Notícias
  • Professoras da FAT publicam artigo na Revista Gestão Universitária na América Latina – GUAL

    O artigo intitulado “Diagnóstico e alternativas de contenção da evasão no curso de administração em uma universidade pública no sul do Brasil” de autoria da Professoras Simone Portella Teixeira de Mello e Elaine Garcia dos Santos, foi publicado na Revista Gestão Universitária na América Latina – GUAL, volume 5, edição 3, ano 2012. Certificado

    Às Autoras os nossos parabéns!

  • Professor e Alunas da FAT têm artigo aceito para publicação na ReA/UFSM

    O artigo “Inovação em sistemas de produção de arroz orgânico no Rio Grande do Sul”, de autoria do Prof. Marcelo Fernandes Pacheco Dias e das Acadêmicas Graziela Motta Antunes (Administração) e Vanessa Monks (Gestão Pública), submetido ao 1° Fórum Internacional Ecoinovar, foi selecionado para ser publicado em uma edição especial do evento na Revista de Administração da UFSM – ReA/UFSM.

    Parabéns aos Autores!

  • Sete novos Administradores colam grau em gabinete

    A última sexta-feira, dia 11 de Janeiro, marcou a formatura em gabinete de mais uma turma de Administração. Na ocasião colaram grau os Administradores BIANCA BALADAM DE SOUZA E SILVA, CAMILACARDOSO PEREIRA, CAMILA SCHMAFUSS NEUENFELDT, HELEONARA PERES DE PERES, PAULO RICARDO KRUGER JUNIOR, PEDRO LUIS DE OLIVEIRA SARAIVA e RAQUEL MARTINS DINIZ.

    A cerimônia teve lugar no auditório do 4º andar do Campus Porto e foi presidida pelo Prof. Edar da Silva Añaña, Diretor da FAT. Prestigiaram o evento a Profa. Elaine Garcia dos Santos – Chefe Pró-Tempore do Departamento de Administração, e os Professores Alisson Eduardo Maehler e Nilo Valter Karnopp, além de Servidores da Unidade.  A condução dos trabalhos coube à Secretária Regina Rocha.

    Aos novos Administradores os nossos parabéns.

  • Estudantes da Faculdade de Administração e de Turismo colam grau em formatura interna

    No dia 21/Dez/12, sexta-feira, aconteceu a formatura interna dos acadêmicos de Gestão Pública e de Turismo, do Ano de 2012/1. Colaram grau os acadêmicos: (a) do Curso de Tecnologia em Gestão Pública: Angélica dos Santos Cavalheiro, Bibiana Teixeira Vieira, Cristiane de Moura da Rosa, Cristiane Maciel Corrêa, Eduardo Langhinrichs Pacheco, Eduardo Schwanz, Flávia Lucena Dutra, Geraldo Souza Moraes, Jaqueline Dias Ossanes, João José Ferreira Lopes, José Francisco Timm Velasques, Thomas Thomsen e Vanessa Monks da Silveira. E (b) do Curso de Bacharelado em Turismo: Victor Bueno Vieira.

    A solenidade ocorreu no Auditório do 4º Andar do Campus Porto, e contou a presença de amigos e familiares dos formandos. Prestigiaram o evento o Diretor e a Vice-Diretora da FAT, além dos Coordenadores de ambos os cursos, Profs. Fabiano Milano Fritzen e Dalila Müller, e das Chefes Pró-Tempore do Departamento de Administração – Profa. Elaine Garcia dos Santos – e do Departamento de Turismo – Profa. Dalila Rosa Hallal.

    Aos novos Egressos, os nossos melhores votos de realização pessoal e profissional.

  • Entrega de Laboratório de Informática à FAT marca a despedida do Reitor e do Vice-Reitor

    Na última quarta-feira, dia 19/Dez/12, a FAT recebeu a visita de despedida dos Professores CESAR BORGES e MANOEL MORAES, respectivamente Reitor e Vice-Reitor da UFpel. O evento foi prestigiado pela imensa maioria do Corpo Docente e dos Servidores Técnicos da Unidade, e por representantes dos DAs e da EMAD Jr.

