Dúvidas frequentes

Asphe é a sigla para Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, que foi criada no final de 1995 e fundada oficialmente em 1996. Desde então, a Asphe busca realizar encontros anuais, variando de cidades e instituições a cada edição, com focos em distintas temáticas, promovendo assim o debate e a interlocução entre os pesquisadores da área. Para saber mais sobre a Asphe, acesse o site https://asphers.wordpress.com/

O 30º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação – Asphe acontecerá entre os dias 01, 02 e 03 de outubro de 2025 e terá como tema “Patrimônio Histórico-Educativo: passados presentes na História da Educação”. O objetivo é discutir o campo da História da Educação, considerando o Patrimônio Histórico-Educativo em suas diferentes temporalidades no que se refere às práticas educativas em contextos escolarizados e não escolarizados. Os passados presentes na História da Educação remetem à compreensão de que, na operação historiográfica, há passados múltiplos que ecoam no presente.

Com essa expectativa, a Universidade Federal de Pelotas – UFPel, por meio da Faculdade de Educação e dos Programas de Pós-Graduação em Educação – PPGE e Programa de Pós-Graduação em História – PPGH, receberá de modo acolhedor pesquisadores/as e interessados/as na História da Educação, dispostos a refletir e divulgar suas pesquisas e produções no 30º Encontro da Asphe, visando fortalecer diálogos, estudos e parcerias em torno do Patrimônio Histórico-Educativo.

Para mais informações sobre o próximo evento, navegue pelos menus deste mesmo site.

O evento será realizado na cidade de Pelotas/RS, sediado pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel.

No menu “Programação” deste site, é possível conferir mais detalhadamente os prédios e dias/horários nos quais acontecerá o evento. Os principais são:

– Centro de Artes – CA/UFPel

Auditório 2: R. Álvaro Chaves, 65 – Centro, Pelotas/RS

– Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem – Cehus/UFPel.

Salas de aula: R. Cel. Alberto Rosa, 117 – Centro, Pelotas/RS)

Constam também na programação as informações sobre os acervos e endereços para visitação, bem como os locais de confraternização dos participantes.

O 30º Encontro da ASPHE será realizado de 01 a 03 de outubro de 2025. Para informações sobre prazos de inscrição, acesse o menu “Inscrições”. Para conferir a programação detalhada do evento, acesse o menu “Programação”.

O público alvo do 30º Encontro da Asphe compreende: Associados da Asphe, pesquisadores, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação das áreas de educação, história e afins. Para saber mais detalhes sobre a temática e os objetivos do evento, acesse o menu “Apresentação”.

Para conhecer os membros da comissão organizadora, comissão científica, bem como entidades realizadoras e apoiadores do evento, acesse o submenu “Organização” em “Apresentação”.

Para conhecer os prazos de inscrição e submissão de trabalhos, acesse o menu “Inscrições” e “Submissão de trabalhos”.

O prazo previsto para divulgação da lista final dos trabalhos aprovados é a partir de 20/08/2025. A relação de nomes e títulos poderá ser conferida no menu “Submissão de trabalhos”.

Posteriormente, será divulgada a grade de apresentação dos trabalhos, no submenu “Sessões de comunicações”, no menu “Programação”.

A inscrição no evento deverá ser efetivada mediante preenchimento da ficha de inscrição, disponível nos itens “Inscrição de apresentador” e “Inscrição de ouvinte”, no menu “Inscrições”. Nos formulários, haverá um campo para envio do comprovante da transferência bancária no valor correspondente à soma do tipo de inscrição escolhida com a anuidade da Asphe (de acordo com cada caso).

Clique em “Inscrições” para mais detalhes.

O valor da inscrição varia de acordo com a modalidade (ouvinte ou apresentador) e formação acadêmica do participante. Para conferir os valores detalhados, acesse o menu “Inscrições”.

Os pagamentos da inscrição e da anuidade da Asphe 2025 deverão ser realizados mediante transferência bancária e/ou via Pix. Os dados bancários serão disponibilizados no menu “Inscrições”.

Para participar como ouvinte (em geral e alunos de graduação) – sem apresentação de trabalho, não é necessário estar associado à Asphe. Entretanto, para participar, deve se inscrever e pagar uma taxa de inscrição do evento, de acordo com a categoria.

Para participar como apresentador de trabalho é obrigatório estar associado à Asphe, além de pagar o valor da inscrição do evento. Os apresentadores ainda não associados deverão pagar o valor da inscrição + valor da anuidade 2025.

Para conferir os valores de cada modalidade, acesse o quadro detalhado no menu “Inscrições”.

As propostas devem obrigatoriamente ser enviadas de acordo com as normas que constam no modelo de resumo (template) para o 30º Encontro da Asphe. Aquelas que forem enviadas fora do padrão não serão avaliadas pela comissão científica.

Para fazer o download do arquivo com o template, clique aqui: “link do arquivo do template”.

Os trabalhos enviados para o 30º Encontro da ASPHE devem ser, necessariamente, relacionados ao campo da História da Educação e os referidos resumos devem apresentar objetivos, documentação, perspectiva teórico-metodológica, período temporal, conclusões e referências.

Para mais informações sobre as normas de submissão de trabalhos, confira o menu “Submissão de trabalhos”.

