Início do conteúdo
Palestrantes

Prof. Dr. Sebastião Vicente Canevarolo Junior

Graduado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1979), com mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1982) e doutorado em Polymer Technology pela Loughborough University of Technology, Inglaterra (1986). É Professor Titular no Departamento de Engenharia de Materiais DEMa da Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais com ênfase em Polímeros, Aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento de polímeros, extrusão com dupla rosca, degradação termo-mecânica, monitoramento em tempo real (in-line) do processo de extrusão, comportamento reo-óptico, nanocompósitos e blendas poliméricas. É membro fundador da ABPol tendo atuado como Diretor de 1988 até 2011. É editor Chefe do periódico Polímeros:C&T. Publicou o livro “Ciência dos Polímeros: Um texto para engenheiros e tecnólogos” e o de “Técnicas de Caracterização de Polímeros” ambos pela ABPol/ARTLIBER. Participou como Coordenador Geral na organização de dois congressos nacionais (4CBPol e 11CBPol) e da Comissão Organizadora de mais outros 6 congressos nacionais/internacionais (1CBPol, 12CBECIMat, PPS-18, PPS-2004, MACRO2006, PPS-23). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais PPG-CEM da UFSCar (Nota 7 da CAPES).

 

Prof. Dr. Odir Antonio Dellagostin

Formado em Medicina Veterinária pela UFPel (1989), tem doutorado em Biologia Molecular pela University of Surrey – Inglaterra (1995) e pós-doutorado pela mesma Universidade (1997). É professor da UFPel desde 1997 e pesquisador nível 1A do CNPq desde 2007. Tem experiência na área de Biologia Molecular, atuando principalmente no desenvolvimento de vacinas recombinantes, especialmente contra leptospirose. Já publicou mais de 200 artigos científicos e realizou o depósito de 28 patentes. Orientou mais de 45 teses e dissertações pelos programas de pós-graduação em Biotecnologia e em Veterinária. Foi coordenador do Centro de Biotecnologia, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel e Diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico também da UFPel. Foi membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança do MCTIC, coordenador do Comitê Assessor de Ciências Biológicas da FAPERGS e membro do Comitê Assessor de Veterinária do CNPq. Foi Coordenador da área de Biotecnologia da CAPES de 2014 a março de 2018. Atualmente é Diretor Presidente da FAPERGS.

 

Prof. Dr. Juliano Marini

Atualmente Professor Adjunto A Nível II no Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui graduação em Engenharia de Materiais pela UFSCar (2004), mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela UFSCar (2008, Conceito CAPES 7), doutorado em Ciëncia e Engenharia de Materiais pela UFSCar (2012, Conceito CAPES 7) e pós-doutoramento pela Université de Strasbourg, França (2013). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Polímeros e Aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: nanocompósitos, reologia, processamento, orientação molecular.

 

Prof. Dr. S. Ravi P. Silva

Director of the Advanced Technology Institute (ATI) and Head of the Nano-Electronics Centre (NEC), which is an interdisciplinary research activity. The ATI has over 150 active researchers working on multidiscipline programmes with the NEC being a major research group within the institute. He joined Surrey in 1995. Ravi’s secondary education was in Sri Lanka, after which he joined the Engineering Department at Cambridge University for his undergraduate and postgraduate work. He was a recipient of Cambridge Commonwealth Trust Fellowship while at Cambridge and member of Clare College. His research has resulted in over 600 presentations at international conferences, and over 550 journal papers, Over 17,000 citations (Google Scholar), and a Google H-factor of 66.

 

Dr. Fabio Coral Fonseca

Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (USP) em 1993, obteve mestrado em Tecnologia Nuclear-Materiais pela USP (1996) e doutorado pela mesma instituição em 2001, com estágio sanduíche em 2000 na Université Lille 1 (França) . Foi bolsista FAPESP em dois pós-doutorados: no Instituto de Física da USP (2001 a 2003) e no Forschungszentrum Jülich, Alemanha (2008). Desde 2005 é bolsista de produtividade do CNPq. É tecnologista sênior do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Tem experiência na área de Ciência de Materiais com ênfase em eletrocerâmicas, atuando principalmente na pesquisa e desenvolvimento de materiais para células a combustível.

 

Eng. Leonardo Maciel da Rosa

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente atua como Engenheiro na Frost Frio – Grupo Guntner, localizada em Caxias do Sul – RS.

 

Prof. Dr. Mauricio Roberto Bomio Delmonte

Formação acadêmica em bacharelado em química pela Universidade Federal de São Carlos (2003), mestrado em Materials for Energy Storage and Conversion-EUROPEAN MASTER pela Network of Excellence “ALISTORE” no campo de conversão e estocagem de energia (2006). Doutorado pelo Instituto de Química de Araraquara (UNESP) no desenvolvimento de materiais fotoluminescentes a partir do método de síntese hidrotérmica (2011). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em materiais cerâmicos e eletroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: Síntese e caracterização de nanomateriais, materiais anódicos para aplicação em baterias de íons lítio e síntese de molibdatos pelo processamento hidrotérmico. Atualmente é professor adjunto III do Departamento de Engenharia de Materiais do Centro de Tecnologia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

 

Jonata de Lima Brignol

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pelotas (2009). Atualmente é professor convidado do Centro Universitário Ritter dos Reis e professor convidado da Universidade Católica de Pelotas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Instituições Monetárias e Financeiras do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração Financeira, Investimentos, Mercado de Capitais, Mercado Financeiro e Finanças Corporativas.

