da Rosa Lisiane Sias Manke | UNIPAMPA UFPel |
| 17:42 | A CONTRIBUIÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA PARA A FORMAÇÃO LEITORA: ANÁLISE COMPARATIVA DO PROJETO ARARIBÁ (EDIÇÕES 2007 E 2022) | Lisiane Sias Manke Sabrina Klug Thurow | UFPel UFPel |
| 17:54 | PROTAGONISMO NEGRO E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO: UMA EDUCADORA NEGRA NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS | Matheus Goulart Tanhote Lisiane Sias Manke | UFPel UFPel |
| 18:06 | O “AVESSO DA PELE” DOS PROFESSORES NEGROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO RS: A MEMÓRIA E O RACISMO | José Adriano Custódio Ferreira Dóris Bittencourt Almeida | UFRGS UFRGS |
| 18:18 | A TRAJETÓRIA DA PROFESSORA CLOTILDE STEFFENS DO AMARAL NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO ARROIO NO INÍCIO DO SÉC. XX | Pietro da Silva D’Agostini Maria Augusta Martiarena | IFRS IFRS |
| 18:30 | ASPECTOS DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE JAGUARÃO NO INÍCIO DO SÉCULO XX | Carlos José de Azevedo Machado Gonçalves Giana Lange do Amaral | UFPel UFPel |
| 18 minutos para o debate |
Sala H
Quarta-feira 01/10/25, 17:30 – 19:00
Sessão de comunicações 2
Número da sala/CEHUS: 30
Coordenadora: Jezuina Kohls Schwanz
Monitor: Sofia Giglio Pires
| 17:30 | AS REPRESENTAÇÕES DA ESCOLA RURAL PARA A COMUNIDADE ESCOLAR: ANÁLISES POSSÍVEIS A PARTIR DE UMA REVISÃO DE LITERATURA | Eveline Fischer José Edimar de Souza | UCS UCS |
| 17:42 | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO LITORAL NORTE GAÚCHO: LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE FONTES FOTOGRÁFICAS DIGITAIS (1943-1995) | Keila da Silva Souza Maria Augusta Martiarena | IFRS IFRS |
| 17:54 | VESTÍGIOS ESCOLARES, MEMÓRIAS COLETIVAS: O PATRIMÔNIO HISTÓRICO-EDUCATIVO DAS ESCOLAS RURAIS DESATIVADAS DE HULHA NEGRA (1944–1992) | Simone Gomes de Faria | UFPel |
| 18:06 | ESCOLAS PRIMÁRIAS RURAIS DO ANTIGO DISTRITO DE MORRETES, SC: UM ESTUDO SOBRE PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS EDUCATIVOS | Odécia Almeida de Souza da Silva Maria Aparecida Casagrande Giani Rabelo | UNESC UNESC UNESC |
| 18:18 | COLÉGIO ESTADUAL FÉLIX DA CUNHA, PELOTAS, RS: REPRESENTAÇÕES, IDENTIDADE E PERTENCIMENTO A PARTIR DA SUA EDIFICAÇÃO (DÉCADAS DE 1940 À 2020) | Jezuina Kohls Schwanz Giana Lange do Amaral | UFPel UFPel |
| 18:30 | EMEF VILA MONTE CRISTO 30 ANOS E A EMERGÊNCIA DA PRIMEIRA SIR EM PORTO ALEGRE/RS (1995-2025) | Marcos da Silva Demetrio Geana Taisa Machado Krause Valeska Alessandra de Lima | UFRGS UFRGS UFRGS |
| 18 minutos para o debate |
Sala I
Quarta-feira 01/10/25, 17:30 – 19:00
Sessão de comunicações 2
Número da sala/CEHUS: 33
Coordenador: Eduardo Arriada
Monitora: Carolina dos Santos Espíndola
