Curso de Gestão Pública participa de Audiência Pública na Câmara Municipal de Pelotas

Na manhã de 28 de fevereiro de 2024, estudantes do quarto semestre do Curso de Gestão Pública, sob orientação da Profa. Dra. Patrícia Severo, participaram de Audiência Pública na Sede do Poder Legislativo de Pelotas, onde o Poder Executivo do Município demonstrou o cumprimento das metas fiscais do Terceiro Quadrimestre de 2023, conforme previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias e na Lei do Orçamento Anual.

O convite para participação no evento surgiu da contadora da Secretaria Municipal da Fazenda, Viviane da Silva Lemos, a partir de uma parceria estabelecida na visita técnica do Curso de Gestão Pública à Secretaria, em dezembro de 2023. O discente Rafaél de Lima considerou a Audiência Pública uma oportunidade enriquecedora: “Destacamos a importância crucial deste evento, pois trata das finanças municipais, evidenciando como o dinheiro público é utilizado”. O estudante também lamentou a falta de engajamento dos vereadores na Audiência: “Isso reflete a desconexão entre os representantes políticos e a comunidade que, muitas vezes, se sente desencorajada a participar, percebendo que suas vozes não são ouvidas. É essencial que eventos como esse recebam a atenção e o comprometimento adequados de todos os envolvidos, para promover uma gestão pública transparente e responsável. Esperamos que nossa presença e participação sirvam como um incentivo para um maior envolvimento cívico e político em nossa comunidade”.

A observação da Audiência Pública, e especialmente a constatação do baixo número de participantes no evento, estimulou a criação de um Projeto de Extensão em Controle Social, a ser coordenado pela professora Profa. Dra. Patrícia Severo. O projeto objetiva articular uma maior participação da população na gestão dos recursos públicos e ampliar, assim, os canais de participação direta na Administração Pública, principalmente na esfera municipal.

Estudantes de Gestão Pública e a Profa. Dra. Patrícia Severo na Câmara Municipal de Pelotas.