Você sabe quanto você paga de impostos todos os anos? Foi para responder a essa pergunta que o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) divulgou o cálculo que mede quantos dias o brasileiro precisa trabalhar por ano para pagar os impostos. Conforme a pesquisa, os brasileiros trabalharam em média até o dia 29 de maio apenas para pagar os tributos deste ano. Para chegar a esse resultado, o instituto transforma o percentual da carga tributária em números de dias trabalhados.

Assim, a redução da carga tributária é apenas mais uma das bandeiras defendidas pelo presidente Jair Bolsonaro durante as eleições de 2018 que ainda não se concretizou. O número de dias de 2022 foi o mesmo de 2021 e apresenta apenas uma ligeira queda nos dias de trabalho exigidos para prestar contas ao Fisco na última década. Além disso, na comparação com o seu principal concorrente no pleito federal de 2022, o último ano do atual governo apresenta uma carga maior na comparação com o ano recorde do governo Lula (2002-2010), que foi de 148 dias em 2010.

O cálculo do IBPT é feito por faixa de renda, considerando o período de maio de 2020 até abril de 2021. Para tanto, utiliza-se para fins tributários uma faixa mensal de rendimento de até R$3.000 (classe baixa), de R$3.000 até 10.000 (classe média) e acima de R$10.000 (classe alta).