| 17:30 | PRODUÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR (PC) PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO MOVIMENTO DA POLÍTICA CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO (RME) DE FLORIANÓPOLIS/SC: UM OLHAR A PARTIR DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, NO PERÍODO DE 1997-2004 | Liziane Borges Fagundes | UFSC |
| 17:42 | ABORDAGENS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE BRASIL E URUGUAI (2014-2017) | Carolina dos Santos Espindola Eduardo Arriada | UFPel UFPel |
| 17:54 | O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA LEITURA INICIAL DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) | Mariana de Oliveira Scherdien Lisiane Sias Manke | UFPel UFPel |
| 18:06 | A DISCUSSÃO SOBRE A POLÍTICA DE CICLOS NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PORTO ALEGRE E A NOÇÃO DE QUALIDADE NOS DEBATES OFICIAIS DA SMED, NA GRANDE MÍDIA E NA ESCOLA DURANTE A ADMINISTRAÇÃO POPULAR (1993-2000) | Vitória Gabrielli da Silva | UFRGS |
| 18:18 | A EDUCAÇÃO EM JAGUARI-RS: COLÉGIO SÃO JOSÉ (1925-1982) | Rackel Ferreira da Fonseca Tambara | PUC-RS |
| 18:30 | POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL (1989-2019): PERMANÊNCIAS E RUPTURAS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | Vanessa Ribeiro Diogo Gabriella das Neves Furtado Gilceane Caetano Porto | UFPel UFPel UFPel |
| 18 minutos para o debate |
Sala J
Quarta-feira 01/10/25, 17:30 – 19:00
Sessão de comunicações 2
Número da sala/CEHUS: 35
Coordenador: Claudemir de Quadros
Monitora: Milena Santos Gonçalves
| 17:30 | COMEMORAÇÕES DA SEMANA DA PÁTRIA DE 1941: CARAVANAS DE ESTUDANTES DAS COLÔNIAS ALEMÃS E ITALIANAS EM PORTO ALEGRE | Claudemir de Quadros | UFSM |
| 17:42 | A CAMPANHA DE NACIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TEUTO BRASILEIRA: UM ESTUDO DO ESTADO DO CONHECIMENTO | Milena Santos Gonçalves Patrícia Weiduschadt | UFPel UFPel |
| 17:54 | DO OBJETO ÀS FONTES: A EDITORIA ARTES PLÁSTICAS DA REVISTA BRAVO! E AS FORMAS DE EDUCAR (1997-2013) | Lislaine Sirsi Cansi | UFPel |
| 18:06 | “ÉRAMOS CRIANÇAS DENTRO DA UNIVERSIDADE”: O COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFRGS PELAS NARRATIVAS DE ESTUDANTES DOS ANOS 1970 | Gabriela Kohlrausch Henkel Dóris Bittencourt Almeida | UFRGS UFRGS |
| 18:18 | EDUCAR E INSTRUIR: EDUCAÇÃO PÚBLICA EM MORRO REDONDO/RS NO INÍCIO DA REPÚBLICA | Elomar Tambara | UFPel |
| 18:30 | DOIS OLHARES SOBRE A MESMA HISTÓRIA: O QUE DISSERAM AS CAPAS DOS JORNAIS MINUANO E CORREIO DO SUL DO ANÚNCIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA EM BAGÉ/RS | Simôni Costa Monteiro Gervasio Franciele de Araújo Loureiro Lucas dos Santos Pintos | UNIPAMPA UNIPAMPA UNIPAMPA |
| 18 minutos para o debate |
Sala K
Quarta-feira 01/10/25, 17:30 – 19:00
Sessão de comunicações 2
Número da sala/CEHUS: 36
Coordenadora: Circe Mary Silva da Silva
Monitor: Jonatan Eduardo Münchow
| 17:30 | A ARITMÉTICA DE RIVAIL OU ALLAN KARDEC: UM DISCÍPULO DE PESTALOZZI | Circe Mary Silva da Silva | UFPel |
