Apesar do título, a série “Como ficar rico” foca em casos de pessoas, casais e famílias de todas as classes sociais que enfrentam problemas financeiros

Por Eduardo Ritter/Superávit Caseiro

A Netflix lançou neste mês a série documental americana Como ficar fico,  comandada pelo guru das finanças Ramit Sethi. Apesar do título, nos oito episódios da primeira temporada Sethi presta consultoria financeira para diversos tipos de pessoas que enfrentam problemas financeiros – desde casais falidos até uma milionária que está torrando toda a sua herança e pomposa pensão em todo o tipo de consumo. Apresentado no mesmo estilo de outros programas inspirados nos reality shows, como 100 Dias para casar, O encantador de cães e Irmãos a obra, Sethi é chamado para ajudar essas pessoas. Antes do encontro com elas, ele analisa as suas transações financeiras e, a partir de então, ele já esboça um perfil psicológico para cada caso.

Durante o programa, Sethi lança uma pergunta para cada participante: qual é a vida rica que eu desejo? Ou seja, assim ele tenta deixar claro que o foco não é necessariamente tornar uma pessoa ou família rica financeiramente, mas sim, orientar cada uma delas a levar uma vida feliz sem dificuldades financeiras. A cada episódio fica claro que foram selecionados casos com diferentes tipos de pessoas que têm em comum o analfabetismo financeiro, ilustrando milhões de casos ao redor do globo. Mesmo sendo uma produção americana, ela é facilmente adaptável ao cenário brasileiro, pois os erros são os mais básicos possíveis, tais como: gastar mais do que ganha, criar fugas psicológicas para criar uma ilusão de que se tem mais (como abrir várias contas e usar mais de um cartão de crédito), não falar sobre finanças com o/a parceiro/a nem com a família, consumismo em excesso, falta de controle sobre entrada e saída de recursos nas contas pessoais e assim por diante.

 Ramit Sethi ficou famoso após a publicação do livro “I will teach you to be rich” (Eu vou te ensinar a ficar rico), em 2009. Rapidamente a obra se tornou um best-seller do New York Times. Logo, Sethi fundou uma empresa de consultoria financeira com o mesmo nome da obra e, agora, a série que também tem o mesmo título, mas que a Netflix traduziu para o português como “Como ficar rico”. Nos últimos anos ele também tem sido destaque em várias publicações do setor de finanças, tais como Forbes e Wall Street Journal. A série, lançada em 2023, pode não tornar os seus telespectadores milionários, mas ao menos mostra conceitos básicos para que quem assista não cometa alguns dos erros financeiros mais comuns praticados pelas pessoas ao longo da vida, independente de sua origem ou nacionalidade.