    O Professor Manoel Moraes falou da sua satisfação de ter tido a FAT como parceira durante todo o seu mandato como Vice-Reitor, e da alegria de poder voltar à sala de aula com “o sentimento do dever cumprido”. E Professor Cesar discorreu brevemente sobre as muitas conquistas da UFPel durante sua gestão, não obstante as muitas dificuldades com as quais teve que conviver, inclusive com processos judiciais.

    Após a despedida de ambos os dirigentes foi feita a entrega simbólica de um Laboratório de Informática com capacidade para 50 alunos, em 25 máquinas, no andar térreo do Campus Porto, para uso da FAT. Segundo o Prof. Edar Añaña, Diretor da Unidade, “o laboratório representa um conquista histórica para a FAT, que até o presente não possuía um espaço qualificado para desenvolver atividades de pesquisa e de ensino, em especial aquelas que envolvem as simulações empresariais”.

  • COCEPE – aprova a criação de dois novos Departamentos em substituição ao antigo DAT

    Após dois anos tramitando em diversas instâncias acadêmicas, o processo de criação de dois novos departamentos, um de Administração e outro de Turismo, em substituição ao antigo Departamento de Administração e Turismo, foi aprovado pelo pleno do Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão – COCEPE, por unanimidade.

    O desmembramento do antigo DAT atende ao pedido de um grupo de Professores de Turismo, que há dois anos (desde 04/10/2010) postulavam a criação de um espaço próprio que lhes permitisse qualificar ainda mais a discussão naquela importante área do conhecimento. A proposta de desmembramento – que já tramitou duas vezes no DAT e no CD da FAT, e que recentemente passou pela Comissão de Legislação e Normas do CONSUN – parte do pressuposto que a área de Turismo tem características próprias, e que os seus interesses vão além do conhecimento tipicamente gerencial, que predomina na área de Administração como um todo. Nos próximos dias a Unidade deverá informar os nomes dos Professores que comporão cada um dos novos Departamentos, cuja identificação já está sendo discutida no âmbito do DAT.

    Aos novos Membros e Dirigentes os nossos melhores votos de sucesso e realização.

  • Professor da FAT tem artigo aprovado em Simpósio da ANPAD

    Professor Marcelo Fernandes Pacheco Dias da Faculdade de Administração e Turismo – FAT teve seu artigo aprovado para apresentação no XXVII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – ANPAD.

    O título do artigo é “COMPREENDENDO O PROCESSO DE INOVAÇÃO COMO UMA ESTRUTURA COMPLEXA DE REGRAS MULTINÍVEIS”. Em síntese, o professor Marcelo  propõe e discute um novo modo para as organizações gerenciarem o processo de inovação.

    O congresso será entre 18 e 20/11 em Salvador na Bahia e os detalhes do evento podem ser conferidos em http://www.anpad.org.br/evento.php?cod_evento_edicao=64

  • Nossos egressos: nosso orgulho

    Após cinco anos de estudo na Universitat Autònoma de Barcelona, o Administrador IZAIAS MARTINS, formado em 2005/2 (Administração Noturno), acaba de entregar a versão final de sua Tese no International Doctorate in Entrepreneurship and Management, daquela Universidade.

    A Universitat Autònoma de Barcelona é a melhor Universidade Espanhola e a número 176 do mundo, e Barcelona foi considerada a 11ª melhor cidade do mundo para estudar.

    O Doutorado Internacional voltado à Criação e Gestão de Empresas é mantido pelo Departamento de Economia de Empresas e organizado em quatro anos: dois anos de formação previa (o Mestrado), quando os alunos começam sua “iniciação” no campo da investigação em temas de administração e direção de empresas (estratégia, marketing, finanças e contabilidade, análise de eficiência e inovação, entre outros), e mais dois para o Doutorado propriamente dito.

    A tese já foi examinada pela Comissão Interna da Universidade e agora encontra-se em fase de revisão pela Comissão Externa; a data provável para a defesa será na primeira metade de dezembro do corrente ano.