| 17:42 | AS ENCHENTES NO RS (2024) E A RECONFIGURAÇÃO DO CAMPO EDUCATIVO COMO ESPAÇO DE ACOLHIMENTO: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O TEMA | Elisângela Cândido da Silva Dewes José Edimar de Souza | UCS UCS |
| 17:54 | A EMERGÊNCIA DA CULTURA DIGITAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ANÁLISE HISTÓRICA SOBRE A CONSTITUIÇÃO DOS EDUTUBERS | Bruno Fernandes dos Santos Fernando Ripe Jonatan Eduardo Münchow | UFPel UFPel UFPel |
| 18:06 | TABOADAS EM PAPEL: IMPRESSOS ARITMÉTICOS EM PORTUGAL E NO BRASIL (SÉCULOS XVIII–XIX) | Circe Mary Silva da Silva Jonatan Eduardo Münchow Fernando Ripe | UFPel UFPel UFPel |
| 18:18 | PRÁTICAS FORMATIVAS E REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NO ESTÁGIO DE ADMINISTRAÇÃO DO LAR II (1964) | Danielle Boeira Fernando Ripe | UFPel UFPel |
| 18:30 | REFLEXÕES SOBRE O PESQUISAR NO CAMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO A PARTIR DA TRAJETÓRIA DE PESQUISA EM TRÊS TEMPOS | Nikole Schellin Wille Danielle Boeira Weliton Barbosa Kuster | UFPel UFPel UFPel |
| 18 minutos para o debate |
Sala L
Quarta-feira 01/10/25, 17:30 – 19:00
Sessão de comunicações 2
Número da sala/CEHUS: 43
Coordenadora: Karen Laiz Krause Romig
Monitora: Monique Beatriz Klumb
| 17:30 | A ARTESANIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA DOMINICAL DA IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL (1970-2000) – ALGUMAS REFLEXÕES | Karen Laiz Krause Romig Patrícia Weiduschadt | UFPel UFPel |
| 17:42 | A ESCRITA COMO PRÁTICA COTIDIANA: O USO DE LISTAS POR UM AGRICULTOR NA ORGANIZAÇÃO DE FINANÇAS E COMPRAS (SÉCULO XX E XXI) | Tifani Schneid Affeldt Monique Beatriz Klumb Vania Grim Thies | UFPel UFPel UFPel |
| 17:54 | ACERVO PRISIONAL: PATRIMÔNIO HISTÓRICO EDUCATIVO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO | Lilian Signorini Lafuente Lisiane Sias Manke | UFPel UFPel |
| 18:06 | PATRIMÔNIO HISTÓRICO EDUCATIVO, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, MEMÓRIA ESCOLAR E OS PERCURSOS GUIADOS EM ESCOLAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA | Gladis Carolina Barcellos Saavedra Alessandro Carvalho Bica | UNIPAMPA UNIPAMPA |
| 18:18 | LIVRO DIDÁTICO DA EJA COMO PATRIMÔNIO EDUCACIONAL: QUESTÕES RACIAIS NA COLEÇÃO ALCANCE EJA | Marcia Casilde Reis Domingues Alessandra Amaral da Silveira Caroline Braga Michel | FURG FURG FURG |
| 18:30 | TRAJETÓRIAS DE LIDERANÇAS DO CPERS (1970-1990) PELAS NARRATIVAS ORAIS: POTENCIALIDADES PARA A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | Flávio Correia Nardy | UFRGS |
| 18 minutos para o debate |
Sala M
Quinta-feira 02/10/25, 08:30 – 10:00
Sessão de comunicações 3
Número da sala/CEHUS: 28
Coordenador: Marcelo Vianna
Monitora: Sabrina Klug Thurow
| 08:30 | VOZES SILENCIADAS: PATRIMÔNIO HISTÓRICO-EDUCATIVO E MEMÓRIA NA TRAJETÓRIA DA ESCOLA ELYSEU PAGLIOLI (1988–1992) | Geana Taisa Machado Krause | UFRGS |
