Por Thiago Lehn/Superávit Caseiro

Diante da complexidade e imprevisibilidade do mercado financeiro, a busca incessante pelo conhecimento e a dedicação à leitura e ao estudo não são apenas características dos grandes investidores, mas também são fundamentais para quem pretende ingressar ou se especializar no meio. Nesse contexto, o Superávit Caseiro traz uma lista com sete dicas de livros fundamentais sobre investimentos, sugerida pelo investidor Eliseu Manica, que atua no mercado financeiro há 16 anos. Manica participou do surgimento da XP Investimentos e foi fundador do seu próprio negócio: a Experato Investimentos. É com todo o conhecimento adquirido que Eliseu Manica indica sete leituras essenciais para entender melhor o mercado financeiro e os investimentos, além do clássico “O investidor inteligente”, do guru do mercado financeiro, o economista americano Benjamin Graham (1894-1976). Confira:

1) A Psicologia Financeira – Morgan Housel
Abordando a gestão financeira de forma inovadora, Morgan Housel apresenta casos de sucesso e fracasso de investidores que destacam a importância do aspecto psicológico na administração das finanças, fornecendo lições para gerenciar e fazer o dinheiro render em busca do grande objetivo de todos nós: ser feliz.

2) Iludidos pelo Acaso – Nassim Nicholas Taleb
Esse livro fala essencialmente sobre sorte, e convida o investidor a compreender melhor suas ações para não confundir o acaso com habilidade. A obra introduz conceitos como o do “Cisne Negro”, que são eventos altamente imprevisíveis e impactantes que têm o poder de mudar radicalmente o curso dos acontecimentos na vida de todos nós. O autor argumenta que, mesmo em um ambiente aparentemente controlado e previsível, como é o caso do mercado financeiro, o acaso desempenha um papel muito maior do que estamos dispostos a admitir.

3) Ações Comuns, Lucros Extraordinários – Philip Fisher
Este livro é amplamente reconhecido como um dos maiores clássicos no campo dos investimentos em ações. Ao lê-lo, os leitores terão acesso a informações valiosas que aprofundarão sua compreensão sobre o assunto, bem como técnicas de avaliação que capacitam os investidores a se envolverem mais profundamente em suas estratégias de investimento.
4) O Jeito Peter Lynch de Investir – Peter Lynch
Com mais de 1 milhão de exemplares vendidos no mundo, este clássico traz conselhos atemporais sobre o mercado de ações e mostra como o investimento a longo prazo pode lhe trazer grandes recompensas. O autor defende a ideia de que os investidores individuais têm uma vantagem sobre os profissionais de Wall Street e oferece insights valiosos sobre como identificar oportunidades de investimento promissoras, quando comprar ou vender ações e como manter uma abordagem disciplinada ao longo do tempo. Lynch também compartilha histórias de sucesso e fracasso de sua carreira, ilustrando os princípios que sustentam sua estratégia de investimento.
5) Dominando o Ciclo de Mercado – Howard Marks
Nesse livro o autor explica como identificar e dominar os ciclos que regem o mercado financeiro. Ao seguir os insights de Marks, você pode dominar esses padrões para ter a oportunidade de melhorar seus resultados.
6) A Interpretação das Demonstrações Financeiras Benjamin Graham

Neste guia prático, Benjamin Graham, o mesmo autor de “O investidor inteligente”, compartilha a interpretação e a compreensão de demonstrações financeiras de uma empresa. Com conselhos que são tão úteis e importantes hoje quanto em sua primeira publicação, a obra reflete a fundo as ideias de Graham sobre a importância de investir de forma precisa.
7) The Investment Checklist: The Art of In-Depth Research – Michael Shearn
Nesse livro é possível acompanhar um processo de pesquisa completo e abrangente que é simplificado por meio do uso de listas de verificação diretas que permitirão identificar oportunidades de investimento de qualidade. Cada capítulo contém demonstrações detalhadas de como e onde encontrar as informações necessárias para responder a questões fundamentais sobre oportunidades de investimento. Assim, com essas listas, o investidor estará a par de um número maior de cruciais informações antes de realizar ações precipitadas.