Infecção pós-cirúrgica em felino – Relato de caso

Anna Sérgia Mendonça Miranda Conceição, Jorge Luís de Souza Neto, Rebeca Frota Freire, Paula Priscila Correia Costa

Resumo: As cirurgias de castração estão entre as mais comuns na clinica de pequenos animais. Isto se deve a serem cirurgias simples, rápidas e economicamente acessíveis, sendo inclusive realizados mutirões. Além disso, seu objetivo de prevenir que animais tenham filhotes indesejados pelos donos, faz com que esta seja uma cirurgia realizada com muita frequência pelos cirurgiões veterinários. Porém, o pós-operatório deve ser realizado de forma correta a fim de evitar contaminação da ferida cirúrgica. Para tanto, o tutor deve conduzir adequadamente o tratamento instituído pelo médico veterinário. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre complicações pós-cirúrgicas na OSH, com ênfase em infecções, bem como relatar um caso acompanhado pelos alunos na disciplina de prática clínica de pequenos animais, na Universidade Estadual do Ceara – UECE.

Publicado em Clínica Geral.