| 08:42 | DOCUMENTAÇÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: EXPERIÊNCIAS NO ACERVO HISTÓRICO-EDUCATIVO DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS (1950–2025) | Sammie Fernandes Machado | UCPel |
| 08:54 | PROJETO E ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇO DIGITAL PARA PRESERVAÇÃO E DIFUSÃO DE PATRIMÔNIO MÚSICO-EDUCATIVO ESCOLAR | Gabriel dos Santos Fredes Lúcia Helena Pereira Teixeira | UNIPAMPA UNIPAMPA |
| 09:06 | MEMÓRIA EM RISCO: SALVAGUARDA DE REGISTROS FOTOGRÁFICOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NAS REDES SOCIAIS DO IFRS | Manoella da Silva Bruhn Marcelo Vianna | IFRS IFRS |
| 09:18 | ARQUIVOS ESCOLARES COMO LUGARES DE MEMÓRIA: OS LIVROS DE MATRÍCULA DO CEEP ÁLVARO MELO VIEIRA | Flordeni Santos Matos Freitas Cíntia Borges de Almeida | UESC UESC |
| 09:30 | ORDEM AUXILIADORA DE SENHORAS EVANGÉLICAS E ATUAÇÃO DAS MULHERES NOS PROCESSOS EDUCATIVOS EM PELOTAS/RS: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES (1920-1970) | Andressa V. Soares Falcão Patrícia Weiduschadt | UFPel UFPel |
| 18 minutos para o debate |
Sala N
Quinta-feira 02/10/25, 08:30 – 10:00
Sessão de comunicações 3
Número da sala/CEHUS: 29
Coordenadora: Myrna Susan Gowert Madia Berwaldt
Monitora: Carine Ropke Bunde
| 08:30 | “HAVIA VIDA AQUI NO NOSSO DISTRITO”: UM ESTUDO SOBRE A TRAJETÓRIA DO GINÁSIO DA PAZ (1913-1980 – PORTO ALEGRE/RS) | Dóris Bittencourt Almeida Gabriela Kohlrausch Henkel Ketlen Figueiró Schlotefeldt | UFRGS UFRGS UFRGS |
| 08:42 | GRUPOS FOLCLÓRICOS ALEMÃES NO BRASIL: ESTADO DO CONHECIMENTO E CONTRIBUIÇÕES À HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | Carine Ropke Bunde Patrícia Weiduschadt | UFPel UFPel |
| 08:54 | ENTRE ORDENS E REPRESENTAÇÕES: A CONSTRUÇÃO DO COLÉGIO TIRADENTES DE PELOTAS SOB A ÓTICA DE SEUS COMANDANTES | Lucas da Silva Xavier | UFRGS |
| 09:06 | BOLETINS ESCOLARES NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NORMAL DO SEMINÁRIO CONCÓRDIA (1938 A 1945) | Myrna Susan Gowert Madia Berwaldt Patrícia Weiduschadt | UFPel UFPel |
| 09:18 | O FAZER INTELECTUAL E SUA CONSTRUÇÃO HISTÓRICO- CULTURAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | Josiane Navarrina Milano Muller Pâmela Soares Jardim | UNIPAMPA UNIPAMPA |
| 30 minutos para o debate |
Sala O
Quinta-feira 02/10/25, 08:30 – 10:00
Sessão de comunicações 3
Número da sala/CEHUS: 33
Coordenadora: Adriene C. Ferreira Jerozolimski
Monitor: Rafael Santos da Rosa
| 08:30 | O MANUAL AGRÍCOLA CULTURA DOS CAMPOS COMO LIVRO PARA EXERCÍCIO DA LEITURA NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS NO INÍCIO DO SÉCULO XX | Adriene C. Ferreira Jerozolimski Vania Grim Thies | UFPel UFPel |
| 08:42 | UM MANUAL DIDÁTICO NO MUSEU: INDÍCIOS DA FORMAÇÃO NO CAMPO NO RIO GRANDE DO SUL | Lizandra Caon Bittencourt | UFRGS |
| 08:54 | ARQUITETURA ESCOLAR EM PELOTAS E O MOVIMENTO NEOCOLONIAL (1930-1950) | Estela Maris Reinhardt Piedras Raquel Azambuja Santos | UFPel UFPel |
