Livro para designer

“O livro não é apenas objeto ou caixa, invólucro de histórias e sonhos. O livro é uma ideia que se apodera da nossa mente e que, por diversas vezes, a sua perda pode ser tão dolorosa quanto a perda da pessoa amada”.

(Ricardo Sardenberg)

Com essa epígrafe Pedro Pazitto Galhardi conduz o leitor ao universo do design de livros. O trabalho de conclusão de curso do aluno do Design Gráfico da UFPel, orientado por Thaís Sehn, trata do livro impresso como um objeto de desejo, que conquista os leitores por sua materialidade.

Ele se questiona porque o livro impresso ainda é tão querido, mesmo com o cenário contemporâneo no qual o e-book se faz cada vez mais presente. Para descobrir algumas pistas, ele estuda os elementos do livro a partir da classificação de Roger Fawcett-Tang, e cruza essas características com três níveis do Design Emocional, de Don Norman, o visceral, comportamental e reflexivo.

Ao longo do percurso o foco do trabalho se direcionou para os livros que são feitos para designers,  e o próprio TCC se tornou a prática de sua pesquisa. Para se inspirar, foi realizado um grupo focal com designers amantes de livros, onde se percebeu algumas das muitas características que fazem do livro um objeto tão especial.

Gostou? Vem conferir a banca final do trabalho do Pedro: “De designer para designer: o livro impresso frente ao digital”.

Trabalho de conclusão de curso do aluno Pedro Pazitto Galhardi

Quando? Segunda-feira, dia 6 de junho de 2016, às 10h.

Onde? Sala 207, do bloco 1 do Centro de Artes – UFPel.

Escrito por Thaís Cristina Martino Sehn

Marcado com as tags , , .