Por Luiz Rafael Fernandes/Corretor de investimentos

O investimento imobiliário se desenvolveu positivamente nos últimos tempos, com altos índices satisfatórios para quem esteve e está envolvido nesse processo, seja pela finalidade de moradia ou para investimentos. Segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) o preço médio dos imóveis subiu 10,38% em 2021, ficando um pouco abaixo do Índice Nacional de Custo de Construção (INCC), com 13,85%. O índice é um indicador econômico que capta a evolução de custos de construções residenciais, possibilitando o acompanhamento da evolução dos preços de materiais e custos de mão de obra e serviços mais relevantes para a construção civil, e é mensurado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O setor imobiliário conseguiu superar as baixas que a pandemia trouxe para a economia brasileira, assegurando desenvolvimento e empregos no segmento. Isso tudo só foi possível através da liberação para dar continuidade às obras nos canteiros e aos avanços da tecnologia no setor, que evoluíram consideravelmente nesse período de pandemia. Alguns exemplos de tecnologias que contribuíram para que esse alto crescimento fosse hoje uma realidade são: uso de realidade aumentada nos estandes de vendas, registros onlines de contratos e uma série de novas soluções desenvolvidas para o cliente, que mesmo à distância pode se sentir presente. 

Os imóveis sofreram a maior valorização durante os sete últimos anos. De acordo com o Indicador Sistematizado da Evolução dos Preços do Mercado Imobiliários Brasileiro (FipeZap), várias cidades brasileiras se destacaram nessa alta por motivos variados, como seus níveis elevados de desenvolvimento em infraestrutura, educação, saúde e lazer. Tudo isso impacta diretamente e positivamente para que o aquecimento imobiliário seja cada vez maior e consequentemente se tenha uma elevação no preço do m² das construções.

No quadro abaixo, tem-se as cinco primeiras cidades que apresentaram maior valorização em 2021 no Brasil.

CidadePercentual de valorização
Itapema-SC23,77%
Itajaí-SC23,57%
Balneário Camburiú-SC21,21%
Vila Velha-ES20,24%
Vitória-ES19,86%
Indicador FIpeZap apresenta levantamento com cidades brasileiras que tiveram maior valorização

O estado de Santa Catarina foi o centro das atenções para investidores imobiliários por ter três representantes no top cinco a nível nacional, superando grandes estados como Rio de Janeiro e São Paulo.

É interessante entender um pouco mais afundo o porquê dessa valorização acelerada no mercado imobiliário catarinense. Por exemplo, a cidade campeã, Itapema-SC, alcançou nada mais nada menos do que 23,77% de valorização, conforme o índice, considerando o acumulado dos últimos 12 meses. A cidade litorânea é muito famosa por conter uma biodiversidade invejável em seu território, composta por lindas praias, com vistas surpreendentes e uma infraestrutura moderna que não para de crescer, e também pela ótima qualidade de vida que seus habitantes podem desfrutar.

Itapema-SC, por sua vez, destaca-se por ser um excelente ponto de investimento em imóveis de luxo. Por esse motivo a cidade apresentou um rápido desenvolvimento imobiliário, de acordo com o Anuário do Cenário Imobiliário realizado pelo Sindicato de Habitação (Secovi). Itapema incorpora um composto de muito luxo nas suas construções e belíssimas paisagens que a cidade compõe, pois são 14,2 km de orla marítima e diversos pontos turísticos, atraindo dessa forma cada vez mais os olhares de investidores e novos moradores.

Uma das questões que mais chamam atenção em Itapema é a infraestrutura, principalmente nos quesitos educação, saúde e segurança pública, que só melhoram e se desenvolvem a cada dia. A cidade catarinense tem atualmente um pouco mais do que 67 mil habitantes fixos e recebe geralmente mais de um milhão de turistas durante o ano, que vem passar as férias, descansar ou à lazer. Por essa razão, Itapema desenvolveu rapidamente o turismo, além do setor imobiliário. Alguns pontos turísticos de destaque são: Mirante do Encanto, Ponte dos Suspiros, Meia Praia, Praia Grossa, Praia da Ilhota, Canto da Praia, várias trilhas ecológicas; além disso uma das principais rodovias (BR-101) corta a cidade facilitando assim o trânsito e a locomoção automobilística.

O mercado imobiliário de luxo ganhou maior saliência em Itapema pela ótima qualidade de vida que a cidade apresenta. Outro exemplo desse crescimento e desse encantamento com a cidade é a quantidade de celebridades que possuem imóveis aqui e investem na cidade.