| 09:06 | O USO DE DOCUMENTÁRIOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | Antônio Gislei do Prado Martins Victória Fernandes Carvalho Simôni Costa Monteiro Gervasio | UNIPAMPA UNIPAMPA UNIPAMPA |
| 09:18 | O ANTIGO SEBO ZÉ CARIOCA COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-EDUCATIVO: PRÁTICAS DE COLECIONISMO E CULTURA IMPRESSA EM PELOTAS (1990-2000) | Rafael Santos da Rosa | UFPel |
| 30 minutos para o debate |
Sala P
Quinta-feira 02/10/25, 08:30 – 10:00
Sessão de comunicações 3
Número da sala/CEHUS: 43
Coordenador: Bruno Carvalho Vieira
Monitor: Victor Gracia Stoll
| 08:30 | O TRADICIONALISMO GAÚCHO DISSEMINADO NA REVISTA DO ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL (DÉCADAS DE 1950 E 1960) | Bruno Carvalho Vieira | UFPel |
| 08:42 | “SE OUÇO… ESQUEÇO, SE VEJO… LEMBRO, SE FAÇO… APRENDO”: PRESCRIÇÕES SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO NA REVISTA DO ENSINO/RS (1951-1978) | Vitor Garcia Stoll Patrícia Weiduschadt Alessandro Carvalho Bica | UFPel UFPel UNIPAMPA |
| 08:54 | CONTRIBUIÇÕES DA REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PARA O CAMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE SUAS PUBLICAÇÕES | Eduarda Hartwig Centeno Denise Nascimento Silveira | UFPel UFPel |
| 09:06 | LIVROS DIDÁTICOS DE AFONSO GUERREIRO LIMA (RS, PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX) | Chéli Nunes Meira Lisiane Sias Manke | E. Castro Alves UFPel |
| 09:18 | LIVROS DIDÁTICOS ITALIANOS PARA AS ESCOLAS NO EXTERIOR: PRODUÇÃO EDITORIAL E POLÍTICA EDUCATIVA TRANSNACIONAL (1922-1943) | Renata Brião de Castro | USP |
| 09:30 | AUTORIA DIDÁTICA E AS “HISTÓRIAS” QUE OS LIVROS DE ALFABETIZAÇÃO NOS CONTAM | Thaise da Silva Camila Casaril Arboite | UFRGS UFRGS |
| 18 minutos para o debate |
Sala Q
Quinta-feira 02/10/25, 08:30 – 10:00
Sessão de comunicações 3
Número da sala/CEHUS: Auditório
Coordenadora: Natália Gil
Monitora: Nikole Schellin Wille
| 08:30 | DO CADERNO À TELA: VESTÍGIOS DO PLANEJAMENTO DOCENTE NO ENSINO REMOTO | Gabriella das Neves Furtado Vanessa Ribeiro Diogo Gilceane Caetano Porto | UFPel UFPel UFPel |
| 08:42 | O TEMA DA QUALIDADE DE ENSINO NOS PERIÓDICOS “O POVO” E “DIÁRIO DE PERNAMBUCO”: OS CAMINHOS DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO | Estela Damião Angelo Natália Gil | UFRGS UFRGS |
| 08:54 | REPRESENTAÇÕES DE INSTRUÇÃO NO JORNAL ALTO MADEIRA (PORTO VELHO/RONDÔNIA, 1917–1920) | Ricardo Costa de Sousa Cássio Michel dos Santos Camargo | UNIR UNIR |
| 09:06 | RESGATE DE PATRIMÔNIO MÚSICO-EDUCATIVO NA CIDADE DE BAGÉ/RS: REFLEXÕES SOBRE OS CAMINHOS METODOLÓGICOS DE UMA PESQUISA | Cecília Concilio de Melo Lúcia Helena Pereira Teixeira | UNIPAMPA UNIPAMPA |
| 09:18 | TECENDO MEMÓRIAS: NARRATIVAS DE MULHERES SOBRE PROCESSOS DE EVASÃO E SUA REINSERÇÃO NA EJA | Sofia Amanda Loeblein Fleck Luciane Sgarbi Santos Grazziotin | UNISINOS UNISINOS |
