Por Eduardo Ritter/Superávit Caseiro

Dando continuidade a lista de dez filmes e séries que tem como tema o mercado financeiro e finanças pessoais, hoje o Superávit Caseiro apresenta outras cinco produções cinematográficas. Ressalta-se que, mesmo não havendo produções brasileiras que se destacam sobre a temáticas, os filmes e séries selecionados podem ser adaptados à realidade brasileira, pois o mercado financeiro do Brasil segue, em muitos aspectos, a logística americana.

6. O lobo de Wall Street – Filme baseado em eventos reais, 2013

Um dos filmes mais badalados sobre o mercado de capitais no século é “O lobo de Wall Street”. Lançado em 2013, o filme inspirado em fatos reais, foi estrelado pelo astro hollywoodiano Leonardo DiCaprio. Na história, o personagem principal, um corretor chamado Jordan Belfort, tem uma ascensão meteórica atuando em Wall Street. Rapidamente ele ganha muito dinheiro e passa a adotar um estilo de vida badalado, cheio de excessos e com alguns crimes, que o levam ao fundo do poço. A trama se passa nos anos 1990, quando Belfort inicia a carreira em uma empresa de corretagem e rapidamente se destaca por sua ambição e disposição para usar métodos não convencionais para conquistar novos clientes e fazer fortunas. Lobo, ele cria a sua própria empresa e passa a levar um estilo de vida regado à festas, drogas, sexo e muito dinheiro. Logo, porém, ele começa a manipular o mercado, enganando investidores e fazendo transações ilegais, passando a ser investigado pelo FBI. Não demora muito para que o império de Belfort começar a desmoronar, deixando para o público o questionamento sobre questões éticas e legais que envolvem o mundo da renda variável.

  7 – Trader – Documentário, 1987

Trader é um documentário clássico sobre o mercado financeiro, dirigido por Paulo Tudor Jones e Sally Cataldo. Produzido no final dos anos 1980, ele mostra o perfil do famoso trader de commodities Paul Tudor Jones, que na época era um dos principais traders do mercado financeiro americano. Durante o filme, é mostrada a vida e carreira de Paulo, apresentando a sua abordagem para fazer negociações e as suas estratégias de investimento. Ao longo da narrativa, o personagem discute suas filosofias de negociação, estratégias de gerenciamento de risco e a importância do controle emocional ao tomar decisões financeiras. Também são abordados inghts valiosos sobre a mentalidade necessária para ter sucesso no mercado financeiro e revela alguns de seus segredos comerciais.

8Como ficar rico – Série documental, 2023

A série documental da Netflix é  comandada pelo guru das finanças Ramit Sethi. Apesar do título, nos oito episódios da primeira temporada, Sethi presta consultoria financeira para diversos tipos de pessoas que enfrentam problemas financeiros – desde casais falidos até uma milionária que está torrando toda a sua herança e pomposa pensão em todo o tipo de consumo. Apresentado no mesmo estilo de outros programas inspirados nos reality shows, como 100 Dias para casar, O encantador de cães e Irmãos a obra, Sethi é chamado para ajudar essas pessoas. Antes do encontro com elas, ele analisa as suas transações financeiras e, a partir de então, ele já esboça um perfil psicológico para cada caso. Durante o programa, Sethi lança uma pergunta para cada participante: qual é a vida rica que eu desejo? Ou seja, assim ele tenta deixar claro que o foco não é necessariamente tornar uma pessoa ou família rica financeiramente, mas sim, orientar cada uma delas a levar uma vida feliz sem dificuldades financeiras.

9 – Billions – Série ficcional, 2016/2023

 Iniciada em 2016, a série Billions, criada por Brian Koppelman, David Levien e Andrew Ross Sorkin, está na sua sétima temporada. Inicialmente, a trama gira em torno de uma batalha entre dois homens poderosos e ambiciosos: o procurador de justiça Chuck Rhoades e o magnata dos fundos de investimento Bobby Axe. Chuck é um procurador federal de Nova York, conhecido por sua determinação no combate a crimes financeiros e corrupção. Assim, ele passa a investigar Axe, um bilionário que construiu seu império financeiro a partir do zero atuando em Wall Street. Rhoades suspeita que Axe esteja envolvido em práticas ilegais e manipulações no mercado. A briga entre os dois personagens se desenrola em meio a disputas de poder, estratégias e alianças. Ao longo das temporadas, “Billions” explora temas como ambição, moralidade, lealdade e corrupção no mundo financeiro.

10. A procura da felicidade, filme baseado em eventos reais, 2006

A Procura da Felicidade, estrelado por Will Smith, mostra a jornada de Chris Gardner que, apesar da idade mais avançada, troca o trabalho de vendedor externo por um estágio não remunerado em Wall Street. No entanto, durante esse processo ele é abandonado pela esposa, ficando sozinho com o filho pequeno. Na narrativa, o personagem lida com dificuldades financeiras, falta de moradia e uma série de obstáculos. Determinado, Chris mergulha no mundo das finanças e luta para se tornar um corretor de sucesso. Para isso, ele chega a dormir com o filho no banheiro de uma estação de metrô de Nova York e tenta se aproximar o máximo possível dos seus chefes para aprender com eles. Com paciência e dedicação ele consegue superar as dificuldades e chegar ao sucesso em um mercado marcado pela competitividade.