Por Pedro Bittencourt de Oliveira/Superávit

A obra “Os Segredos da Mente Milionária”, de Harv Eker, não é apenas um livro sobre finanças, mas um manual de transformação pessoal que já capturou a atenção de milhões de leitores. Eker, que alcançou sua primeira fortuna em dois anos e meio, compartilha seu caminho para a riqueza, baseando-se em sua própria experiência e na de seus clientes.

Mentalidade e Crenças Limitantes:

Eker inicia destacando uma verdade incômoda: a maioria das pessoas jamais alcançará liberdade financeira. Ele atribui isso a crenças e pensamentos limitantes, exemplificando com casos de ganhadores de loteria que perderam tudo. Segundo ele, a chave está em entender que o dinheiro deve ser acumulado para proporcionar liberdade, e não apenas para prazer imediato

Quatro Quadrantes da Vida:

Uma das teorias centrais do livro é a dos quatro quadrantes pelos quais a vida se desdobra: físico, mental, emocional e espiritual. Eker argumenta que o que ocorre no mundo físico é reflexo dos outros três quadrantes, enfatizando a importância da programação mental para alcançar resultados positivos.

Mudança de Paradigma:

Para romper com as programações limitantes, Eker sugere um processo de três etapas: conscientização, entendimento e dissociação. Ele propõe reconhecer de onde surgiram essas crenças, entender seus efeitos e, finalmente, dissociar-se delas para adotar novos “arquivos de riqueza”, que são pensamentos e atitudes mais construtivas.

Os “Arquivos de Riqueza”:

Eker apresenta dezessete “arquivos de riqueza”, que incluem princípios como: criar a própria vida, jogar o jogo do dinheiro para ganhar, pensar grande, focar na oportunidade, admirar e buscar se associar a indivíduos ricos e bem-sucedidos, além da importância da autopromoção, gestão do dinheiro e aprendizado contínuo.

Impacto e Recepção:

“Os Segredos da Mente Milionária” atingiu um marco impressionante, com a venda de 2 milhões de exemplares no Brasil, refletindo o grande interesse do público por seus ensinamentos. Em 2019, foram vendidas 300 mil cópias, demonstrando sua relevância e impacto contínuos.

Eker não apenas compartilha um conjunto de práticas financeiras; ele propõe uma transformação profunda do indivíduo. “Os Segredos da Mente Milionária” é um convite para repensar a relação com o dinheiro e adotar uma mentalidade que favoreça a acumulação de riquezas e o alcance da liberdade financeira.