A prática da arte como pesquisa: contextos, métodos, desdobramentos e caminhos é tema de aula magna no PPGAVI – UFPel

Na última quarta-feira (04), o Programa de Pós-graduação em Artes Visuais – PPGAVI, promoveu no Auditório Myriam Souza Anselmo no Centro de Artes e com transmissão pelo Conexão Arte no YouTube sua Aula Magna, abordando a temática “A prática da arte como pesquisa: contextos, métodos, desdobramentos e caminhos”, com a palestra da artista plástica e pesquisadora (CBPq-1B) e docente convidada no PPGAV-UFRGS, Dra. Sandra Rey e mediação da professora da UFPel Dra. Larissa Patron Chaves.

A professora Larissa Patron Chaves iniciou o evento descrevendo a importância do momento, onde houve a possibilidade de um encontro presencial após um período de 2 anos de distanciamento físico por conta da pandemia do coronavírus. O momento também marcou a acolhida dos alunos do PPGAVI – UFPel que representa o início do semestre letivo 2022/1. Ao final de sua fala, a professora Larissa enalteceu o trabalho da palestrante, citando-a como referência na pesquisa em arte e exprimiu a felicidade da presença da Dra. Sandra Rey.

Em sua fala, a professora Sandra Rey dissertou sobre questões que envolvem a prática da pesquisa desde a perspectiva metodológica específica, elencando o processo de criação como objeto e metáfora dos processos de investigação. A partir dos conceitos de observação, distanciamento crítico e aproximação, concebeu a pesquisa em arte como um processo contínuo onde se parte de práticas já existentes. Da mesma forma, refletiu sobre a legitimação do artista em sua atuação na sociedade, adensando a discussão sobre o papel da pesquisa como potência reflexiva, orientada pela complexidade e natureza transgressora da arte.

Sua apresentação promoveu um debate importante para a reflexão de nossa área de conhecimento, um momento formativo importantíssimo para docentes, discentes e pesquisadores das Artes. A professora Larissa Patron Chaves em nome do PPGAVI, manifestou sua gratidão ao final do evento pela possibilidade do encontro, expressando o sentimento de satisfação em iniciar o ano letivo com a Aula Magna.

Aos interessados em assistir a Aula Magna, a transmissão está disponível clicando aqui. Mais fotos do evento você pode conferir nas redes sociais do Centro de Artes, no rodapé da página.