Apresentação

CADERNO DE LETRAS – APRESENTAÇÃO

A Revista Caderno de Letras surgiu em 1982, como resultado do esforço dos professores e pesquisadores que integravam o Departamento de Letras do Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal de Pelotas – antes mesmo da criação do Curso de Letras, que data de 1984. A importância de uma publicação que oportunizasse espaço para a troca de experiências e para o debate acadêmico entre pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas e de instituições nacionais e internacionais norteou as edições da Caderno de Letras e consolidou a revista como um referencial importante ao longo dos anos.

Para que a publicação se mantivesse durante todo esse tempo, o esforço exigido dos envolvidos – conselho editorial, comissões, pareceristas, autores, revisores, diagramadores e editores – foi imenso, especialmente no sentido de procurar a atualização constante dentro dos critérios de avaliação vigentes em cada período. Nesse sentido, a imagem que compõe a capa das edições se relaciona com essa ideia de abertura ao debate e à renovação: o quadro de Paul Klee, Livro aberto, de 1930. Essa visão sempre antecipou o diálogo proposto pelo periódico, cuja política editorial é se constituir em um veículo para a diversidade de pesquisas e discussões na área dos estudos linguísticos e literários.

Cabe informar que a periodicidade da Caderno de Letras se consolidou como uma publicação anual a partir de 2003, passando a semestral em 2012, com uma edição dedicada aos estudos linguísticos (primeiro semestre) e outra aos estudos literários (segundo semestre), sendo que para cada edição é feita uma chamada própria, divulgada no site da revista (cadernodeletras.ufpel.edu.br), nas redes sociais, nos sites de instituições e em eventos relacionados com as temáticas em questão. A partir de 2014 a revista também passou a ter uma versão eletrônica e a disponibilizar todas as edições já publicadas para consulta.

Além das chamadas com temáticas específicas, o periódico possui fluxo contínuo para recebimento de textos que poderão vir a integrar edições futuras ou números especiais, bem como canais de comunicação para tirar dúvidas e fazer contato com colaboradores e pareceristas.

Atualmente, a Caderno de Letras é uma publicação científica do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas.

 

João Luis Pereira Ourique – Editor (2012-2015)

PRESENTACIÓN – Español

PRÉSENTATION – Français

PRESENTATION – English

PRÄSENTATION – Deutsch

Bem vindo!

Bem-vindo ao site da Caderno de Letras. Ainda estamos adicionando conteúdo, mas você já pode conferir algumas das edições disponíveis clicando aqui. Para saber mais sobre a história da revista, clique aqui.

Leia mais