Início do conteúdo
    Notícias
  • Agradecimentos e fotos do IV Seminário Discente

    Agradecemos a todos/as que participaram do IV Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPel, realizado entre os dias 4 e 6 de dezembro de 2024. O evento contou com Grupos de Trabalho (GTs) sobre temas como abordagens sociológicas, trabalho, desigualdades, políticas públicas, movimentos sociais, interseccionalidades, emergências climáticas e iniciação científica. Além dos GTs, tivemos as mesas-redondas “Análise geométrica de dados e suas aplicações nas ciências sociais” e “O fazer científico: de que Sociologia tratamos?”, e as oficinas “Oficina de Periódicos CAPES” e “Oficina de Currículo Lattes”. Destacou-se também a roda de conversa com egressados/as do programa, seguida pelas palestras “Ubuntu como um projeto alternativo de sociedade frente às crises sociais, econômicas, políticas e ambientais” e “O papel do sistema de justiça no enfrentamento das violências e conflitualidades na sociedade contemporânea”. As fotos do evento estão disponíveis na aba de fotos do site.

  • Relação de resumos aprovados IV Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPel Novas perspectivas no fazer sociológico: inovação e desafios contemporâneos

    GT 1 – Abordagens sociológicas da sociedade e do indivíduo

    SALA: 29 CEHUS

    Sessão 01 – dia 05/12 – 09:00 às 12:00

    1. João Alves do Nascimento – Dom Luciano José Cabral Duarte e os trabalhadores pobres do Vale do Cotinguiba (SE): O acesso à terra em Sergipe, entre 1968 e 1988.
    2. Amanda Albuquerque Peres – O campo psicanalítico no Brasil contemporâneo a partir de uma perspectiva sociológica.
    3. Lucas Barroso Rego – O impacto da ditadura civil-militar (1964-1985) na UFRJ: um panorama da trajetória da docente Maria Laura Mouzinho Leite Lopes (1917-2013).
    4. Tainá Cardozo de Oliveira – Ação e reflexividade para os sociólogos pós-bourdiesianos.
    5. Paola Marlen Chaves Gonçalves – Estado da Arte da Sociologia do Indivíduo: Disposições e práticas de Wolfgang Mozart, Carmen Miranda e Martin Heidegger.
    6. Laura Silva Costa – Estigma e identidade: o impacto social do rock’n’roll a partir da teoria de Howard Becker.

    GT 2 – Abordagens teóricas e empíricas sobre as reconfigurações

    do mundo do trabalho na contemporaneidade

    SALA: 28 CEHUS

    Sessão 01 – dia 05/12 – 09:00 às 12:00

    1. Francioli Bagatin – As transformações do mundo do trabalho e o sujeito neoliberal: a reforma trabalhista como consequência.
    2. Catharina Lauerbach – Tá Online, Mas Tá ‘Pago’? Precarização na Era do ‘Freela’ Digital.
    3. Débora Coward Foliatto – Trabalho e migrações: as trajetórias laborais de mulheres senegalesas em Caxias do Sul.
    4. Thais Garcia Jeske Uarthe – A luta político-cognitiva dos Tribunais Superiores em face da flexibilização do Direito do Trabalho.

    GT 4 – Economia e sociabilidades:

    moralidades, mercados contestados e desigualdades

    SALA VIRTUAL: O Link será disponibilizado por e-mail

    Sessão 01 – dia 05/12 – 09:00 às 12:00

    1. Laura Alves Menon; Felipe Schmals Silveira – UM CORPO DE MULHER, UM CAMPO DE BATALHA: A Guerra Cultural às Mulheres Analisada sob o Espectro Social-Criminológico nos Conteúdos Difundidos em Plataformas Digitais.
    2. Eduarda Marina Wiedemann – Do cofrinho à carteira virtual: a educação financeira para crianças na era digital.
    3. Bibiana Poche Florio – Inovação e Inteligência Artificial na Saúde: Mudanças Culturais no Contexto da Transformação Digital.
    4. Nikolas Yoshitaka Konishi; Johan Lose – Trabalho, Moralidade e Política: Uma Análise das Dinâmicas Digitais dos ANCAP brasileiros.
    5. Àrleson Renato Luz Costa; Elaine da Silveira Leite – Manipulação Algorítmica na Plataforma X: A Difusão Digital de Conteúdos Criminais.