    Atualmente o Izaias dedica-se à produção de artigos, tais como Contribución de la orientación emprendedora a la rentabilidad de las PYMEs: un análisis contingente considerando el rol del entorno; Simultaneous effects between innovativeness and export propensity: evidence from small firms in Spain; Entrepreneurial orientation, environmental hostility and SMEs profitability: a contingency approach; e El Uso de las Redes como Propulsor para la Orientación Emprendedora y el Crecimiento de la PYME, entre outros.

    É mais um dos nossos egressos que nos enche de orgulho.

  • Faculdade de Administração e de Turismo forma a segunda turma de Tecnólogos em Gestão Pública – Noturno (Demanda Especial)

    Gentileza de Claudia Petry Machado

    No último sábado, dia 06/Out/2012, ocorreu a solenidade de colação de grau da segunda turma do Curso de Tecnologia em Gestão Pública de Demanda Especial (noturno).

    A cerimônia realizou-se no Auditório do IFSul, e foi prestigiada pelo Reitor da UFPel, Prof. Antonio Cesar Gonçalves Borges e pelo Diretor do Campus Pelotas do Instituto Federal Sul Rio-Grandense, Professor José Carlos Pereira Nogueira. Também participaram do evento o Diretor da Faculdade de Administração e de Turismo, Prof. Edar da Silva Añaña, pela Coordenadora Pró-Tempore do Departamento de Administração e Turismo, Profa. Elaine Garcia dos Santos e pelo Coordenador do Colegiado do Curso, Prof. Fabiano Milano Fritzen.

    Na ocasião foram homenageados os Professores Daniela Miguel Coelho, Kátia Gislaine Baptista Gomes (Paraninfa), Luciana Florentino Novo (Patronesse) e Rogério da Silva Almeida, além do Servidor Rodrigo Zannato Nobre.

    O curso em demanda especial é voltado especialmente à formação de Servidores da própria UFPel e do IFSul, mas também recebe estudantes da Comunidade. Colaram grau os seguintes Tecnólogos: Alessandra Soares Lemes, Antonio Augusto da Silva, Claudia Petry Machado, Cleci Duarte Soares, Elis Regina Dias Ossanes, Gelson Chagas França, Heloisa Helena Campelo Rodrigues, José Luis Sanches de Souza, Marco Antonio Ribeira da Silva, Margareth Kuhn Marques, Mario Eduardo Espírito Santo Teixeira, Marislene Augusta Peglow de Oliveira, Paulo Luis da Luz Antunes, Paulo Martins Soares, Ricardo Henzel Islabão, Solange Roseli Redmann Lange e Wilhelm Rebello Muswieck.

    A todos(as) os nossos Parabéns.

  • Formatura do Curso de Turismo

    Gentileza de Studio Photo Design

    Mais uma turma de Turismólogos colou grau no último sábado, dia 08/Set/2012. A solenidade de formatura, na qual formaram-se 13 novos Bacharéis em Turismo, ocorreu no Auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, no Campus Capão do Leão, e foi presidida pelo Prof. Manoel Brener de Moraes, Vice-Reitor da UFPel e secretariada por Rodrigo Barbosa da Silva;  contou com as presenças dos Professores Edar da Silva Añaña, Elaine Garcia dos Santos, Dalila Müller, Tania Elisa Morales Garcia e Nilo Valter Karnopp, além do Patrono, Prof. Alcir Nei Bachi, da Paraninfa, Profa. Debora Clasen e dos homenageados, Profa. Laura Rudzewicz e Funcionário Robson Corrêa.

    Gentileza de Studio Photo Design

    Na ocasião colaram grau os seguintes bacharéis: Ana Cristina Dias Waldomiro, Caroline Gaya Gonçalves, Cleonice Oliveira Valadão, Deise Mari Pereira Silveira, Gabriela Maurente Nascimento, Ivaneli Schreinert dos Santos, Jaqueline Bastos de Almeida, Larissa Ferreira de Souza, Leonardo Reichert, Lidiane Backes, Matheus Mazzochi, Rubia Lopes da Silva Miranda Neves e Suélen Fonseca da Rosa.

    A todos(as) eles(as), os nossos parabéns.