 

Prof.ª Dr.ª Márcia Foster Mesko

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Pelotas (2002), mestrado (2004) e doutorado (2008) em Química (Química Analítica) pela Universidade Federal de Santa Maria. É professora Associada I da Universidade Federal de Pelotas (desde 2009), e atua nos Cursos de Bacharelado em Farmácia e Química Forense, além de pesquisadora nos Programas de Pós-Graduação em Química (desde 2010) e Bioquímica e Bioprospecção (desde 2012) da UFPel.

 

Prof. Dr. Eduardo Ceretta Moreira

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e Pós-doutorado na Universitá di Catania e Inst. Nazionale di Metodologie, Tecnologie per la Microelettronica – Itália (2000/2002). Atualmente é Professor Associado 2, orientador de mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica. Atua na área de materiais semicondutores, particularmente com sistemas orgânicos luminescentes, com ênfase em propriedades ópticas e estruturais de nanomateriais, dispositivos optoeletrônicos e aplicações multidisciplinares da espectroscopia Raman. Possui experiência em técnicas espectroscópicas, implantação iônica, técnicas de deposição, fotoluminescência e eletroluminescência.

 

Prof. Dr. Daniel Eduardo Weibel

Daniel E. Weibel é Professor Associado II da UFGRS atuando nos programas de pós-graduação em Química (PPGQ) e Ciência dos Materiais (PGCIMAT) como professor permanente. É membro titular da Comissão de Pós-graduação do PGCIMAT e da Diretoria Cientifica da SBPMat . Passou vários períodos pós-doutorais nos Departamentos de Física da Universidade de Gakushuin, Tókio, Japão e Universidade de Muenster, Alemanha (bolsa DAAD). Desempenho-se também como Pesquisador Associado do Departamento de Química da Universidade de Manchester, Inglaterra. Foi também Professor da Faculdade de Química, Universidad Nacional de Córdoba, Argentina. Atualmente seu grupo de pesquisa desenvolve atividades em síntese de novos nanomateriais, caracterização e funcionalização superficial de nanomateriais, superhidrofobicidade e superoleofobicidade (superfícies autolimpantes), biomateriais, biodegradação de polímeros e Litografia na região de Ultravioleta Extremo (EUVL) utilizando radiação síncrotron. Outra área de ativa atuação é a pesquisa em energias limpas e renováveis (geração de hidrogênio por foto-dissociação da água) e degradação fotocatalítica de poluentes. Mantem colaborações com grupos de pesquisa da Inglaterra, França, Índia, Estados Unidos, Japão e Argentina e é revisor de diversos periódicos internacionais e agencias de fomento.

 

Engenheiro Arthur Vieira Dalmagro

Engenheiro de Materiais pela Universidade Federal de Pelotas, com parte de sua formação na University of Birmingham. Atualmente atua como engenheiro de produto na Petroquímica Braskem, trabalha na área de desenvolvimento e melhoria de resinas de PVC.

 

Pesquisador Dr. Humberto Zechlinski Xavier de Freitas

Doutor em Direitos Humanos e Política Social (UCPEL), Doutorando em Direito Civil (UBA). Mestre em Metrologia e Qualidade – com ênfase em Proteção do Consumidor e Avaliação da Conformidade (UFRJ-INMETRO). Especialista em nível de pós-graduação em Direito Notarial e Registral (UniRitter). Especialista em nível de pós-graduação em Direito do Trabalho (UCB). Advogado. Coordenador do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO, na Regional Pelotas (Grupo de Gestão Pelotas-GERPE) e Pesquisador do INMETRO.

 

Otimiza – Grupo de Arquitetura

COMEÇANDO DO COMEÇO! ENGENHARIA, MEDOS E OUSADIA!

“Alguém já te preparou pra empreender? Será que durante os estudos, algum professor abriu teus olhos pro mercado de trabalho e as infinitas opções que ele te oferece? Não? É sério? Nem esquenta, pra nós também não e aprendemos tomando porrada!

Diante da movimentação do mercado que encarou uma série de demissões em massa, quem estava acostumado a seguir a maré, precisou despertar para novas possibilidades. Em meio a tudo isso, vários profissionais decidiram pelo caminho do empreendedorismo na engenharia. Fazendo surgiu um nicho de mercado, no qual você pode atuar e ter sucesso.

Mas o que aconteceu foi todo mundo colocando seus últimos investimentos e falindo. Deu medo? Dá né, mas o que te tranquiliza é que a quebradeira não se deu por incompetência técnica – longe disso inclusive – mas sim por não conhecer técnicas de gestão de pessoas, projetos, burocracia e investimentos.

Essa cacetada de gestões serão abordadas por nós, da Otimiza! E por que acreditar em dois idiotas de 30 anos pra falar de um assunto tão importante? Porque esses dois rapazes tem 5 anos de estrada, gerenciam uma empresa disruptiva e inovadora que tem média de crescimento anual de 18% entre 2013 e 2018 (crise), faturamento líquido superior a 6 dígitos desde o primeiro ano de funcionamento e acreditam cegamente que a colaboração entre o mercado seja a solução da nossa valorização e crescimento!”