Revalidação de diplomas

A Universidade Federal de Pelotas recebe inscrições para revalidação de diplomas de graduação obtidos em cursos na mesma área de conhecimento ou em área afim, nos termos da Resolução nº 01/2002, exceto para o curso de Medicina que está enquadrado no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Universidades Estrangeiras (Revalida).

São competentes para processar e conceder as revalidações de diplomas de graduação as universidades públicas que ministrem curso de graduação reconhecido na mesma área de conhecimento ou em área afim.” (Art. 3º Res. nº 1, de 29 de janeiro de 2002)

Para participar do processo de revalidação de diplomas da graduação é preciso observar o que segue:

a) A CRA publica em sua página um comunicado informando sobre a abertura do período de revalidação de diplomas de graduação, conforme calendário acadêmico;

b) O comunicado informará os procedimentos necessários para realização da inscrição;

c) A documentação necessária para realização da inscrição está relacionada a seguir:

1. Cópia autenticada ou cópia simples acompanhada do original do Diploma de Graduação.

2. Cópia autenticada ou cópia simples acompanhada do original do Currículo do curso de Graduação (Histórico Escolar, ou seja, com carga horária desmembrada em horas práticas e teóricas).

3. Cópia autenticada ou cópia simples acompanhada do original do Certificado de conclusão dos estudos de nível médio.

4. Programas de todas as disciplinas do currículo de Graduação.

5. Cópia autenticada ou cópia simples acompanhada do original da Carteira de identificação de estrangeiro.

6. Cópia autenticada ou cópia simples acompanhada do original da Carteira de identidade do país de origem.

7. Cópia autenticada ou cópia simples acompanhada do original do Passaporte com o visto de entrada no país.

8. Cópia autenticada ou cópia simples acompanhada do original da Certidão de nascimento ou Casamento.

9. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição por ocasião da entrada do requerimento, após verificação dos documentos.

Atenção: Os documentos dos itens 1, 2, 3, e 4 deverão ser necessariamente autenticados pela autoridade consular competente (brasileira do país onde obteve a titulação). Os documentos em língua estrangeira, exceto a Espanhola, deverão estar acompanhados de tradução oficial.

d) Para o julgamento da equivalência, será constituída uma Comissão Especial, composta por professores da própria universidade, que tenham qualificação compatível com a área do conhecimento e com o nível do título a ser revalidado.

e) Se houver dúvida quanto à similaridade do curso, a Comissão poderá determinar a realização de exames e provas (prestados em língua portuguesa) com o objetivo de caracterizar a equivalência.

f) O requerente poderá ainda realizar estudos complementares, na modalidade de atividades isoladas se a comissão assim entender.

g) O prazo para a universidade se manifestar sobre o requerimento de revalidação é de 6 meses, a contar da data de entrada do documento na Ifes.

Atenção:

Está suspenso o período de inscrição para revalidação de diplomas de graduação que estava previsto no calendário acadêmico para este semestre.

A suspensão foi aprovada pelo COCEPE que, em momento oportuno, determinará novas datas .

Verifique a notícia publicada em nossa página em 09/03/2016.