Por Superávit Caseiro

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima uma movimentação financeira de R$8,13 bilhões em volume de vendas para o Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro. Apesar do número parecer positivo, caso a expectativa se conforme, na verdade haverá uma redução de 3,1% nas vendas na comparação com 2021. No ano passado, mesmo sem a população estar completamente vacinada e com algumas restrições devido à pandemia, o setor movimentou R$8,39 bilhões de acordo com a CNC.

Em entrevista para o jornal Folha de S.Paulo, o presidente da confederação, José Roberto Tadros, destacou que o Dia da Criança é a terceira data comemorativa de maior relevância para o varejo, atrás do Natal e do Dia das Mães. “O reajuste dos preços dos produtos mais procurados para a data deve impactar as vendas deste ano”, projetou em declaração ao jornal. A expectativa, no entanto, é resultado do fato do brasileiro ainda sentir o poder de compra devido às altas na inflação nos últimos meses, apesar do registro de deflação no Índice Nacional de Prelos ao Consumidor Amplo (IPCA) de 0,36%, de acordo com o IBGE. No entanto, na comparação com o ano anterior, o valor dos brinquedos aumentou em média 20% e de tênis e sapatos em 15%.