| 09:30 | A NACIONALIZAÇÃO DO ENSINO NA REGIÃO DA SERRA DOS TAPES/RS: UMA PROPOSTA DE INTERLOCUÇÃO ENTRE OS REGISTROS DE UM CADERNO ESCOLAR E AS LEMBRANÇAS DE UMA ESTUDANTE (SÉCULO XX) | Nikole Schellin Wille Vania Grim Thies | UFPel UFPel |
| 18 minutos de debate |
Sala R
Quinta-feira 02/10/25, 08:30 – 10:00
Sessão de comunicações 3
Número da sala/CEHUS: 44
Coordenador: Weliton Barbosa Kuster
Monitora: Laryssa Celestino Serralheiro
| 08:30 | O PATRIMÔNIO HISTÓRICO-EDUCATIVO PRESENTE NOS RELATOS ORAIS DE PROFESSORAS DE GERAÇÕES DISTINTAS (1938-1985) | Ana Laura Bonini R. de Souza Rosane Michelli de Castro Bruno Henrique Machado | UNESP UNESP FURG |
| 08:42 | ENTRE ACERVOS E MEMÓRIAS: IRENE LORENZINI COMO GUARDIÃ DE MEMÓRIAS DA ESCOLA PRIMEIRO DE MAIO (PORTO ALEGRE, 1977-2025) | Sibila Francine Tengaten Binotto | UFRGS |
| 08:54 | O PAPA, OS SURDOS E A POLÍTICA DO SAGRADO: UMA ANÁLISE DA VISITA PAPAL AO INSTITUTO DE SURDOS-MUDOS DE PARIS (1805) | Weliton Barbosa Kuster Patrícia Weiduschadt | UFPel UFPel |
| 09:06 | A COLEÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO DA SOCIEDADE POLÔNIA DE PORTO ALEGRE: VESTÍGIOS IMPRESSOS | Cláudia Severo Maria Stephanou | UFRGS UFRGS |
| 30 minutos de debate |
Sala S
Quinta-feira 02/10/25, 10:30 – 12:00
Sessão de comunicações 4
Número da sala/CEHUS: 28
Coordenadora: Simôni Costa Monteiro Gervasio
Monitora: Laryssa Celestino Serralheiro
| 10:30 | DA FÁBRICA À SALA DE AULA: A ESCOLA DENTRO DA FÁBRICA DE TECIDOS RHEINGANTZ E AS POSSIBILIDADES DE ANÁLISE DE RELATÓRIOS FABRIS COMO DOCUMENTOS À HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ENTRE OS ANOS DE 1884 E 1900 | Pâmela Pereira de Pinho Eduardo Arriada | UFPel UFPel |
| 10:42 | CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS DO ORFANOTRÓFIO SANTO ANTÔNIO PÃO DOS POBRES EM UMA PESQUISA HISTÓRICA (PORTO ALEGRE, SÉCULO XX) | Laryssa Celestino Serralheiro | UFPel |
| 10:54 | “VIVA A INSTRUÇÃO!”: O JORNAL A PATRIA E O GRUPO ESCOLAR PADRE DANTAS – MARUIM/SE (1938-1939) | Marília Marques Cruz Silva Accioly João Paulo Gama Oliveira | UFS UFS |
| 11:06 | OFICINA ON-LINE DE ANÁLISE DOCUMENTAL: POTENCIALIDADES DE APRENDIZAGENS NA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | Gabriel Lucas Kanaan Alessandro Carvalho Bica Simôni Costa Monteiro Gervasio | UNIPAMPA UNIPAMPA UNIPAMPA |
| 11:18 | DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ERA DIGITAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DENTRO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | Larissa Soares Moraes Alessandro Carvalho Bica Samanta Barbosa Bergmam | UNIPAMPA UNIPAMPA UNIPAMPA |
| 30 minutos de debate |
Sala T
Quinta-feira 02/10/25, 10:30 – 12:00
Sessão de comunicações 4
Número da sala/CEHUS: 29
Coordenadora: Ariane dos Reis Duarte
Monitora: Agnes Hobus Jeske