Cada autor poderá submeter até dois trabalhos como autor e/ou coautor. Não é preciso pagar a inscrição novamente ao enviar o segundo trabalho.

A submissão dos trabalhos será realizada via e-mail 30asphe@gmail.com, somente por um dos autores. 

Porém, todos os autores devem se inscrever no evento, pelo link do formulário de inscrição em “Inscrições” e pagar as taxas do evento e de anuidade da Asphe, de acordo com a sua categoria.

Para mais informações, confira o menu “Inscrições” e “Submissão de trabalhos”.

Não é preciso pagar a inscrição novamente ao enviar o segundo trabalho.

Cada autor poderá submeter até dois trabalhos como autor e/ou coautor.

A submissão dos trabalhos será realizada via e-mail 30asphe@gmail.com, somente por um dos autores. 

Porém, todos os autores devem se inscrever no evento, pelo link do formulário de inscrição em “Inscrições” e pagar as taxas do evento e de anuidade da Asphe, de acordo com a sua categoria. 

Para mais informações, confira o menu “Inscrições” e “Submissão de trabalhos”.

São permitidos até três autores por trabalho.

Cada autor poderá submeter até dois trabalhos como autor e/ou coautor. Não é preciso pagar a inscrição novamente ao enviar o segundo trabalho.

A submissão dos trabalhos será realizada via e-mail 30asphe@gmail.com, somente por um dos autores. 

Porém, todos os autores devem se inscrever no evento, pelo link do formulário de inscrição em “Inscrições” e pagar as taxas do evento e de anuidade da Asphe, de acordo com a sua categoria. 

Para mais informações, confira o menu “Inscrições” e “Submissão de trabalhos”.

A Comissão Científica do 30º Encontro da Asphe adotará os seguintes parâmetros para avaliar os textos enviados:

  • Atendimento das normas de apresentação – template do evento;
  • Atualidade e relevância da temática;
  • Indicação clara dos objetivos;
  • Metodologia da pesquisa;
  • Discussão teórica atualizada;
  • Adequação da bibliografia;
  • Adequação às normas da ABNT.

Para mais informações, confira o menu “Submissão de trabalhos”.

Serão dois tipos de publicações resultantes do evento: o “Caderno de Resumos do 30º Encontro da Asphe” e os “Anais do 30º Encontro da Asphe”.

Os resumos dos trabalhos enviados para submissão e apresentação no evento serão reunidos no “Caderno de resumos do 30º Encontro da Asphe”, que será publicado e disponibilizado até a data do evento, para conferência dos participantes, no menu “Publicações” e será enviado também via e-mail aos inscritos – apresentadores e ouvintes.

Posteriormente ao evento, aqueles participantes que apresentaram efetivamente o trabalho no evento serão convidados a preparar uma versão ampliada de seu resumo, em formato de artigo (template a ser disponibilizado mais adiante), para integrar a publicação em um E-book do evento – “Anais do 30º Encontro da Asphe”, o que é opcional aos autores, sem obrigação de participar desta obra coletiva. Para isso, será dado um prazo maior para escrita do artigo após o término do Encontro, a ser informado nos próximos meses e o livro/ebook será publicado e divulgado na internet, site do evento e redes sociais, tão logo seja possível.

Para mais informações, confira o menu “Publicações”.

Sim. Para inscrever a sua obra na programação de lançamentos de livros e e-books, envie um e-mail para 30asphe@gmail.com até o dia 03/09/2025 com as seguintes informações:

  • Assunto: Lançamento de Livro
  • Autor(es);
  • Título;
  • Ano;
  • Editora;
  • Arquivo com a imagem da capa da obra;
  • Resumo da obra com até 150 palavras.

O lançamento das obras será realizado no primeiro dia do Encontro, 01/10/25 (quarta-feira), às 18:30, no Auditório 2 – Centro de Artes / UFPel (R. Álvaro Chaves, 65 – Centro, Pelotas/RS).

Os inscritos com obras no lançamento terão um tempo para fazer uma breve apresentação do seu livro/e-book aos participantes do evento. Informações mais detalhadas serão divulgadas após o encerramento do prazo de inscrição.

O lançamento de livros será aberto a todos os participantes do evento, que poderão prestigiar também, na sequência, a inauguração da exposição no hall, que contará com um coquetel de recepção.

Os certificados serão digitais, chancelados pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e serão enviados diretamente aos participantes por e-mail, posteriormente, assim que os protocolos do projeto forem concluídos.

Não encontrei a resposta que procurava!

Se você ficou com alguma dúvida sobre o 30º Encontro da Asphe, entre em contato pelo e-mail do evento: 30asphe@gmail.com ou pelo formulário de contato no submenu “Fale conosco”, no menu “Ajuda”.

Realização:

Logo colorido da UFPel
Logo da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - ASPHE

Organização:

Logo do Centro de memória e pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares - HISALES
Logo do Centro de estudos e investigações em História da Educação - CEIHE
Logo do Grupo de pesquisa História e Educação: textos, escritas e leituras - HEDUCA

Apoio:

Logo do Centro de Artes - CA/UFPel
Logo do Centro de documentação - CEDOC / CEIHE
Logo do Centro de memória da educação - CEMEDU - IE/FURG
Logo do Laboratório de Ensino de História - LEH
Logo do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE/UFPel
Logo do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
Logo do Programa de Pós-Graduação em História - PPGH