Boas-vindas

É com grande alegria que anunciamos a publicação dos Anais da XXVI Jornada de Ensino de História e Educação. Agradecemos a Revista Voos Polidisciplinar, do Centro Universitário Guairacá (Guarapuava, PR) por acolher os textos do evento.

Para acessar, basta clicar no Card abaixo.

Boa leitura.

Comunicado sobre os certificados e anais do evento.

Prezados/as,

Comunicamos que estamos providenciando os certificados de ouvintes e apresentadores de trabalho da Jornada. A UFPEL tem uma norma específica de que não é possível os grupos ou laboratórios emitirem certificados ou declarações de eventos, mas apenas a Pró-Reitoria de Extensão é quem pode emitir a certificação aos participantes.

Pedimos a compreensão de todos e todas, pois tivemos alguns percalços na elaboração do relatório final, mas agora já está em fase apreciação. Somente após isso é que os certificados irão diretamente para os e-mails cadastrados no ato da inscrição.

Em relação aos Anais do evento, estamos providenciando a formatação e negociação com uma revista acadêmica, com qualis, para lançar os mesmo. Em breve também comunicadores a todos e todas.

Atenciosamente,

Comissão Organizadora – XXVI Jornada de Ensino de História e Educação.

____________________________________________________________________________________________________

Prezados/as professores, professoras e estudantes!

É com imensa alegria que anunciamos a programação geral da XXVI Jornada de Ensino de História e Educação
“Devolver alegria ao futuro: ensino de História, lutas sociais e direitos humanos. Um tributo à militância e às convicções do Professor Enrique Serra Padrós”, que será realizada de forma presencial, entre os dias 29, 30 e 31 de março e 1 de abril de 2023  na Universidade Federal de Pelotas (Pelotas/RS)

O evento, que reúne professores/as da Educação Básica e do Ensino Superior, pesquisadores/as e estudantes de Licenciaturas, objetiva promover espaços de formação e discussão acerca de temas que atravessam os mundos da escola e, mais particularmente, o ensino de História. Nesta edição, a Jornada possui como central ensino de História, lutas sociais e direitos humanos e homenageará o Professor Enrique Serra Padrós, militante histórico de nosso GT.

Esta Jornada, que se constitui no primeiro encontro presencial do GT após o período de isolamento social, ocorre em um momento em que a educação e o Ensino de História tem sido atravessados por uma série de desafios. A emergência de discursos negacionistas e/ou que reivindicam o autoritarismo, as concepções equivocadas acerca dos direitos humanos e das lutas sociais que marcam nossa história recente, as reformas e políticas públicas implementadas nos últimos anos e as tentativas de vigilância e controle sobre o trabalho
docente tem impactado de forma significativa os mundos da escola. Todos esses movimentos, em um tempo que nos parece cada vez mais acelerado, nos colocam a necessidade de refletir sobre o nosso ofício e nossas práticas, de forma a delinearmos novos horizontes e projetos coletivos. Para que possamos, juntos/as, “devolver alegria ao futuro”.

A XXVI Jornada será desenvolvida a partir de diferentes atividades: conferências, mesas redondas, sessões de apresentação de trabalhos, sarau, oficinas, rodas de conversa e atividades culturais. Entre as temáticas que serão abordadas ao longo do evento, destacam-se: direitos humanos; lutas antirracistas e educação para as relações étnico-raciais; Novo Ensino Médio e seus desdobramentos e limites; igualdade de gênero e direitos da população LGBTQIA+ nas aulas de História; condições de trabalho, valorização profissional e saúde mental do/a professor/a de História; experiências e metodologias para ensinar História na Educação Básica.

VEM PARA A JORNADA!

Serão quatro dias de reencontros, trocas e debates. Esperamos também que seja um espaço para a consolidação de laços e projetos coletivos em torno de propostas educativas vinculadas às lutas sociais do presente – que são urgentes – e à defesa dos direitos humanos.

Esperamos vocês em Pelotas em março de 2023.

Abraços do nosso GT