| 10:30 | DA ÓPERA AOS SERÕES MUSICAIS: A HISTÓRIA DE VIDA CONTADA PELO ACERVO PESSOAL DE UMA PROFESSORA DE MÚSICA | Ana Verusca Lauer dos Santos Simôni Costa Monteiro Gervasio | UNIPAMPA UNIPAMPA |
| 10:42 | CULTURA ESCOLAR E PRÁTICAS E SABERES EDUCATIVOS NÃO-ESCOLARES: NARRATIVAS HISTÓRICO-EDUCATIVAS NOS MUSEUS DO SERIDÓ POTIGUAR (2022-2025) | Eduardo Cristiano Hass da Silva | UFRN |
| 10:54 | DE BILHETES E INFÂNCIAS: A ESCRITA À MARGEM E A TRANSGRESSÃO | Helena Figueiredo dos Santos Silva Carolina Monteiro | UFRGS UFRGS |
| 11:06 | UM DIÁRIO A MUITAS MÃOS: PRÁTICAS E SENSIBILIDADES EM REGISTROS DE ALUNAS (NOVO HAMBURGO,1952-1955) | Estela Denise Schütz Brito Ariane dos Reis Duarte | UNISINOS UFRGS |
| 11:18 | “OBRIGADO POR TODO CARINHO, VOCÊ MORA NO MEU CORAÇÃO”: CARTAS, CARTÕES E BILHETES DO ARQUIVO PESSOAL DE UMA PROFESSORA (PELOTAS, 1985-2015) | Agnes Hobus Jeske Vania Grim Thies | UFPel UFPel |
| 30 minutos para o debate |
Sala U
Quinta-feira 02/10/25, 10:30 – 12:00
Sessão de comunicações 4
Número da sala/CEHUS: 33
Coordenador: Marcos Hinterholz
Monitor: Franklin Donatello Rosa
| 10:30 | MEMÓRIAS E REFLEXÕES DE ESTAGIÁRIAS SOBRE O ENSINO REMOTO COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL | Luiza da Silva Tessmer Duarte Bruna Mesquita Lamas Gilceane Caetano Porto | UFPel UFPel UFPel |
| 10:42 | CORPO, CONSUMO E CONTROLE: A PEDAGOGIA ESTÉTICA NAS PROPAGANDAS DO JORNAL DAS MOÇAS | Samanta Barbosa Bergmam Alessandro Carvalho Bica Simôni Costa Monteiro Gervasio | UNIPAMPA UNIPAMPA UNIPAMPA |
| 10:54 | PROJETO “CÁPSULA DO TEMPO”: UMA ANÁLISE DOS RELATOS DE PROFESSORES/AS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 | Mariana Alves Gonçalves Caroline Braga Michel Alessandra Amaral da Silveira | FURG FURG FURG |
| 11:06 | ARITMÉTICA PARA INFÂNCIA A PARTIR DO JORNAL FRUGOLINO | Fernanda Lemos | UCS |
| 11:18 | UMA ANÁLISE DO ASPECTO EDUCATIVO DO JORNAL O LAMPIÃO DA ESQUINA (1978-1981) | Franklin Donatello Rosa | UFPel |
| 30 minutos para o debate |
Sala V
Quinta-feira 02/10/25, 10:30 – 12:00
Sessão de comunicações 4
Número da sala/CEHUS: 43
Coordenadora: Dóris Bittencourt Almeida
Monitor: Dionatan Teixeira de Almeida
| 10:30 | A REVISTA O CRUZEIRO E A CONSTRUÇÃO DA FEMINILIDADE MODERNA: APROPRIAÇÕES PELOTENSES (1950-1960) | Tânia Nair Alvares Teixeira | UFPel |
| 10:42 | A TEORIA DA RECEPÇÃO E A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-EDUCATIVO EM NÍSIA FLORESTA (1810-1885) | Tatiana Afonso Oliveira Eduardo Arriada | UFPel UFPel |
| 10:54 | A REPRESENTAÇÃO DA INFÂNCIA DESVALIDA ATRAVÉS DA IMPRENSA PERIÓDICA DE PELOTAS (DÉCADA DE 1910) | Jeane dos Santos Caldeira | Prefeitura Municipal de Pelotas |
| 11:06 | DE PURIFICAÇÃO DA ALMA À INVASÃO DO CORPO: UM ESTUDO GENEALÓGICO INCIPIENTE DAS PRÁTICAS DE BANHO E DA ESCOLARIZAÇÃO DA SENSIBILIDADE | Dionatan Teixeira de Almeida Fernando Ripe | UFPel UFPel |