    Sessão 02 – dia 06/12 – 09:00 às 12:00

    1. Aniusia Nima N’ghabo; Adriane Vieira Ferrarini – Solidariedade e Subsistência: A Produção Econômica das Mulheres Horticultoras na Granja de Pessubé, Bissau-Guiné.
    2. Thayná Silva de Oliveira; Mari Cristina de Freitas Fagundes – Pessoas negras em posição de liderança: um debate sobre a influência da desigualdade racial entre os anos de 2022 à 2024.
    3. Wander Catarina dos Santos – Uma Análise Sociológica da Transferência Tecnológica Militar entre China e Rússia.
    4. Marciele Agosta de Vasconcellos; Elaine da Silveira Leite – A gramática dos sentimentos nas mediações humanizadas na Justiça do Trabalho.

    GT 5 – Estado, políticas públicas e a disseminação da ideia de empresa

    SALA: 319

    Sessão 01 – dia 05/12 – 09:00 às 12:00

    1. Clarissa Ferigollo; Marcio Silva Rodrigues – A ideia de empresário de si no serviço público: resultados preliminares de análise na Universidade Federal do Rio Grande.
    2. Roberta Herman Mesko – De discurso em discurso: a construção do empresário de si endividado.
    3. Raquel Peres Macêdo – Centauro Neoliberal na Educação: Consenso como estratégia e tática.
    4. Matheus A. Botelho – Dinâmica Política do Estado de Exceção Econômico Permanente: Tensões silenciosas entre Mercados financeiros e Instituições Democráticas.
    5. Manoela Vieira Neutzling – Filantropia Estratégica e empresarização do Estado: articulações teóricas entre Estado de Bem-Estar Social, Neoliberalismo e Financeirização.

    Sessão 02 – dia 06/12 – 09:00 às 12:00

    1. Leiliane dos Santos Gonzaga; Jéssica Alves dos Santos – Políticas Públicas e Organizações Coletivas da Agricultura Familiar: Um Estudo em Feiras no Município de Cruz das Almas (BA).
    2. Marcio Vicente Maciel – O Papel do Estado na coordenação e execução das políticas públicas de inovação no município de Porto Alegre.
    3. Leandro Rezende Bento; Marcio Silva Rodrigues; Márcio Barcelos – As políticas industriais como estratégia de desenvolvimento: Uma análise do município de Pelotas-RS.
    4. Fernanda dos Santos Trindade – Os campos científico e político do saneamento básico no Brasil.
    5. Vitor Abreu Arnoni – Pós-modernismo e Neoliberalismo: em direção à Paralaxe da Burocracia Estatal.

    GT 6 – Movimentos sociais e contramovimentos na América Latina:

    repertórios, conflitos e estratégias

    SALA: 204

    Sessão 01 – Gênero, Movimentos e Protestos – dia 05/12 – 10:00 às 12:00

    1. Roberta Alano – Repertórios antigênero na América Latina: a construção de uma agenda.
    2. Gabriel Bresque – Apontamentos sobre a cobertura de protestos de mulheres durante a presidência de Jair Bolsonaro (2019-2022).
    3. Laura Bandeira – Movimento feminista e suas atuações contra a Violência Política de Gênero no Brasil.
    4. Sibelle Rossales – Dos conflitos internos nasce um ser-amorfo: quem eram as inimigas da Nação brasileira?

    Sessão 02 -Movimentos Contestatários, Raça, Moradia e Religião – dia 06/12 – 10:00 às 12:00

    1. Isabella Mello Ness – A militância após a conquista da terra
    2. Bruno Pereira – O impacto de The Warriors (1979) no movimento Punk de São Paulo: gangues e violência nos anos finais da Ditadura Militar.
    3. Murilo Lima Brum – Progressismo evangélico no Brasil: do discurso a ação coletiva.
    4. Luciane Barcellos de Almeida – As “afroladinas” e o desafio de morar nas cidades, um olhar sobre cooperativas e associações habitacionais.
    5. Cyntia Barbosa Oliveira; Luciana Garcia de Mello – Pardos são negros? Reflexões sobre parditude e as classificações raciais no Brasil.

