Por Superávit Caseiro

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu em reunião realizada nesta quarta-feira, 7, manter a taxa básica de juros da economia (Selic) em 13,75% ao ano. O índice é o mesmo fixado nas últimas três reuniões, realizadas em agosto, setembro e outubro. O encontro foi o último do ano, sendo que a Selic iniciou 2022 a 9,25% e foi subindo gradativamente até chegar ao valor atual.

Em nota, o Copom justificou a manutenção: “Entre os riscos de baixa, ressaltam-se (I) uma queda adicional dos preços das commodities internacionais em moeda local; (II) uma desaceleração da atividade econômica global mais acentuada do que a projetada; e (III) a manutenção dos cortes de impostos projetados para serem revertidos em 2023. A conjuntura, particularmente incerta no âmbito fiscal, requer serenidade na avaliação dos riscos. O Comitê acompanhará com especial atenção os desenvolvimentos futuros da política fiscal e, em particular, seus efeitos nos preços de ativos e expectativas de inflação, com potenciais impactos sobre a dinâmica da inflação prospectiva”.

Já o boletim Focus desta semana aponta uma elevação do mercado para os juros no fim do próximo ano na comparação com os dos boletins anteriores, passando de uma projeção de 11,50% para 11,75% ao final de 2023.