Início do conteúdo
Normas

PÚBLICO:

a) Alunos de graduação e de pós-graduação de instituições de ensino superior, públicas ou privadas, nacionais e do exterior das áreas de Ciências, Matemática e áreas afins .

b) Professores da educação básica e superior da rede pública e/ou privada de Ciências, Matemática e áreas afins.


EIXOS TEMÁTICOS:

·         Formação de Professores (F.P)

·         Estratégias Metodológicas e Recursos Educacionais (E.R)

·         Ensino e Aprendizagem (E.A)


NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS:

a) Cada participante poderá inscrever 1 (um) resumo como autor;

b) O resumo deverá versar sobre assunto de trabalho de pesquisa, nas modalidades: Relato de Experiência (RE), Pesquisa em Andamento com Resultados Parciais (RP), Pesquisa em Andamento com Estado de Conhecimento (EC) ou Pesquisa Concluída (PC), devendo ter no mínimo três e no máximo quatro páginas.

c) O arquivo deverá ser salvo em formato .pdf e nomeado com o primeiro nome e último sobrenome do apresentador, eixo temático, modalidade e área de pesquisa. Exemplo: Fernando_SIlva_E.R_RP_Química;

d) Resumos não apresentados, não darão direito à certificado.

Formatação do resumo:

a) TÍTULO – Com todas as letras maiúsculas e alinhamento central com fonte Arial, tamanho 12 e em negrito;

b) AUTORES: Deixar espaçamento de uma linha abaixo do título, citando os nomes, com alinhamento centralizado e fonte Arial, tamanho 12. Citar o nome de cada autor por extenso e todo em letra maiúscula, separando-os por ponto e vírgula (;). O nome de cada autor deverá ser identificado com um número sobrescrito em negrito de acordo com as afiliações (Ex: FERNANDO SILVA PEREIRA1 ; MARIA VIEIRA SILVA2). O nome do apresentador do resumo deverá estar sublinhado e corresponder ao participante inscrito.

c) AFILIAÇÕES: Fonte Arial, corpo 10, itálico, alinhamento centralizado, com uma linha de intervalo abaixo dos autores. Deverá iniciar com o número sobrescrito de cada autor, com afiliação e endereço eletrônico para correspondência.

d) CORPO DO TEXTO: Em espaço simples, justificado, com fonte Arial, tamanho 12.

e) TABELAS E FIGURAS: Os resumos podem conter tabelas e figuras. As palavras “Tabela” e “Figura”, quando citadas no corpo do resumo e nos títulos das mesmas, deverão ser escritas com as letras iniciais maiúsculas e fonte Arial, corpo 12.

f) REFERÊNCIAS – Em fonte Arial, tamanho 12, de acordo com as normas da ABNT.

CLIQUE AQUI para baixar o Modelo do Resumo.


NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS RESUMOS DURANTE O SIMPÓSIO:

Apresentação dos Resumos

a) As apresentações se darão na forma oral, cada participante terá dez minutos para a apresentação e cinco para questionamentos e discussões;

b) As apresentações orais se darão em horário e local a serem estabelecidos pela Comissão Organizadora e previamente divulgados na página do V SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO;

c) Não será possível alterar o dia, local e horário das apresentações dos resumos;

d) Cada participante, na data confirmada, é responsável por seu material de apresentação (pendrive, arquivo da apresentação, notebook, adaptadores etc). A Comissão Organizadora disponibilizará nas salas somente datashow e tela para projeção.


CERTIFICADOS:

a) Os certificados de participação no evento (modalidade ouvinte) serão emitidos para os participantes com 75% de frequência e que entregarem o documento original da GRU. Os certificados de apresentação de trabalho (modalidade apresentador) serão emitidos para os participantes que realizarem a apresentação dos resumos expandidos.

b) Todas as informações presentes no certificado (nome do apresentador, autores e título do trabalho) serão retiradas diretamente da ficha de inscrição.

c) Os certificados serão emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e entregues na secretaria do PPGECM (após contato via email).

___________

IMPORTANTE!

OS TRABALHOS SÓ SERÃO AVALIADOS SE ESTIVEREM DENTRO DOS PADRÕES DE FORMATAÇÃO.