    GT 7 – Segurança Pública e Novos Ilegalismos

    SALA: 315

    Sessão 01 – dia 05/12 – 09:00 às 12:00 – Sessão presencial

    1. Eduardo Pinheiro Urrutia – Perspectivas Sociológicas Internacionais e o Sistema Prisional Brasileiro.
    2. Bruno Gazalle Cavichioli – O medo como commodity política: A expansão das políticas do medo como sintoma do capitalismo tardio globalizado.
    3. Mari Cristina de Freitas Fagundes; Arthur Nizoli Almeida – Os desafios e limites para os municípios na promoção de políticas de segurança pública.

    Sessão 02 – dia 06/12 – 09:00 às 12:00 – Sessão Online

    SALA: O Link será disponibilizado por e-mail

    1. Eduardo Armando Medina Dyna – A emergência do Primeiro Comando da Capital e as configurações na segurança pública: Uma análise sobre sua ordem criminal.
    2. Francisco Guitler – Prisões e manicômios: um estudo sobre os detentos internados no Manicômio Judiciário de São Paulo entre 1936 e 1952.

    GT 8 – Interseccionalidades:

    entre articulações teóricas e mobilizações práticas

    SALA: 317

    Sessão 01 – dia 05/12 – 10:00 às 12:00 – presencial

    1. Johan Lose; Nikolas Yoshitaka Konishi – Redes de Contestação: A Mobilização de Jovens Brasileiros Contra a Ideologia de Gênero e a Cultura Woke e a Consolidação de Identidades Políticas de Direita.
    2. Elen Cristina Ramos dos Santos – Lélia Gonzalez na Produção Bibliográfica sobre Relações Raciais: intelectuais negras frente à política do esquecimento.
    3. Bruna Mendes da Rosa – Branquitude e educação infantil: um estudo sobre os impactos da identidade racial branca no desenvolvimento da lei 10.639/2003.
    4. Rai Leon Souza de Lima; Rosângela Fachel de Medeiros – Entre armários: rompendo fronteiras de deficiências e identidades LGBTQIA+.
    5. Nara Beatriz Matias Soares – Entre certificação e titulação: acordo e desacordos em uma comunidade quilombola.

    Sessão 02 – dia 06/12 – 10:00 às 12:00 – online

    SALA VIRTUAL: O Link será disponibilizado por e-mail

    1. Murilo de Oliveira Carvalho; Cimone Rozendo – Racismo diluído: materialidade orgânica e inorgânica em quintais produtivos de agricultoras negras potiguares assentadas de reforma agrária.
    2. Débora Camargo Strada – Planejamento reparativo: perspectivas de reparação do racismo ambiental urbano.
    3. Jéssica Alves dos Santos; Leiliane dos Santos Gonzaga – Interseccionalidade e Liderança de Mulheres Negras no Cooperativismo da Agricultura Familiar na Bahia.

    GT 9 – Democracias e emergências climáticas na América Latina:

    os desafios e limitações das sociedades modernas diante do crescimento do autoritarismo, da extrema-direita e do negacionismo

    SALA: 201

    Sessão 01 – dia 05/12 – 09:00 às 12:00

    1. Sandro Adams – Emergências climáticas: entre a utopia e o autoritarismo.
    2. Paulo Anós Té – Democracia fragilizada ou autoritarismo? A crise política na Guiné-Bissau (2023-2024).
    3. Renata da Silva; Monika Weronika Dowbor – A representação do Jornal do Almoço sobre o poder público durante as enchentes no Rio Grande do Sul em 2024.
    4. Maria Luiza da Silva Gonçalves – Estudo da relação entre verdade e política a partir da análise do uso de fake news no período eleitoral.
    5. Vinícius Viana Gonçalves – A Era da Pós-Burrice: Como a Ignorância se Transforma em Status Social em um Mundo Saturado pela Desinformação.

    Sessão 02 – dia 06/12 – 09:00 às 12:00

    1. William Gómez – A crise ambiental, a crítica radical e o “novo espírito do capitalismo”.
    2. Sandro Ari Andrade de Miranda – Mudanças Climáticas e Necrourbanismo: o neoliberalismo e a produção do urbanismo de desastre.
    3. Beatriz Franco do Vale – Estado-nação, capitalismo e meio ambiente: uma análise de discurso do movimento indígena brasileiro.
    4. Newton Soares Mota – Neoextrativismo Verde: A instalação de parques eólicos e seus impactos nas comunidades rurais do Alto Sertão Baiano.

