Notícias
  • LANÇAMENTO DO GRID OPENSIMULATOR DO PROJETO V-GRAD/UFPel

    Desde o dia 27 de maio está online, em caráter experimental, o VGRID, um grid OpenSimulator cuja disponibilização para a comunidade da UFPel é resultado do projeto de pesquisa “V-GRAD – Virtualidade aplicada à educação e GeRação de ambientes interativos e colaborativos 3d para a formação em Arquitetura e Design”, coordenado pelo Prof. Carlos A. P. Campani do Instituto de Física e Matemática (IFM). A implantação do VGRID contou com o apoio do Projeto “Aplicação de modelos lineares misto com informação genômica no melhoramento genético”, coordenado pelo Prof. Willian Silva Barros, do Núcleo de Infraestrutura de Tecnologia da Informação do CTI/UFPel, coordenado pelo servidor Eduardo Maroñas Monks, e do servidor Tiago Camargo Al-Alam.

    Um grid é um conjunto de regiões, cada qual formada por um terreno, objetos e avatares, constituindo-se, cada grid, em um mundo virtual 3D. A totalidade dos mundos virtuais, conectados entre si e compartilhados por avatares, formam o que se chama de Metaverse.

    Nos últimos anos surgiram padrões para a troca de informações em mundos virtuais (MPEG-V, ISO/IEC 23005) e disseminaram-se sistemas e aplicações que implementam mundos virtuais 3D, numa iniciativa para converter a rede mundial de computadores de 2D para 3D. Desde 2007, o projeto OpenSimulator desenvolve um servidor de mundos virtuais 3D fonte aberto, multi-usuário e multiplataforma. O ambiente virtual gerado pelo OpenSimulator é dinâmico, programável e persistente. Diversas universidades já contam com grids OpenSimulator, como é o caso das universidades de Oxford, Califórnia, Cincinnati, Edinburgh, e agora também a UFPel.

    O Projeto V-GRAD pretende explorar as aplicações educacionais dos mundos virtuais 3D e conta com uma equipe interdisciplinar, com integrantes da UFPel e do IFSUL. A formação da equipe é a seguinte: Profa. Dra. Adriane Borda Almeida da Silva (FAURB); Profa. Msc. Ana Cristina Rodrigues da Silva (IFSUL Pelotas); Prof. Dr. Carlos Antônio Pereira Campani (IFM); Prof. Msc. Felipe Etchegaray Heidrich (FAURB); Prof. Msc. Javier Eduardo Silveira Luzardo (CIM); Profa. Dra. Maria Simone Debacco (FaE); Profa. Dra. Rosaria Ilgenfritz Sperotto (FaE); e Profa. Dra. Tatiana Aires Tavares (CDTec).

    A pesquisa sendo desenvolvida no Projeto V-GRAD foca na gênese e validação de um ambiente virtual 3D acadêmico para aplicações educacionais, nas metodologias educacionais que exploram as potencialidades do mundo virtual 3D e o estudo sobre a dinâmica de trabalho e aprendizado colaborativo em mundos virtuais.

    Esta é a primeira iniciativa na UFPel para desenvolver atividades acadêmicas no Metaverse, e já estão programadas mostras artísticas e científicas dentro do ambiente. Está planejada a construção de um planetário virtual, assim como a execução de aulas de línguas estrangeiras (espanhol), design e projeto arquitetônico usando-se o VGRID.

    O protótipo do ambiente virtual 3D possui três regiões:

    1. Campus Virtual – onde podem ser encontrados espaços para mostras, eventos e aulas;
    2. Pelotas Virtual – uma região a ser usada para exposição de modelos 3D, desenvolvidos pelos professores e alunos da FAURB, modelando a arquitetura histórica de Pelotas; e
    3. Criativa – uma região para ser usada para atividades diversas.

    No total, o protótipo fornece mais de 39 hectares de terreno virtual para as atividades do projeto.

    Junto com o lançamento do protótipo do ambiente, estão sendo lançadas duas mostras: “O universo naïf de Manoel Soares Magalhães”, com telas do jornalista, escritor e pintor Manoel Soares Magalhães, coordenada pela Profa. Juliana Angeli, diretora do MALG; e “De Galileu ao Hubble: a evolução das imagens na astronomia”, coordenada pela Profa. Virgínia Alves do IFM.

    O VGRID está conectado, por meio do protocolo Hypergrid, a um conjunto de cerca de 320 grids OpenSimulator de universidades e empresas privadas, e o grid público OSGRID, com abrangência internacional e com um público potencial de milhares de visitantes.

    O endereço Hypergrid do VGRID é:

    vgrid.ufpel.edu.br:9000:Campus Virtual

    O VGRID está aberto à visitação. Para visitá-lo, basta criar uma conta no servidor público OSGRID e teleportar-se para dentro do ambiente virtual da UFPel. Instruções detalhadas para criar uma conta no OSGRID, instalar o programa cliente Firestorm (exige computador com aceleração gráfica), logar-se na conta do OSGRID e teleportar-se para o ambiente do VGRID podem ser encontradas aqui: https://www.slideshare.net/campani/manual-de-uso-para-o-osgrid

    Blog do Projeto V-GRAD: http://v-grad.blogspot.com.br/