O que é o Sinapse?

O Jornal Acadêmico Sinapse é um periódico realizado por acadêmicos da Faculdade de Medicina, Psicologia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pelotas (FAMED-UFPel).

Com sua primeira edição em 2011, o Sinapse perpassa a história de Pelotas e dos acadêmicos da medicina que se mobilizaram para trazer conteúdo de qualidade, fomentando a discussão, reflexão e conhecimento sobre diversos temas.

Se sinapse é um ponto de junção entre um neurônio e outro, por onde o impulso nervoso é transmitido, o Jornal Sinapse é onde ocorre a troca de informações e transmissão de conhecimento entre os alunos, professores e comunidade em geral.

‘Calma, a gente não é Harvard’, ainda!

Tal frase foi um dos motivos da criação e continuação do Jornal Acadêmico Sinapse, fundado com o objetivo de democratizar o acesso às informações pertinentes na graduação, o Sinapse busca tornar os alunos conscientes do que existe e do que falta na faculdade. Sempre em busca de uma universidade melhor, convidamos os acadêmicos a se unirem nessa rede neural e promoverem mais oportunidades e melhora da realidade acadêmica.

Mudanças:

A partir de 2020 o Sinapse precisou se remodelar e adequar-se as novas realidades, diante disso iniciou-se as mudanças e as multi-atuações do projeto.  Em 2021, após 10 anos de vinculação junto à IFMSA Brazil (Internacional Federation of Medical Students Association), inclusive recebendo prêmios nacionais e internacionais, o Sinapse encerra sua atuação com a instituição. Dessa forma, o Jornal Acadêmico Sinapse se integra a FAMED -UFPel e se torna a Rede de Comunicações Sinapse, com a finalidade de atuar cada vez mais presente no cotidiano dos acadêmicos, docentes e técnicos.

Publicado em 24/08/2021, na categoria Notícias.