    GT 10 – Graduação e iniciação científica.

    SALA: Miniauditório 01 CEHUS

    Sessão 01 – dia 05/12 – 09:00 às 12:00

    1. Esther Soares Gomes; Júlia Silva Goebel; Francisco Kieling – Barreiras no Acesso ao Ensino Superior: Estudo com Jovens Estudantes do Ensino Médio.
    2. Marielle Mendes Sacharuk – Transposição Didática: Forma de Ensinar Políticas Públicas no Desafio Pré-Universitário Popular Através da Oficina “RPG da Crise”.
    3. Jonathan Camargo Pereira; Bernardo Mattes Caprara – A notoriedade oculta: as práticas do currículo oculto dentro do território escolar.
    4. Helena Costa da Trindade; Rafaella Hermes Lemos – Estudante-trabalhador: impactos na formação acadêmica dos estudantes de ciências sociais.
    5. Anniely Taylla Teixeira Da Silva; Mari Cristina de Freitas Fagundes – Racismo e injúria racial: uma discussão sobre adjetivação e invisibilidade da mulher negra na legislação brasileira.
    6. Ana Carolina Pires Clemente; Mari Cristina de Freitas Fagundes – A necropolítica de Estado e a participação feminina negra na política brasileira: uma análise do assassinato de Marielle Franco – a posição de uma mulher eleita.

    Sessão 02 – dia 06/12 – 09:00 às 12:00

    1. Corina Gonsales Vega – Do Luxo ao Popular: O Movimento ‘De Cima para Baixo’ e a Relação das Marcas de Grife com as Classes Populares.
    2. Letícia Chrisostomo Bortt Moreira – O furo na enunciação: A análise de discurso como ferramenta para perfurar o discurso político-religioso.
    3. Isadora Rodrigues de Duarte; Adriane Vieira Ferrarini – Coletivos cidadãos e interações digitais: um estudo de casos múltiplos em Porto Alegre e Pelotas.
    4. Paula Rieth de Oliveira Huf; Corina Gonsales Vega – O futebol como uma forma de lazer na periferia urbana: o projeto meninos da vila no Bairro Navegantes em Pelotas/RS.
    5. Isabel Ferreira Vargas – Especulação fabulativa em tempos de crise ambiental: criando mundo possíveis no Antropoceno.
    6. Thales Morbach Lange – O presidente faz discurso sobre queimar, desmatar: a construção do antagonismo no discurso ambiental de Lula na campanha eleitoral de 2022.
  • Divulgação dos Resumos Aprovados

    Informamos que a relação dos resumos aprovados para apresentação nos Grupos de Trabalho (GTs) do IV Seminário Discente será divulgada no dia 21 de novembro de 2024. Ressaltamos que a data anteriormente mencionada, 18 de novembro, foi ajustada para garantir uma avaliação mais criteriosa dos trabalhos submetidos. Agradecemos pela compreensão e seguimos à disposição para quaisquer dúvidas!

  • IV Seminário discente do PPGS UFPEL 2024

    Convidamos todos/as a participarem do IV Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPel, seja como ouvintes ou enviando seus trabalhos para os Grupos de Trabalho (GTs). As inscrições para submissão de resumos estarão abertas de 3 de outubro de 2024 até 11 de novembro de 2024. Os resumos aceitos serão divulgados no dia 18 de novembro, e as apresentações dos GTs ocorrerão nos dias 5 e 6 de dezembro de 2024. Para detalhes completos sobre os GTs, acesse a aba de Atividades e clique em Grupos de Trabalho. Há um total de nove GTs que abordam temas diversos, como sociedade, trabalho, desigualdades, interseccionalidades, emergências climáticas e muito mais. Para mais informações, incluindo o edital completo, visite a aba de Informações. Na aba de Inscrições, você pode se inscrever como ouvinte ou submeter seu trabalho. Todos/as os/as participantes, sejam ouvintes ou apresentadores, receberão certificados de participação no IV Seminário Discente. Não perca essa oportunidade de compartilhar seu conhecimento e participar desse importante evento acadêmico!