Início do conteúdo
    Notícias
  • Projeto de ensino – Análise Geométrica de Dados e suas aplicações nas Ciências Sociais

    O projeto busca apresentar e trabalhar com estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de ciências sociais e afins as técnicas de análise geométrica de dados (AGD). Entre as técnicas da AGD, destacam-se a análise de componentes principais (ACP, para variáveis quantitativas) e a análise de correspondências múltiplas (ACM, para variáveis categóricas). O objetivo é disseminar seus potenciais para a pesquisa e elaborar, como atividade final, um livro com as contribuições dos participantes do projeto.

    O que é a AGD? A AGD se tornou conhecida pelos trabalhos de Pierre Bourdieu e é desenvolvida principalmente na sociologia francesa. Porém, essas técnicas são cada vez mais utilizadas em diferentes países e empregadas proficuamente em várias áreas. A ACM e ACP permitem reduzir a complexidade de um grande número de variáveis, produzindo eixos que expressam as diferenças predominantes entre as unidades de análise. São técnicas apropriadas à classificação, taxionomia e criação de perfis, assim como à elaboração de estruturas relacionais, compatíveis com o conceito bourdieusiano de campo e outras noções de configuração causal nas ciências sociais.

    Coordenação: Prof. Rodrigo Cantu

    Inscrições: até 22/9/2024
    Certificado de grupo de estudos – 30hs

    Local: LabIFISP (sala 201 – CCHS) | Horário: 9hs – 12hs

    Para se inscrever no projeto, escrever para <rodrigo.cantu@ufpel.edu.br>, com nome completo, número de matrícula e curso.

    Programa de atividades:

    23/9/2024 (seg) – Minicurso: apresentação AGD

    27/9/2024 (sex) – Minicurso: apresentação AGD

    4/10/2024 – Seminários de aplicações

    11/10/2024 – Seminários de aplicações

    18/10/2024 – Oficina AGD

    25/10/2024 – Oficina AGD

    Recesso (28/10 – 10/11)

    22/11/2024 – Seminários de resultados

    29/11/2024 – Seminários de resultados

    6/12/2024 – Seminários de resultados

    Minicurso:
    Apresentação dos princípios teóricos de Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) e Análise de Componentes Principais (ACP); exemplos de pesquisa com essas técnicas; introdução à ACM e ACP no R.

    Seminários de aplicações:
    Seminários para apresentação e discussão de resultados de pesquisas já realizadas que utilizaram ACM ou ACP, a fim de explorar a variedade de possibilidades de emprego dessas técnicas.

    Oficina:
    Trabalho conjunto com os bancos de dados dos participantes, para organiza-los e recodifica-los e, finalmente, para rodar uma ACM ou ACP e interpretar seus resultados.

    Seminários de resultados:
    Seminários para apresentação e discussão de resultados das ACM ou ACP dos participantes.

  • Vaga de bolsista de Iniciação Científica – Ações Afirmativas

    O professor Rodrigo Cantu está selecionando uma/um bolsista de Iniciação Científica, no Programa de Bolsas de Iniciação à Pesquisa – Ações Afirmativas. A/O bolsista deve ser estudante do curso de Ciências Sociais e beneficiária/o de pelo menos uma política de ações afirmativas da UFPel. O trabalho de pesquisa será desenvolvido no âmbito do projeto “As origens das variedades fiscais na América Latina: uma sociologia histórica das finanças públicas”.

    Candidatas/os devem enviar o histórico e uma carta de motivação (de no máximo 1 página), expondo as razões do interesse no projeto, para o e-mail <rodrigo.cantu@ufpel.edu.br>, até 15/8/2022.

    Para mais informações sobre o orientador: https://wp.ufpel.edu.br/rodrigocantu/

    Para mais informações sobre o projeto: https://institucional.ufpel.edu.br/projetos/id/u5139

    Também pode ser consultada a última produção do projeto: https://rbs.sbsociologia.com.br/index.php/rbs/article/view/861/415

  • Artigo na Revista Brasileira de Sociologia

    Foi publicado no último número da Revista Brasileira de Sociologia o artigo Crises, ciclos de acumulação e fortalecimento fiscal dos estados na América do Sul (1914-1950). O artigo é resultado de uma parce0ria de pesquisa entre Rodrigo Cantu, Kaline Honório e Benjamín Cuevas, que se iniciou em um projeto de Iniciação Científica na UNILA em 2018. A pesquisa contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS. O artigo pode ser acessado no seguinte link: https://rbs.sbsociologia.com.br/index.php/rbs/article/view/861

  • Mestrado em Sociologia seleciona novos alunos com bolsa

    O Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPel (PPGS) torna público Edital nº 45/2022 – seleção simplificada de aluno regular mestrado (2022). O PPGS oferece 4 (quatro) vagas para o mestrado com bolsa. Assim, o candidato não pode possuir vínculo empregatício. As inscrições estarão abertas no período de 18 de março a 25 de março. Matrícula e ingresso no curso estão previstos para o início de abril de 2022. Em caráter excepcional, o processo seletivo simplificado 2022 será realizado na modalidade online. Para maiores informações, ver o edital de seleção: https://wp.ufpel.edu.br/ppgs/2022/03/17/edital-no-45-2022-selecao-simplificada-de-aluno-regular-mestrado-2022/

    O Prof. Rodrigo Cantu orienta teses e dissertações no PPGS, nos temas indicados na página “orientações”.