Assistência Estudantil

ALUNOS INTERESSADOS EM PARTICIPAR DO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DISPONIBILIZADOS PELA UFPEL

1. QUEM?

ALUNOS DE GRADUAÇÃO QUE DEVEM PREENCHER AS SEGUINTES CONDIÇÕES:

1.1. Estar regularmente matriculado nos cursos de graduação da UFPel;

1.2. Não ter concluído nenhum outro curso de graduação em qualquer Instituição.

1.3. Não ter esgotado prazo de permanência nos programas de assistência estudantil da UFPel em outro curso de graduação não concluído.

1.4. Alunos de Baixa Renda (que apresentam situação de vulnerabilidade social).

2. QUE BENEFÍCIOS SÃO DISPONIBILIZADOS PELA UFPEL?

2.1. PROGRAMA AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO: uma refeição diária no restaurante Escola do centro (almoço ou janta) ou Capão do leão (almoço). Para os moradores da Casa do Estudante são disponibilizadas três refeições: café da manhã, almoço e janta.

2.2. PROGRAMA AUXÍLIO TRANSPORTE: deslocamento de ônibus na área urbana de Pelotas e Capão do Leão (o funcionamento para carregar cartão ou fornecimento de vales é explicado na reunião de resultados).

2.3. PROGRAMA AUXÍLIO MORADIA: valor de R$ 360,00 depositado mensalmente na conta corrente do aluno, para auxiliar o pagamento de uma moradia (aluguel ou pensionato) em Pelotas, no período de seu curso.

Obs.: não deve ser solicitado concomitante o Auxílio Deslocamento nem  Moradia Estudantil.

2.4. PROGRAMA MORADIA ESTUDANTIL: uma vaga disponibilizada na casa do estudante, situada à Rua Andrade Neves, nº 1290.

Obs.: não deve ser solicitado concomitante o Auxílio Deslocamento nem Auxílio Moradia.

2.5. PROGRAMA AUXÍLIO DESLOCAMENTO: valor depositado em conta corrente do aluno referente ao deslocamento interurbano para aqueles que residem fora da área urbana de Pelotas e fora do Capão do Leão, incluindo Colônia Z3, Colônia de Pelotas e municípios que têm distância de até 150 km de Pelotas.

Obs.: não deve ser solicitado concomitante com Auxílio Moradia ou Moradia Estudantil, nem por alunos que residem no Capão do Leão.

2.6. PROGRAMA PRÉ-ESCOLAR: valor de R$ 217,20 (30% do salário mínimo) depositado na conta corrente do aluno para aqueles que residem com filhos de até 5 anos e 364 dias.

2.7. PROGRAMA AUXÍLIO INSTRUMENTAL ODONTOLÓGICO: kit com instrumentos odontológicos para alunos do curso de graduação em Odontologia.

3. ONDE?

Coordenação de Integração Estudantil

Endereço: Avenida Bento Gonçalves, nº 3395

CEP: 96015140  Pelotas/RS

Telefone: 53/32224318

Site: www.ufpel.edu.br/prae

Email: selecaoprae012014@gmail.com

4. SETOR RESPONSÁVEL

A entrevista, análise e resultado do processo de seleção para ingresso nos programas de assistência estudantil é de responsabilidade do Núcleo de Serviço Social da Coordenação de Integração estudantil, vinculado à PRAE/UFPel.

5. COMO ACONTECE A SELEÇÃO?

5.1. Estar atento a todas as informações disponibilizadas no site da PRAE no link “editais”, no início do período letivo: www.ufpel.edu.br/prae

5.2. Entregar na recepção da Coordenação de Integração Estudantil a documentação exigida no site juntamente com o formulário de inscrição, de acordo com o edital e conforme a realidade de cada aluno. Para a entrega desta documentação o aluno ou seu representante (não há necessidade de procuração em cartório para entrega de documentos) deve comparecer à Avenida Bento Gonçalves, nº 3395 (ao lado do Posto do Correio, entre ruas Felix da Cunha e Gonçalves Chaves).

5.3. No ato da entrega agendar entrevista com a Assistente Social.

5.4. Comparecer pessoalmente e pontualmente à entrevista com a Assistente Social para conferência de documentos e conhecimento da realidade socioeconômica e familiar do aluno.

5.5. Aguardar o prazo estipulado em edital para o resultado da seleção que é lançado no site da PRAE por número de matrícula (não sai resultado desta natureza em lista nominal). O prazo de espera pode variar de 30 a 60 dias a contar do dia da entrevista com aluno.

6. RESULTADO:

6.1. ALUNO DEFERIDO (aprovado para receber os benefícios): deverá comparecer a uma reunião para receber orientações sobre o funcionamento dos programas. A reunião (data, horário e local) é divulgada na lista de resultados. Os benefícios só passam a vigorar mediante comparecimento pessoal do aluno à referida reunião onde deverá assinar lista de presença.

6.2. ALUNO INDEFERIDO (reprovado para receber os benefícios): a partir da data do resultado, tem o prazo de três dias úteis para entrar com recurso na Coordenação de Integração Estudantil. Nestes três dias o Núcleo de Serviço Social coloca um plantão à disposição para explicar ao aluno interessado o motivo de seu indeferimento, facilitando assim, a argumentação para o seu recurso. O recurso deve ser elaborado a partir do preenchimento de um formulário à disposição no site da PRAE, no link “documentos”. Uma vez dado início ao recurso, o aluno deve aguardar o resultado emitido pela Comissão de Assistência e Relações Estudantis (CARE), responsável pela revisão do processo. O aluno fica ciente do resultado mediante comparecimento pessoal à Coordenação de Integração Estudantil, após chamada telefônica.

7. ALUNOS QUE VÊM DE OUTRAS LOCALIDADES E NÃO TÊM ONDE FICAR NOS PRIMEIROS DIAS DE AULA?

A UFPel disponibiliza um alojamento provisório coordenado pelo chefe da Casa do Estudante. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones 53/32293481 ou 53/32258552.

8. IMPORTANTE NÃO ESQUECER:

8.1. Prazos e documentos mencionados no edital, sendo que obrigatoriamente, carteiras de trabalho e comprovantes de renda devem vir acompanhadas de originais ou autenticados. Lembrando também, que para comprovar renda depende de cada realidade familiar, que pode ser: Contracheque; Decore; Seguro desemprego; Declaração de autônomo com renda e cópia de RG de duas testemunhas; Extrato de Benefício fornecido pelo INSS, para pensionistas, aposentados, auxilio doença e outros beneficiários; Não esquecendo da Declaração do Imposto de Renda completa, para os declarantes. Para comprovar despesas: recibo de aluguel; conta de água; luz; telefone; internet; IPTU; financiamento de casa e carro. Todas estas informações estão mais detalhadas no Edital.

8.2. A documentação exigida é a mesma para qualquer tipo de benefício.

8.3. Alunos que já apresentaram documentação que está arquivada na Coordenação de Integração Estudantil devem, novamente, encaminhar documentos atualizados, exceto documento de identidade, CPF, do aluno e membros da família, certidão de nascimento do aluno e/ou algum outro membro da família e certificado de conclusão do ensino médio do aluno.

OBS: Salientamos que processo sem rendas e despesas compromete a análise.