Início do conteúdo

A importância dos congressos médicos na graduação

Aprenda como fazer planejamento de evento acadêmicoUma das etapas mais angustiantes na trajetória de um acadêmico de medicina é a escolha da área do conhecimento médico em que se especializará após formado. Assim como na época do vestibular, são múltiplas as opções e, também por isso, enormes as incertezas. Estas são advindas do raso contato que, inevitavelmente, temos com cada especialidade, haja visto que seis anos é um tempo curto para que se possa ter um posicionamento sóbrio ante o complexo mundo médico.

Consequentemente, dúvidas sobre carreira, mercado de trabalho, rotina do especialista e perspectivas de desenvolvimento científico perseguem muitos acadêmicos e, não raramente, recém-formados. Como meio de buscar respostas a essas dúvidas, é comum que procuremos conversar com professores ou médicos conhecidos e que passemos a seguir especialistas nas redes sociais, a fim de sabermos um pouco mais sobre a rotina de trabalho e sobre os desafios que enfrentam na área em que atuam.

Um aliado importante para a escolha da especialidade são os congressos médicos. Esses eventos, destinados à atualização científica, são ótimas opções para que o acadêmico desenvolva uma visão crítica e obtenha um panorama geral da especialidade que deseja seguir. Durante o ano de 2020, contudo, devido à pandemia de Covid-19, foram realizados no modelo remoto. Perdia-se, nesse modelo, muito da essência de um bom congresso médico. Para o acadêmico, um dos pontos mais importantes em um congresso é a possibilidade de estender seu networking, conhecendo tanto palestrantes, quanto futuros colegas de profissão – o que era menos viável de forma online. Felizmente, no segundo semestre de 2021, os congressos médicos presenciais voltaram a ocorrer, respeitando todas as normas sanitárias necessárias.

Além da possibilidade de estabelecer conexões, bons congressos são ambientes ricos de oportunidades para o acadêmico – basta estar atento e saber as aproveitar. Painéis sobre novos fármacos em desenvolvimento, mesas redondas multidisciplinares, palestras com pesquisadores de destaque e cursos de atualização profissional são algumas das oportunidades ofertadas nesses eventos. Isso contribui para que o acadêmico participante tenha uma boa perspectiva do caminho que a especialidade seguirá nos próximos anos. Outra oportunidade muito relevante para o amadurecimento do acadêmico e para a construção de seu currículo, são as amostras científicas que ocorrem dentro dos congressos, possibilitando que acadêmicos apresentem seus trabalhos – alguns congressos, inclusive, realizam bancas e premiam os melhores trabalhos apresentados.

É importante lembrar, por fim, que os certificados de participação de congressos médicos, principalmente nacionais e internacionais, pontuam em algumas provas de residência e em alguns processos seletivos para Mestrado. Sendo assim, por este e por todos os outros motivos anteriormente citados, é imprescindível ficar atento, durante a graduação, e procurar por possíveis congressos que acontecem na sua cidade ou em cidades próximas, para que não perca oportunidade de participar destes eventos.

 

Elaborado por: Thales Aguiar

Publicado em 05/11/2021, na categoria Reflexões.