Sobre o projeto

Vamos começar contando um pouco da nossa história. Sabíamos da necessidade de atividades de educação para a saúde mental, mas estávamos em busca de um método que fosse divertido, portanto educativo, para nós e para os professores e alunos das escolas. Foi quando tivemos esse encontro entre a Medicina e o Teatro, resultando nas “rodas de conversa e brincadeiras”.

Nossos pontos de partida foram a educação em saúde mental e os jogos teatrais, que começamos “conversando e brincando” entre nós da UFPEL e logo mais entraram na roda o prof. Joaquim Dias e os alunos e alunas do Colégio Municipal Pelotense. Dessa brincadeira fomos abrindo caminho para cuidar da saúde mental de todos nós!

Saiba mais sobre educação em saúde mental: Educação para a saúde mental – roteiro

Saiba mais sobre os jogos teatrais: Jogos teatrais – saúde mental em cena

Veja o mapa mental do nosso projeto: https://www.dropbox.com/scl/fi/jji1uiex7hn1jw0yt3d4x/Mapa-mental-Proj-Sa-de-Mental-na-Escola.pdf?rlkey=36rk8q6o0uvv54feoxd7tuhdk&st=0w1q5nht&dl=0

Um antecedente do “Saúde mental em cena” foi outro projeto de extensão da UFPEL, que deu início às nossas ações de educação para saúde mental nas escolas de Pelotas, desse vez em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Círculo Operário Pelotense. Tendo como base a experiência do grupo canadense Mental Health Literacy – https://mentalhealthliteracy.org/adaptamos esse modelo à nossa realidade e necessidades, com um curso de aperfeiçoamento em saúde mental para os professores. Em meio ao curso fomos interrompidos pela pandemia da COVID-19, mas a equipe manteve os encontros de modo virtual, fazendo algumas leituras que foram fundamentais para o que viria a seguir:

+ CALKINS, L.; HARTMAN, A.; WHITE, Z. Crianças produtoras de texto: A arte de interagir em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 240 p., 2008.
+ FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24 ed. São Paulo: Paz e Terra, 165 p., 2002. – (Coleção Leitura). ISBN 85-219-0243-3.
+ GANDINI, L. et al. O papel do ateliê na educação infantil: a inspiração de Reggio Emilia. 2. ed. Brasil: Penso, p. 1-224, 2019.