A crise econômica e a pandemia de Covid-19 fizeram com que em 2021 o Brasil batesse recorde no número de abertura de pequenos negócios. Com a perda de emprego, muitas pessosa optaram por abrir o próprio negócio para ter uma atividade remunerada. Ao longo do ano passado, foram mais de 3,9 milhões de empreendimentos abertos, com um aumento de 19,8% em relação a 2020. Desse total, 80% foram de Microempreendedores Individuais (MEI). Os dados são de um levantamento feito pelo Sebrae, com base em dados da Receita Federal.

Diante desse aumento, o Sebrae começou na segunda-feira a Semana do MEI 2022, que segue até a sexta-feira, 20. A iniciativa começou há 13 anos e em 2022 está acontecendo com o tema “Quando Você se Capacita, Tudo Facilita!”. O evento conta com uma série de atividades gratuitas que podem ser acompanhadas online no site do Sebrae, além de reforço no atendimento presencial oferecido pela instituição.  

O grande destaque desta edição é a série de palestras e workshows que seguem até sexta-feira, sempre das 9h às 17h. São mais de 20 atividades desenvolvidas por especialistas, discutindo conteúdos e esclarecendo dúvidas sobre os temas centrais do evento, que são: inspiração, inovação, planejamento, finanças e marketing.

Você pode participar do evento acessando o link:  link: https://bit.ly/SemanadoMEI2022. Na quarta-feira o tema geral é “Comece certo”, na quinta-feira, 19, “Cuide do dinheiro”, e na sexta-feira, 20, o encerramento é com a temática “Hora do dinheiro”.

Além do evento online, o Sebrae também está realizando um mutirão de atendimento para os Serviços de Atendimento a MEI. Com isso, o microempreendedor não precisa fazer agendamento para buscar os serviços de abertura de MEI, acesso a boletos, regularização, dúvidas e consultoria de negócios.