Início do conteúdo
Publicações

Cadernos Temáticos do LEH

     O Volume 2 da série Cadernos Temáticos do LEH, Projeto do Laboratório de Ensino de História (LEH/UFPel), resultou de produção didática desenvolvida no âmbito do Programa Residência Pedagógica, subárea História, da Universidade Federal de Pelotas. Trata-se de um Caderno Temático alusivo ao Bicentenário da Independência do Brasil, que aproveita a oportunidade dessa efeméride para propor outros olhares possíveis sobre a história do nosso país. Clique aqui para acessar. 


Artigo Publicado

DUTRA, Camila Gonçalves; BITTENCOURT, Laís Neves; ROSA, Lucas Cantos da. CLUBE FICA AHI PRA IR DIZENDO: RESGATE DA MEMÓRIA COMO METODOLOGIA ANTIRRACISTA NO ENSINO DE HISTÓRIA. In: GASPAROTTO, Alessandra, et al. O que faz o ensino de história na luta antirracista? Anais da XXV Jornada de Ensino de História e Educação do GT Ensino de História e Educação da ANPUH-RS. [E-book]. São Leopoldo: Oikos, 2022.

Clique aqui para acessar


Apresentação Oral em Evento e Publicação de Resumo

TEIXEIRA, João Vitor de Armas. TENSÃO, DOMINAÇÃO E SILÊNCIO: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA E CURRICULAR NO CONTEXTO DA PANDEMIA. 7ª SIIEPE, UFPEL DE 18 A 22 DE OUTUBRO DE 2021, EM FORMATO REMOTO. CEG 2021. Clique aqui para acessar.


DUARTE, Franc Islabão; BENDER, Beatriz Barbosa. A produção do texto no Ensino Remoto Emergencial. Caderno de Resumos do V Encontro Internacional Fronteiras e Identidades. PPGH/UFPel, 2021. Clique aqui para acessar.


BENDER, Beatriz Barbosa, DUARTE, Franc Islabão. As ferramentas digitais no Ensino Remoto Emergencial. Caderno de Resumos do V Encontro Internacional Fronteiras e Identidades. PPGH/UFPel, 2021. 

Clique aqui para acessar.


MACHADO, José Paulo. Quadro Novos desafios: Experiências no ensino remoto de História no Ensino Médio. Caderno de Resumos do V Encontro Internacional Fronteiras e Identidades. PPGH/UFPel, 2021.

Clique aqui para acessar.


DUARTE, Alesi Goulart; FERNANDES, Lucas Tunes. Porcos e Viagem no Tempo: a criação de material didático de história para um aluno autista no ensino remoto. 7ª SIIEPE, UFPEL DE 18 A 22 DE OUTUBRO DE 2021, EM FORMATO REMOTO. CEG 2021. Clique aqui para acessar.


ISNARDI, Ruan da Silveira; ZARNOTT, Eduarda Wille; CUNHA, Gustavo Fonseca da. Trabalhando as competências gerais da BNCC de História por meio da Educação Emergencial Remota com turmas de Ensino Médio Técnico Integrado do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL) – CÂMPUS PELOTAS-VISCONDE DA GRAÇA. 7ª SIIEPE, UFPEL DE 18 A 22 DE OUTUBRO DE 2021, EM FORMATO REMOTO. CEG 2021. Clique aqui para acessar.


DUARTE, Franc Islabão ; SILVA, Daniel Sias da; BENDER, Beatriz Barbosa; ROCHA, Rosana Ivanete Oliveira da.  Escola Periférica: Ensino Remoto Emergencial para quem?. 7ª SIIEPE, UFPEL DE 18 A 22 DE OUTUBRO DE 2021, EM FORMATO REMOTO. CEG 2021. Clique aqui para acessar.