Início do conteúdo
Sobre o Projeto

A proposta inicial desse projeto é, a partir da leitura e estudo dos textos de clássicos de autores das Ciências Sociais desenvolver material didático, junto aos alunos de graduação de Ciências Sociais – Licenciatura, nas disciplinas de Estágio, especificamente no Estágio I, Estágio de observação e preparação para a docência.

Ou seja, os alunos licenciandos realizam a Transposição Didática, com os textos selecionados, dos clássicos e autores contemporâneos das Ciências Sociais, especialmente para ensinar os alunos do Ensino Médio, durante o Estágio de Docência.

Muitas vezes, será durante o Estágio de Docência, no Ensino Médio, onde os alunos desse nível educativo, irão ter o primeiro contato com a Sociologia, disciplina essa importante para o exercício da cidadania, entre outras possibilidades, de fundamental entendimento para a aprovação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Ainda, este material produzido com o grupo de colegas e com o auxílio dos professores, ainda na Formação Inicial, poderá ser utilizado no desenvolvimento do conteúdo dessa disciplina na atuação desses alunos como professores, depois de formados.

Além disso, o projeto pretende organizar um livro eletrônico do material didático transposto no Curso de Ciências Sociais, que estará disponível para outros docentes e/ou quando do exercício da docência.

Para tanto, será criado um banco de material didático desenvolvido por este projeto de ensino, no curso de Ciências Sociais.

A proposta se utiliza da metodologia de Transposição Didática (CHEVALLARD, 1985), que parte de uma linguagem acadêmica e traduz para uma linguagem didática para o Ensino Médio.

 

Confira: proposta_projeto_de_ensino