Asphe é a sigla para Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, que foi criada no final de 1995 e fundada oficialmente em 1996. Desde então, a Asphe busca realizar encontros anuais, variando de cidades e instituições a cada edição, com focos em distintas temáticas, promovendo assim o debate e a interlocução entre os pesquisadores da área. Para saber mais sobre a Asphe, acesse o site https://asphers.wordpress.com/
O 30º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação – Asphe acontecerá entre os dias 01, 02 e 03 de outubro de 2025 e terá como tema “Patrimônio Histórico-Educativo: passados presentes na História da Educação”. O objetivo é discutir o campo da História da Educação, considerando o Patrimônio Histórico-Educativo em suas diferentes temporalidades no que se refere às práticas educativas em contextos escolarizados e não escolarizados. Os passados presentes na História da Educação remetem à compreensão de que, na operação historiográfica, há passados múltiplos que ecoam no presente.
Com essa expectativa, a Universidade Federal de Pelotas – UFPel, por meio da Faculdade de Educação e dos Programas de Pós-Graduação em Educação – PPGE e Programa de Pós-Graduação em História – PPGH, receberá de modo acolhedor pesquisadores/as e interessados/as na História da Educação, dispostos a refletir e divulgar suas pesquisas e produções no 30º Encontro da Asphe, visando fortalecer diálogos, estudos e parcerias em torno do Patrimônio Histórico-Educativo.
Para mais informações sobre o próximo evento, navegue pelos menus deste mesmo site.
O evento será realizado na cidade de Pelotas/RS, sediado pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel.
No menu “Programação” deste site, é possível conferir mais detalhadamente os prédios e dias/horários nos quais acontecerá o evento. Os principais são:
– Centro de Artes – CA/UFPel
Auditório 2: R. Álvaro Chaves, 65 – Centro, Pelotas/RS
– Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem – Cehus/UFPel.
Salas de aula: R. Cel. Alberto Rosa, 117 – Centro, Pelotas/RS)
Constam também na programação as informações sobre os acervos e endereços para visitação, bem como os locais de confraternização dos participantes.
O 30º Encontro da ASPHE será realizado de 01 a 03 de outubro de 2025. Para informações sobre prazos de inscrição, acesse o menu “Inscrições”. Para conferir a programação detalhada do evento, acesse o menu “Programação”.
O público alvo do 30º Encontro da Asphe compreende: Associados da Asphe, pesquisadores, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação das áreas de educação, história e afins. Para saber mais detalhes sobre a temática e os objetivos do evento, acesse o menu “Apresentação”.
Para conhecer os membros da comissão organizadora, comissão científica, bem como entidades realizadoras e apoiadores do evento, acesse o submenu “Organização” em “Apresentação”.
Para conhecer os prazos de inscrição e submissão de trabalhos, acesse o menu “Inscrições” e “Submissão de trabalhos”.
O prazo previsto para divulgação da lista final dos trabalhos aprovados é a partir de 20/08/2025. A relação de nomes e títulos poderá ser conferida no menu “Submissão de trabalhos”.
Posteriormente, será divulgada a grade de apresentação dos trabalhos, no submenu “Sessões de comunicações”, no menu “Programação”.
A inscrição no evento deverá ser efetivada mediante preenchimento da ficha de inscrição, disponível nos itens “Inscrição de apresentador” e “Inscrição de ouvinte”, no menu “Inscrições”. Nos formulários, haverá um campo para envio do comprovante da transferência bancária no valor correspondente à soma do tipo de inscrição escolhida com a anuidade da Asphe (de acordo com cada caso).
Clique em “Inscrições” para mais detalhes.
O valor da inscrição varia de acordo com a modalidade (ouvinte ou apresentador) e formação acadêmica do participante. Para conferir os valores detalhados, acesse o menu “Inscrições”.
Os pagamentos da inscrição e da anuidade da Asphe 2025 deverão ser realizados mediante transferência bancária e/ou via Pix. Os dados bancários serão disponibilizados no menu “Inscrições”.
Para participar como ouvinte (em geral e alunos de graduação) – sem apresentação de trabalho, não é necessário estar associado à Asphe. Entretanto, para participar, deve se inscrever e pagar uma taxa de inscrição do evento, de acordo com a categoria.
Para participar como apresentador de trabalho é obrigatório estar associado à Asphe, além de pagar o valor da inscrição do evento. Os apresentadores ainda não associados deverão pagar o valor da inscrição + valor da anuidade 2025.
Para conferir os valores de cada modalidade, acesse o quadro detalhado no menu “Inscrições”.
As propostas devem obrigatoriamente ser enviadas de acordo com as normas que constam no modelo de resumo (template) para o 30º Encontro da Asphe. Aquelas que forem enviadas fora do padrão não serão avaliadas pela comissão científica.
Para fazer o download do arquivo com o template, clique aqui: “link do arquivo do template”.