| 11:18 | ENSINO PARA A PERCEPÇÃO: AULAS DE DESENHO NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO/UFRGS (1954-1965) | Valeska Alessandra de Lima Dóris Bittencourt Almeida | UFRGS UFRGS |
| 30 minutos para o debate |
Sala W
Quinta-feira 02/10/25, 10:30 – 12:00
Sessão de comunicações 4
Número da sala/CEHUS: 44
Coordenadora: Patricia Weiduschadt
Monitora: Monique Beatriz Klumb
| 10:30 | ROTEIRO TURÍSTICO-EDUCACIONAL EM BAGÉ (RS): MEMÓRIA, PATRIMÔNIO E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO FORA DA SALA DE AULA | Victória Fernandes Carvalho Antônio Gislei do Prado Martins Simôni Costa Monteiro Gervasio | UNIPAMPA UNIPAMPA UNIPAMPA |
| 10:42 | PATRIMÔNIO HISTÓRICO-EDUCATIVO: ATIVIDADES DE EXTENSÃO DESENVOLVIDAS NO CENTRO DE MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO FACED/UFRGS (2023-2025) | Danielle Brum Ginar Telles Sibila Francine Tengaten Binotto Ana Celina Figueira da Silva | UFRGS UFRGS UFRGS |
| 10:54 | MEMÓRIA RURAL: EM UM DIÁRIO FEMININO NO SUL DO RIO GRANDE DO SUL (1998-2001) | Monique Beatriz Klumb Vania Grim Thies | UFPel UFPel |
| 11:06 | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS URBANAS TEUTO-BRASILEIRAS: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO | Valdir Lopes Junior Patrícia Weiduschadt | UFPel UFPel |
| 11:18 | ESCRITOS SOBRE CULTURA ESCOLAR/CULTURA MATERIAL ESCOLAR E ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL, ENTRE O SÉCULO XIX E INÍCIO DO XX | Luana de Jesus Santos João Paulo Gama Oliveira | UFS UFS |
| 30 minutos de debate |
Sala X
Quinta-feira 02/10/25, 10:30 – 12:00
Sessão de comunicações 4
Número da sala/CEHUS: Auditório
Coordenador: João Paulo Gama Oliveira
Monitora: Mariana de Oliveira Scherdien
| 10:30 | DEUTSCHE SCHULEN URBANAS NA AMÉRICA LATINA (1900-1930). PERFORMANCES TRANSFRONTEIRIÇAS? | Maria Angela Peter da Fonseca Patrícia Weiduschadt | UFPel UFPel |
| 10:42 | A FUNDAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR TOBIAS BARRETO: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA NO INTERIOR DE SERGIPE NA DÉCADA DE 1940 | Ruy Moisés Araujo Bispo João Paulo Gama Oliveira | UFS UFS |
| 10:54 | PEQUENOS CANTORES DO GRUPO ESCOLAR SILVEIRA MARTINS, DE BAGÉ/RS: RESULTADOS PARCIAIS DA PESQUISA | Yasmin Messa Martini Lúcia Helena Pereira Teixeira | UNIPAMPA UNIPAMPA |
| 11:06 | EDUCAÇÃO FISCAL COMO PATRIMÔNIO EDUCATIVO EM DISPUTA: ENTRE O SILENCIAMENTO HISTORIOGRÁFICO E A POTÊNCIA EMANCIPADORA | Silvia da Costa Tambara Eduardo Arriada | UFPel UFPel |
| 11:18 | PASSADOS PRESENTES EM ACERVOS ESCOLARES INSUSPEITADOS: ENTRE A DISPERSÃO, A REUNIÃO E A SOBREVIVÊNCIA DA CULTURA MATERIAL ESCOLAR DO RIO GRANDE DO SUL (1930-1980) | Cátia Alves Martins Cláudia Severo Maria Stephanou | UFRGS UFRGS UFRGS |
| 11:30 | CASTELINHO E MEMÓRIA: A ESCOLA, O TEMPO, E AS ÁGUAS NA TRAJETÓRIA DA MAIOR ESCOLA PÚBLICA DO VALE DO TAQUARI | Eduardo Antonio Missio de Matos | UFRGS |
| 18 minutos para o debate |