Transferência Voluntária

O QUE É:

É opção dos alunos regulares de outras Instituições de Ensino Superior (IES) que desejam solicitar ingresso na UFPel mediante a existência de vagas, divulgadas em edital, com as datas de publicação previstas no Calendário Acadêmico. Conforme a resolução 24/2016 do COCEPE o aluno para solicitar transferência voluntária precisa ter cursado, no mínimo, dois semestres ou um ano letivo no seu curso de origem, além de possuir aproveitamento de pelo menos três disciplinas do primeiro semestre do curso pretendido.

 

COMO FUNCIONA:

Os candidatos deverão ler atentamente as informações do Edital, que será publicado na página da CRA, contendo data, horários, local e documentação exigida para a inscrição. Somente serão aceitas as inscrições de candidatos vinculados às Instituições de origem (matriculados ou em trancamento válido).

Para a inscrição nesta modalidade será cobrada taxa no valor de R$ 50,00.

 

Obs. 1: O aproveitamento de disciplinas está condicionado à compatibilidade de 75% da carga horária e do conteúdo da disciplina. Há a possibilidade de aproveitamento de disciplinas dos candidatos mediante complementação de estudos quando exigida pelos colegiados de curso e aprovada pela Unidade.

Obs. 2: Os colegiados de curso podem, em cada processo seletivo, utilizar critérios de seleção diferentes aos da Resolução 24/2016 do COCEPE, desde que apresentem justificativa prévia com razões objetivas ao COCEPE. Devem os candidatos, portanto, ficar atentos ao edital publicado antes de cada processo.