A cidade de Itapema-SC alguns anos atrás
Fotos: Eu amo Itapema
Itapema atualmente, com desenvolvimento e infraestrutura modernos
Fotos: Buture Negócios Imobiliários
Orla de Itapema-SC

Outras questões que chamam atenção, principalmente de investidores do ramo,  são as condições especiais que várias construtoras oferecem para a aquisição de imóvel, como a entrada de 40%, 30% ou até mesmo 20% do valor total do imóvel e o restante do saldo sendo parcelado em até 120 vezes ou mais (financiamento com a própria construtora), dependendo do tipo de imóvel desejado e do acordo estabelecido. Além disso, conta com financiamentos bancários facilitados, como o Plano Safra, para esses investimentos imobiliários.

Grande parte desses imóveis já são adquiridos pelos investidores ainda na planta, visto que é um dos melhores negócios a se fazer por alguns motivos que serão explorados abaixo:

1° Preço mais acessível: Umas das maiores vantagens, senão a maior, em se comprar um imóvel na planta é que os custos são bem menores em comparação aos imóveis já prontos.

2º Flexibilidade, planejamento do pagamento e CUB: Outro benefício em se comprar um imóvel na planta ou em construção, que é muito atrativo aos investidores, é as condições e planejamento do pagamento do bem adquirido, geralmente feito com base no Custo Unitário Básico da Construção Civil (CUB), que é um indicador usado dentro da construção civil para ter dados sobre uma estimativa de preço de custos de um projeto. Essas variáveis servem de base para se ter noção de parte dos custos de construção de uma edificação. O CUB/m² é fundamental no auxílio para o mercado de engajamento imobiliário, servindo de base no preço da construção de um empreendimento.

Há vastas possibilidades de pagamentos. Isso irá depender muito do tipo do imóvel e construtora responsável pelo empreendimento, pois cada uma tem sua política própria.

3º Potencial de valorização: o potencial agregado de valores sobre o imóvel pronto depois é outra vantagem para quem compra o imóvel na planta.

Existe a possibilidade de valorização dos imóveis em até 50 %, mas para isso é imprescindível levar em consideração alguns fatores essenciais. Inicialmente, é preciso ser altamente criterioso nas escolhas, levando em conta quesitos como: tendência do mercado na cidade da compra, o local da construção do empreendimento, a estrutura do imóvel e materiais e infraestrutura da região que o mesmo está sendo construído.

4º Poder de personalização do acabamento do imóvel: Ter a opção de escolha no acabamento do imóvel, é mais um fator favorável que agrega ainda mais valor ao produto. Pode-se acrescentar itens premium e finos ao acabamento, agrupando ainda mais valor ao bem recém adquirido. No entanto, deve-se ter muita calma e cautela nesse assunto, pois é preciso saber se a construtora responsável permite essa personalização, além de respeitar a proposta do empreendimento e aperfeiçoar os detalhes a esse estilo. Um exemplo são os apartamentos mais luxuosos que exigem uma padronização que se nota nos pequenos detalhes. Em contrapartida, um imóvel mais modesto na estrutura e tamanho pode realizar uma configuração no seu acabamento e na etapa da construção final para agregar mais valor no seu valor final.

5º Processo de aquisição do imóvel com segurança: Essa vantagem é fundamental para quem não gosta de burocracias. A compra de um imóvel na planta traz consigo uma promessa de compra e venda e respeita toda uma normativa que permite a defesa, tanto do comprador quanto do vendedor, que nesse caso é a construtora.

Um imóvel já finalizado exige um processo mais burocrático, e se leva mais tempo é porque é mais complexo no quesito “checagem de toda documentação”. Nesse caso é fundamental a checagem de todos os registros e certidões, conferir se o imóvel pronto já tem a liberação para sua comercialização, se o imóvel não tem alguma dívida ou impostos a serem debitados, entre outros.

6º Construindo um patrimônio: A compra de um imóvel na planta não se dá apenas para os investidores que querem fazer negócios de compra e venda para ganho de capital na diferença de preços, mas também é para pessoas que pretendem construir um patrimônio de valor, podendo se tornar morada, construir uma história e ainda ganhar um bom valor com o passar do tempo, podendo dessa forma garantir um bom patrimônio para os filhos e até mesmo netos.

A escolha de um empreendimento, de uma construtora, ou de uma boa corretora que tenham admiração e respeito adquiridos no mercado é imprescindível para evitar certas frustações. Ou seja, essa escolha precisa ser assertiva, e assim sendo, resultará num bom atendimento e em frutos para o comprador e suas gerações futuras.

Logo, pode se notar, que além de poder aproveitar todos os benefícios da cidade catarinense de Itapema, é possível conseguir uma boa valorização no empreendimento adquirido com um bom retorno financeiro, caso o comprador resolva vender futuramente. Lembrando que o retorno pode ser ainda maior caso o imóvel seja obtido na planta.