Nesse espaço você poderá encontrar o modelo do curso de aperfeiçoamento para professores, uma introdução ao tema da saúde mental das crianças e adolescentes e os materiais de apoio para os seus módulos.
Modelo do curso (tema, método, material de apoio, equipe): Modelo do Curso para Professores
Introdução: Slides = Introdução – curso professores – roteiro
Módulos:
# Módulo 1 – Estigma dos transtornos mentais: slides = Módulo 1 – estigma – roteiro ; texto de apoio = Texto-de-apoio-Módulo-1
# Módulo 2 – Conhecendo a mente e o cérebro: slides = Módulo 2 – conhecendo mente-cérebro – roteiro ; texto para atividade com alunos = Texto de apoio – módulo 2 – roteiro
# Módulo 3 – Saúde mental da comunidade escolar: slides = Saúde mental da comunidade escolar – slides – roteiro ; texto de apoio = 826_DGS_Manual_Saúde_Mental_em_Saúde_Escolar
# Módulo 4 – Reconhecendo os transtornos mentais na infância e adolescência: slides = Módulo 4 – identificando sinais de tm – roteiro ; texto de apoio = prevalencia.trant.inf.adolec.
# Módulo 5 – Cuidando dos transtornos mentais na infância e adolescência: slides = Módulo 5 – cuidando transtornos – roteiro ;
# Módulo 6 – Outros problemas relacionados à saúde mental: texto de apoio = Outros problemas – Texto de apoio – Módulo 6
# Módulo 7 – Como cuidar da saúde mental – textos de apoio:
1. Manual de práticas integrativas e complementares: Manual_de_praticas_integrativas_e_complementares
2. Política nacional de práticas integrativas e complementares: politica_nacional_praticas_integrativas_complementares_2ed
3. Intervenções psicossociais na atenção básica – https://wp.ufpel.edu.br/ipab/
# Módulo 8 – Procurando ajuda e encontrando apoio: veja no menu principal desse site, em “Buscando ajuda”, uma lista de recursos na cidade de Pelotas; crie sua própria lista, por bairros de Pelotas ou de outras cidades e nos envie através do “Contato” no menu principal para atualizarmos o nosso site.