Normas para submissão

 CADERNO DE LETRAS – UFPEL

 
A Caderno de Letras é um periódico de acesso público e gratuito, estando seu conteúdo disponível sem ônus para os usuários ou instituições que acessarem os textos publicados nas suas versões impressa ou eletrônica. Os interessados no conteúdo da revista podem – desde que preservada a autoria – ler, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar e/ou efetuar link para os números de interesse da publicação sem a necessidade de autorização prévia do Editor ou Comissão Editorial. Os autores ficam cientes, desde o início do processo de submissão dos seus textos, da política de acesso livre e de direitos autorais adotada pelo periódico, declarando que:
 
1) o(s) autor(es) citados participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele;
 
2) o trabalho publicado é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão do seu conteúdo, declarando que a obra é original e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual.
 
Os artigos submetidos à revista serão avaliados anonimamente por pares na modalidade cega, sendo solicitados dois pareceres – caso haja divergência entre eles, um terceiro parecer será solicitado para os encaminhamentos finais. A resposta aos autores será dada dentro do prazo da periodicidade da revista (semestralmente), aí inclusas todas as etapas do processo: submissão, pareceres, solicitação de ajustes, reprovação/publicação. Caso o material submetido não esteja atendendo a temática proposta para a edição será solicitado ao(s) autor(es) que reencaminhe(m) o material para outra edição. Dentre os critérios de seleção dos textos submetidos estão incluídos a contribuição relevante para os estudos científicos na área dos estudos linguísticos e literários ou áreas afins, evidenciando a inserção da publicação em uma proposta interdisciplinar, bem como o atendimento aos aspectos de coesão e coerência exigidos em uma redação acadêmica e a adequação metodológica e teórica dos objetivos propostos em cada trabalho

A revista Caderno de Letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) publica artigos científicos, cujas discussões dizem respeito às diversas áreas da Linguística e da Literatura, tanto da língua materna quanto de estrangeiras (francês, inglês, alemão e espanhol).

 

NORMAS PARA TRABALHOS SUBMETIDOS A ESTE PERIÓDICO

 

1- O trabalho pode ser escrito em português, inglês, francês, espanhol e alemão.

2- O texto deve ser inédito e estar em conformidade com as temáticas das chamadas semestrais de Linguística e Literatura.

3- Juntamente ao corpo do e-mail devem constar: título, autor, instituição de origem, endereço completo e e-mail.

4- O artigo deve conter: título, dois resumos (até 20 linhas) e palavras-chave (de três a cinco) em português e em língua estrangeira (a saber: inglês, francês, espanhol ou alemão).

5- O trabalho deve ter no mínimo 12 páginas e no máximo 25 páginas (incluindo referências, notas e quadros), em fonte Times New Roman, tamanho 12 (citações longas, com recuo de 4 cm e em tamanho 11).

6- As notas devem vir em rodapé e as referências seguem as normas da ABNT (sobrenome em letras maiúsculas e títulos em itálico).

7- Dar-se-á preferência a publicações que apresentam resultados de pesquisas com contribuições novas às áreas de Linguística e Literatura (em língua materna e estrangeira).