Histórico

O Simpósio de Ecologia, Genética e Evolução de Drosophila vem sendo realizado bianualmente desde 1999 e já se estabeleceu como o evento mais importante para reunião e debate da comunidade drosofilista brasileira. Este evento tem contado com a presença constante de convidados e colaboradores de outros países da América do Sul, América do Norte e Europa. A primeira edição foi realizada em 1999 na cidade do Rio de Janeiro, com a coordenação da Dra. Blanche Christine Bitner-Mathé (UFRJ), a partir da sugestão e estímulo do Dr. Jean David (CNRS, França), colaborador de longa data da pesquisa realizada com Drosophila no Brasil. Desde então, os principais grupos de pesquisa em Drosophila no Brasil têm se comprometido na organização dos eventos posteriores, discriminados a seguir: 

1999: Rio de Janeiro (RJ), sob a coordenação da Dra. Blanche Christine Bitner-Mathé (Universidade Federal do Rio de Janeiro). 

2001: São José do Rio Preto (SP), sob a coordenação das Dras. Hermione E. M. C. Bicudo, Marlene K. Kobayashi e Lilian Madi-Ravazzi (Universidade Estadual Paulista). 

2003: Porto Alegre (RS), sob a coordenação da Dra. Vera L. S. Valente Gaiesky (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). 

2005: Campinas (SP), sob a coordenação do Dr. Louis Bernard Klaczko (Universidade estadual de Campinas). 

2007: Ribeirão Preto (SP), sob a coordenação do Dr. Fábio de Melo Sene e da Dra. Maura H. Manfrin (Universidade de São Paulo). 

2009: Florianópolis (SC), sob a coordenação do Dr. Paulo R. P. Hofmann (Universidade Federal de Santa Catarina). 

2011: Belém (PA), sob a coordenação da Dra. Marlúcia B. Martins (Museu Paraense Emílio Goeldi). 

2013: Porto de Galinhas (PE), sob a coordenação da Dra. Claudia Rodhe (Universidade Federal de Pernambuco). 

2015: Brasília (DF), sob a coordenação da Dra. Rosana Tidon (Universidade de Brasília). 

2017: Ouro Preto (MG), sob a coordenação do Dr. Gustavo Kuhn (Universidade de Minas Gerais). 

A décima primeira edição do SEGED será realizada em Pelotas (RS), na Universidade Federal de Pelotas, onde está vinculado o Dr. Marco Silva Gottschalk, coordenador da proposta, bem como as Dras. Monica Laner Blauth e Juliana Cordeiro. Este grupo tem estudado Taxonomia, Ecologia e Genética de Drosophilidae nesta universidade desde 2009.

 

Fotografias históricas

Primeira reunião dos drosofilístas brasileiros – Julho 1988 – São Paulo

 

Cartazes e fotografias do I Simpósio de Ecologia, Genética e Evolução de Drosophila