Os trabalhos enviados para o 30º Encontro da ASPHE devem ser, necessariamente, relacionados ao campo da História da Educação e os referidos resumos devem apresentar objetivos, documentação, perspectiva teórico-metodológica, período temporal, conclusões e referências.
Para mais informações sobre as normas de submissão de trabalhos, confira o menu “Submissão de trabalhos”.
Cada autor poderá submeter até dois trabalhos como autor e/ou coautor. Não é preciso pagar a inscrição novamente ao enviar o segundo trabalho.
A submissão dos trabalhos será realizada via e-mail 30asphe@gmail.com, somente por um dos autores.
Porém, todos os autores devem se inscrever no evento, pelo link do formulário de inscrição em “Inscrições” e pagar as taxas do evento e de anuidade da Asphe, de acordo com a sua categoria.
Para mais informações, confira o menu “Inscrições” e “Submissão de trabalhos”.
Não é preciso pagar a inscrição novamente ao enviar o segundo trabalho.
Cada autor poderá submeter até dois trabalhos como autor e/ou coautor.
A submissão dos trabalhos será realizada via e-mail 30asphe@gmail.com, somente por um dos autores.
Porém, todos os autores devem se inscrever no evento, pelo link do formulário de inscrição em “Inscrições” e pagar as taxas do evento e de anuidade da Asphe, de acordo com a sua categoria.
Para mais informações, confira o menu “Inscrições” e “Submissão de trabalhos”.
São permitidos até três autores por trabalho.
Cada autor poderá submeter até dois trabalhos como autor e/ou coautor. Não é preciso pagar a inscrição novamente ao enviar o segundo trabalho.
A submissão dos trabalhos será realizada via e-mail 30asphe@gmail.com, somente por um dos autores.
Porém, todos os autores devem se inscrever no evento, pelo link do formulário de inscrição em “Inscrições” e pagar as taxas do evento e de anuidade da Asphe, de acordo com a sua categoria.
Para mais informações, confira o menu “Inscrições” e “Submissão de trabalhos”.
A Comissão Científica do 30º Encontro da Asphe adotará os seguintes parâmetros para avaliar os textos enviados:
- Atendimento das normas de apresentação – template do evento;
- Atualidade e relevância da temática;
- Indicação clara dos objetivos;
- Metodologia da pesquisa;
- Discussão teórica atualizada;
- Adequação da bibliografia;
- Adequação às normas da ABNT.
Para mais informações, confira o menu “Submissão de trabalhos”.
Serão dois tipos de publicações resultantes do evento: o “Caderno de Resumos do 30º Encontro da Asphe” e os “Anais do 30º Encontro da Asphe”.
Os resumos dos trabalhos enviados para submissão e apresentação no evento serão reunidos no “Caderno de resumos do 30º Encontro da Asphe”, que será publicado e disponibilizado até a data do evento, para conferência dos participantes, no menu “Publicações” e será enviado também via e-mail aos inscritos – apresentadores e ouvintes.
Posteriormente ao evento, aqueles participantes que apresentaram efetivamente o trabalho no evento serão convidados a preparar uma versão ampliada de seu resumo, em formato de artigo (template a ser disponibilizado mais adiante), para integrar a publicação em um E-book do evento – “Anais do 30º Encontro da Asphe”, o que é opcional aos autores, sem obrigação de participar desta obra coletiva. Para isso, será dado um prazo maior para escrita do artigo após o término do Encontro, a ser informado nos próximos meses e o livro/ebook será publicado e divulgado na internet, site do evento e redes sociais, tão logo seja possível.
Para mais informações, confira o menu “Publicações”.
Sim. Para inscrever a sua obra na programação de lançamentos de livros e e-books, envie um e-mail para 30asphe@gmail.com até o dia 03/09/2025 com as seguintes informações:
- Assunto: Lançamento de Livro
- Autor(es);
- Título;
- Ano;
- Editora;
- Arquivo com a imagem da capa da obra;
- Resumo da obra com até 150 palavras.
O lançamento das obras será realizado no primeiro dia do Encontro, 01/10/25 (quarta-feira), às 18:30, no Auditório 2 – Centro de Artes / UFPel (R. Álvaro Chaves, 65 – Centro, Pelotas/RS).
Os inscritos com obras no lançamento terão um tempo para fazer uma breve apresentação do seu livro/e-book aos participantes do evento. Informações mais detalhadas serão divulgadas após o encerramento do prazo de inscrição.
O lançamento de livros será aberto a todos os participantes do evento, que poderão prestigiar também, na sequência, a inauguração da exposição no hall, que contará com um coquetel de recepção.
Os certificados serão digitais, chancelados pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e serão enviados diretamente aos participantes por e-mail, posteriormente, assim que os protocolos do projeto forem concluídos.
Não encontrei a resposta que procurava!
Se você ficou com alguma dúvida sobre o 30º Encontro da Asphe, entre em contato pelo e-mail do evento: 30asphe@gmail.com ou pelo formulário de contato no submenu “Fale conosco”, no menu “Ajuda”.